Pular para o conteúdo
  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica
Blog dos Cocais

Blog dos Cocais

O Blog da Região dos Cocais

  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica

Vereador afirma inconstitucionalidade dos juros de mora aos Precatórios do Fundef

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 09/11/202311/11/2023

Em entrevista à mídia digital, o vereador Dr. José Mendes discorreu sobre a questão do repasse de verbas relativos aos juros de mora dos Precatórios do Fundef. De acordo com o parlamentar, a transferência de valores seria inconstitucional.

“Viemos esclarecer a polêmica do Projeto de Decreto do Legislativo, que entrou na Câmara e que nós sabíamos que era inconstitucional. Votamos pela inconstitucionalidade e hoje o Ministério Público está mostrando que o juros de mora não pode ser rateado, que o juros de mora ele tem que ser usado na educação. Mais uma vez, a mentira caiu, a verdade apareceu e nós estamos mostrando aqui pra população, viemos mostrar aqui a realidade das coisas, a verdade dos fatos, que é isso que o vereador tem que fazer e foi pra isso que o vereador foi votado. O Sindicato fez a política dele e eu fiz o meu papel de legislador, então a verdade apareceu, o município está correto, o prefeito irá alocar este recurso em prol da sociedade de Codó, em prol da educação, em especial também aos professores porque eles fazem parte da Rede Educacional”, disse o vereador Dr. Mendes.

 

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário em Vereador afirma inconstitucionalidade dos juros de mora aos Precatórios do Fundef

PF investiga crimes de fraude em licitações do FUNDEB e do FNS em Timbiras

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 09/11/202311/11/2023

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9/11), a Operação W.O., com o objetivo de apurar possíveis crimes de fraude em licitações na contratação de empresa para fornecimento de materiais de informática e de limpeza no município de Timbiras/MA, envolvendo recursos federais do FUNDEB e do FNS.

A investigação iniciou-se a partir de representação formulada pelo Ministério Público de Contas do Estado do Maranhão, que indicou uma série de inconsistências em dois pregões presenciais realizados pelo referido município no ano de 2020.

No curso das apurações, ficou evidenciado o conluio entre empresários e servidores municipais a fim de promover o direcionamento dos dois certames para uma predeterminada empresa, sendo constatados indícios de várias irregularidades nos procedimentos licitatórios, tais como a apresentação de documentação extemporânea, a ausência de documentos obrigatórios, falsificação de assinaturas e a simulação de cotação de preços. Ainda, uma das sessões públicas teria sido realizada em um dia 12 de outubro (feriado nacional).

Ademais, as licitações geraram duas Atas de Registro de Preços que foram aderidas, no ano de 2021, pelos municípios de Presidente Dutra/MA, São Vicente de Ferrer/MA, Morros/MA, Coelho Neto/MA, Pedro do Rosário/MA e Matões do Norte, o que elevou o potencial prejuízo ao erário.

Na ação de hoje, mais de 20 policiais federais cumprem, na região metropolitana de São Luís/MA, seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Maranhão.

A Justiça Federal também determinou o sequestro e bloqueio de bens e valores até o limite de R$ 10.006.760,31, a suspensão do exercício de função pública de um servidor municipal de Timbiras/MA e a suspensão do direito de participar em licitações e contratar com órgãos públicos ao empresário investigado e sua empresa.

Apuram-se, no caso, as possíveis práticas dos seguintes crimes: fraude ao caráter competitivo de licitação, fraude em licitação ou contrato, peculato, lavagem de capitais e associação criminosa.

As investigações prosseguem com a análise do material apreendido na presente data.

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

 

Fonte: ASCOM/PF

Deixe um comentário em PF investiga crimes de fraude em licitações do FUNDEB e do FNS em Timbiras

Comemoração do Dia do Evangélico será dia 1º de Dezembro, anuncia Pastor Max

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 09/11/2023

Na 36ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na última terça-feira (07), o vereador Pastor Max destacou e confirmou a realização do Dia do Evangélico e anunciou a atração musical que estará na edição 2023 do evento. O vereador falou sobre o planejamento, o trabalho junto ao Conselho de Pastores e ao governo municipal, além da atração deste ano, que será o renomado cantor gospel Anderson Freire.

