A Prefeitura de Codó realiza uma ampla programação para comemoração do aniversário do povoado Cajazeiras, nesta quarta-feira (15). A localidade comemora 52 anos.
Nesta quarta-feira, o prefeito Dr. Zé Francisco estará em Cajazeiras com sua comitiva para comemorar o aniversário do povoado com uma ampla pprogramação, com culto evangélico, missa, brincadeiras populares, campeonato de futebol, inaugrações, entrega de premiações, corte de bolo e uma festa com bandas e cantores de forró.
O culto evangelico está programado para ocorrer às 7 da mahã. Em seguida, o prefeito e os moradores de Cajazeiras tomam um amplo café da manhã. Às nove da manhã será celebrada a santa missa. Na prorgramação está previsto acontecer brincadeiras populares a partir das 10 horas.
No período da tarde, previsto para 13 horas, o prefeito Dr. Zé Francisco inaugura uma escola no povoado Lagoinha. O 10º Campeonato da Independência inicia as 15 horas. E as cinco da tarde, será inaugurado o CRAS de Cajazeiras.
No início da noite, acontece uo corte do bolo do aniversário de 52anos de Cajazeiras. Serão entregues, também, premiações para os populares.
A partir das sete da noite inicia a festa dançante com a banda Pizeirão do Forró e Adãozinho e o Cabeludo do Forró.
Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.
A vereadora Leda Torres realizou mais uma ação social e de incentivo ao esporte amador em Codó. Na segunda-feira (13), a parlamentar fez a doação de equipagem completa para os atletas do time do povoado Penha, da região da Trizidela. Os novos uniformes e equipagens já serão usados pelos atletas na próxima Copa Rural, tradicional torneio de futebol no município de Codó.
Com esta ação, a vereadora continua seu trabalho de ajudar as iniciativas de promoção de eventos esportivos em comunidades da cidade e na zona rural do município, incentivando a prática esportiva para juventude do campo, a revelação de novos talentos e fomentando o esporte amador em Codó.
“Fizemos uma doação da equipagem completa para o time do povoado Penha, da região da Trizidela, para a Copa Rural. Entendemos que o esporte promove saúde, cidadania, lazer e entretenimento, especialmente na zona rural, onde a prática do futebol passa a ser um dos principais meios de lazer. Vamos prosseguir com esse trabalho de incentivar e apoiar a prática do esporte amador em nosso município, pois o esporte é saúde e proporciona o lazer para os nossos codoenses”, finalizou a vereadora.
Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.
O vereador Kleiton Mororó, pré-candidato a prefeito na cidade de Capinzal do Norte, aparece com 39,5% em uma pesquisa feita pelo instituto Milenium. A pesquisa foi feita entre os dias 26 e 28 de outubro e ouviu 400 moradores, incluindo a sede e zona rural. O vereador que é o principal nome da oposição segue firme e com uma grande aceitação.
Um dos maiores problemas de Capinzal do Norte é a saúde, e é justamente o secretário de saúde o pré-candidato a prefeito apoiado pelo atual gestor. Abnadar Sousa, é uma espécie de fantoche do prefeito atual. Nos próximos dias, será divulgada uma pesquisa sobre a avaliação da população de Capinzal do Norte sobre a saúde do município. Ou seja, Abnadar Sousa está tendo a oportunidade de melhorar a saúde de Capinzal do Norte, porém nada está fazendo.
Confira os dados abaixo sobre a pesquisa estimulada:
No início da tarde deste domingo (12), a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) apreendeu 208 kg de maconha, no município de Caxias, no leste do estado.
Dos 208 kg de droga, 143 kg eram do tipo comum de maconha e 66 kg de skunk, conhecida como super maconha.
De acordo com a PC-MA, os tabletes da droga apreendida estavam sendo transportados em uma carreta bitrem, que foi abordada por policiais civis, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, por volta do meio-dia na BR-316, em Caxias.
Durante a abordagem, o motorista alegou que a carga