“Destacamos importantes ações que acontecerão ainda neste mês de novembro, como a realização do Dia do Evangélico, uma data já esperada pelas famílias e pela comunidade cristã do nosso município, especialmente a comunidade evangélica, onde ao longo da história da edição do Dia do Evangélico, nós temos lutado pra concretizar, cada vez mais, essa data com grandes eventos e com um momento onde toda a comunidade evangélica se reúne como uma só igreja, como um só momento para adorar a Deus, para manifestar a sua fé, e claro, pra declarar bençãos sobre a cidade de Codó. Esse ano, a edição acontecerá no dia 1° se dezembro, com a grande atração com o cantor Anderson Freire. parabenizar o Conselho de Pastores, na pessoa do pastor Rafael Sena e agradecer o patrocínio e o apoio incondicional do prefeito Dr. Zé Francisco que tornou possível realmente a realização deste grande evento que vai abençoar a cidade de Codó”.

O vereador ainda destacou e convidou a população para a realização do torneio de futebol na comunidade Sabiazal, zona rural de Codó, e que será realizado na Arena São Pedro. “Destacamos também e queremos convidar a todos os amantes do esporte para a final do campeonato, que acontecerá lá na Arena São Pedro, no Sabiazal, do nosso amigo Zé Pedro e com certeza vai ser uma grande final, que irá contar com o time da Vila Fomento contra o time Boca Júnior, do bairro Santo Antônio, que tem o total apoio do prefeito Dr. Zé Francisco e do vereador Pastor Max, incentivando o esporte amador, seja aqui na cidade, seja no campo, é assim que tem sido o nosso trabalho, continue nos acompanhando porque temos muito a fazer”, finalizou o vereador Pastor Max.

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário em Comemoração do Dia do Evangélico será dia 1º de Dezembro, anuncia Pastor Max

Vereador Gracinaldo solicita Casa de Apoio em São Luís para codoenses

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 09/11/202309/11/2023

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada nesta terça-feira (31), os parlamentares apresentaram e tiveram aprovadas importantes Indicações, como as do vereador Gracinaldo, que propõem a revitalização total da Praça do Vereda e uma Casa de Apoio em São Luís, para pessoas em tratamento médico e seus acompanhantes.

“A primeira indicação que nós apresentamos foi solicitando a reforma, a revitalização da Praça do Vereda. E também que a iluminação daquela praça fosse resolvida e nós acreditamos que será resolvida pelo Poder Executivo. E a indicação mais importante que nós consideramos é que nós fomos procurados por pessoas que fazem tratamento na cidade de São Luís. E a dificuldade é de uma casa de apoio. Haja vista que tem pessoas que vão num dia e não voltam no dia seguinte, precisa ficar uma semana, 15 dias, 1 mês, 2 meses. Gente que passa até 6 meses e não tem onde ficar”, justificou o vereador Gracinaldo.

Na 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na terça-feira, dia 31 de outubro, os parlamentares apresentaram e tiveram aprovadas importantes Indicações, como as do vereador Gracinaldo, que propõem a revitalização total da Praça do Vereda e uma Casa de Apoio em São Luís, para pessoas em tratamento médico e seus acompanhantes.

“A primeira indicação que nós apresentamos foi solicitando a reforma, a revitalização da Praça do Vereda. E também que a iluminação daquela praça fosse resolvida e nós acreditamos que será resolvida pelo Poder Executivo. E a indicação mais importante que nós consideramos é que nós fomos procurados por pessoas que fazem tratamento na cidade de São Luís. E a dificuldade é de uma casa de apoio. Haja vista que tem pessoas que vão num dia e não voltam no dia seguinte, precisa ficar uma semana, 15 dias, 1 mês, 2 meses. Gente que passa até 6 meses e não tem onde ficar”, justificou o vereador Gracinaldo.

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

Fonte: Ascom/Câmara de Codó

Deixe um comentário em Vereador Gracinaldo solicita Casa de Apoio em São Luís para codoenses

Vereadora Leda Torres tem nome cotado para ser vice de Zé Francisco

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 09/11/202309/11/2023

O vereador de Codó, Domingos Reis, informou na última sessão da Câmara Municipal que uma pesquisa de opinião pública registrou que a vereadora Leda Torres é a que tem melhor destaque entre os parlamentares municipais.

O trabalho que vem sendo realizado por Leda Torres no município codoense realmente é diferenciado com relação aos outros vereadores. Plenário, Leda apresenta muitos requerimentos solicitando melhorias para os moradores dos bairros e zona rural de Codó. E desenvolve um trabalho de ação social no município respeitado.

Diante de tudo isso, o nome de Leda Torres começa a ser cotado para ser a pré-candidata a vice-prefeita na chapa de reeleição do prefeito Zé Francisco.

O grupo político de Leda Torres terá que avaliar com muito atenção nesse convite.

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

1 comentário em Vereadora Leda Torres tem nome cotado para ser vice de Zé Francisco

Escolher líder na Câmara é sinuca de bico para Zé Francisco

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 09/11/2023

O prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, está em uma sinuca de bico no legislativo municipal por um longo período. A prova é mudar a liderança do governo na Câmara de Vereadores pela terceira vez. Isso é uma demonstração que os vereadores aliados do prefeito estão sem receber informações dos secretários e/ou do próprio Zé Francisco sobre as ações do Governo Cidade de Todos. Ou os parlamentares da base do governo não estão nem aí para a gestão de Zé Francisco.

O primeiro líder do prefeito foi o vereador e advogado José Mendes. Em seguida, assumiu Gracinaldo Ferreira. Agora, foi anunciado o vereador Galiléia. O parlamentar disse que ficou lisonjeado com a escolha do prefeito Dr. Zé Francisco. Galiléia é um vereador que até ontem pouco falava e usava a tribuna da Casa.

Vamos aguardar os resultados com a chegada de Galiléia com líder do prefeito.

O prefeito Zé Francisco está tendo, em média, um líder de governo por ano.

Quem será o líder em 2024?

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

1 comentário em Escolher líder na Câmara é sinuca de bico para Zé Francisco

Caxias: Dia D de vacinação de cães e gatos será dia 25 de novembro

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 08/11/202309/11/2023

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), realizará no próximo dia 25 de novembro de 2023, o Dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos no município. Todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e a sede da UVZ vão funcionar oferecendo vacinação contra a raiva das 8h às 12h.

Para o coordenador da UVZ, Natanael dos Reis, a data serve como mais uma oportunidade de manter em dia a vacinação para os animais. “A vacina é o único método de prevenção contra a raiva, uma doença que pode ser letal tanto para os animais quanto para os humanos, então é importante que os tutores, que ainda não vacinaram seus animais, procurem um dos pontos para imunizarem seus cães e gatos contra a doença”.

Ao todo 49.500 animais estão aptos a receberem a imunização contra a raiva, sendo 33.500 cães e 16.000 gatos. Durante as visitações domiciliares na zona urbana, que encerraram no dia 11 de outubro, o município chegou à marca de 25.262 animais vacinados contra a doença, sendo 15.845 cães e 9.417 gatos, o que corresponde a 51% da população domiciliada apta a ser imunizada em todo o município.

A vacina é destinada para cães e gatos sadios, a partir de três meses de vida, e animais que não tenham recebido a vacina contra o vírus da raiva no ano de 2023.

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário em Caxias: Dia D de vacinação de cães e gatos será dia 25 de novembro

Leda Torres quer obras de Infraestrutura na cidade e interior de Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 02/11/202309/11/2023

A vereadora Leda Torres em sua participação na 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó nesta terça-feira (31), teve aprovadas três importantes Indicações direcionadas à melhoria da Infraestrutura na zona rural e urbana do município de Codó.

Pela Indicação Nº446/2023, a vereadora solicitou ao prefeito municipal de Codó, junto ao secretário municipal de Infraestrutura, em caráter de urgência, a construção de uma estrada do povoado Macacos ao povoado Marajá, bem como a construção de uma ponte sobre o Riacho Tucunaré, no povoado Marajá, região da Trizidela, zona rural.

Por meio da Indicação Nº447/2023, a parlamentar solicitou ao Executivo Municipal, juntamente ao secretário municipal de Infraestrutura, em caráter de urgência, a construção de uma ponte no povoado Sucuri, bem como a recuperação da estrada.

E através da Indicação Nº448/2023, a vereadora solicita ao Exmo. prefeito municipal de Codó, solicitando junto ao secretário municipal de Infraestrutura, em caráter de urgência, a reforma completa da Quadra Poliesportiva, localizada na Rua Roraima no Residencial Santa Rita.

“Mais uma sessão realizada, três Indicações aprovadas e solicitei construção de estradas, construção de pontes para nossos povoados na zona rural do município, que precisam ser construídas o mais rápido possível, para facilitar o acesso e não causar mais transtornos para as comunidades que precisam dessas melhorias. E na zona urbana, solicitei a reforma da Quadra Poliesportiva no Residencial Santa Rita, local importante para que nossas crianças e jovens pratiquem seus esportes, tenham lazer e mais qualidade de vida”, concluiu a parlamentar.

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário em Leda Torres quer obras de Infraestrutura na cidade e interior de Codó

Leda Torres entrega cadeiras de rodas nos bairros Codó Novo e São Raimundo

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 30/10/202330/10/2023

Na última sexta-feira (27), a vereadora Leda Torres continuou o seu projeto de assistência solidária à diversas famílias em bairros e comunidades de Codó. A vereadora, como faz constantemente, ajudou mais cidadãos que possuem algum problema físico ou dificuldades de locomoção. A vereadora visitou o bairro Codó Novo, casa da família do senhor José de Ribamar e realizou entrega de cadeira de rodas, pois seu José encontrava-se impossibilitado de se locomover. Na ocasião, Leda foi recebida com muito carinho e conversou com seu José e familiares sobre as principais demandas da comunidade.

A parlamentar também esteve com a família da dona Maria Francisca, no bairro São Raimundo, na região da Trizidela. Dona Maria também enfrenta problemas de locomoção, e na oportunidade, a vereadora fez a entrega de uma cadeira de rodas. Assim como seu José, Dona Maria Francisca agradeceu o gesto de solidariedade, a atenção e ao carinho da parlamentar.

“Ontem, dia 27 de Outubro, foi um dia realmente muito especial e emocionante. Em visitas as famílias nas comunidades de Codó, dando continuidade as nossas ações solidárias, tive a oportunidade e a alegria de visitar e entregar novas cadeiras de rodas para José de Ribamar, no bairro Codó Novo e para dona Maria Francisca, no bairro São Raimundo. Ambos têm limitações para sua mobilidade e a cadeira irá levar mais facilidade, comodidade e conforto para todos. Agradeço a Deus por ter a oportunidade de ajudar mais famílias e quero que saibam que sempre poderão contar comigo”, afirmou Leda Torres.

 

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

Fonte: Ascom

 

 

Deixe um comentário em Leda Torres entrega cadeiras de rodas nos bairros Codó Novo e São Raimundo

Codó: Imagem chocante causa indignação e protesto em internautas

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 30/10/202330/10/2023

No sábado, 29, o amigo Bebeto enviou à redação do blogdoacelio uma cena chocante.

Um codoense filmou, narrando, a cena de uma família passando com o maior cuidado do mundo com um caixão sobre uma ‘pinguela” (espécie de ponte improvisada por moradores) para ter acesso ao cemitério do Cajueiro, à beira linha do bairro Santo Antonio, divisa com São Sebastião, na cidade de Codó.

Ele descreve a cena com precisão e lamenta a falta de atitude do governo de Zé Francisco até nisso. O cidadão cobra o secretário Edinho Freire, atualmente responsável pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

“To vendo aqui uma cena no cemitério do Cajueiro, aqui no bairro Santo Antonio/São Sebastião, olha a situação pro cara passar um ente querido aqui oh, nessa ponte, arriscado a cair todo mundo aí olha. Secretário Edinho, rapaz, faz um acesso pro pessoal passar, rapaz, é uma vergonha isso aqui, olha. Olha o sacrifício pro pessoal ter que passar, cara. Cemitério do Cajueiro”, critica o filmador

De tão chocante o vídeo foi visto mais de 23 mil vezes em menos de 24h na plataforma do blogdoacelio dentro do instagram @trindadeacelio gerando 100 comentários rapidamente, entre babões loucos e aqueles que conseguem enxergar a realidade que nos assola brutalmente.

Trata-se de uma daquelas imagens que ficarão pra sempre sobre as costas do inesquecível governo de Zé Francisco, inesquecível em termos coisas que entristecem nossos cidadãos, que lhes causam constrangimento, dor.

Que estes 14 meses, que ainda restam de sofrimento, passem logo.

Confira o vídeo abaixo:

 

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

Fonte: Blog do Acélio

Deixe um comentário em Codó: Imagem chocante causa indignação e protesto em internautas

Paginação de posts

Página 1 … Página 135 Página 136 Página 137 … Página 147
Copyright © 2026 Blog dos Cocais. Todos os Direitos Reservados.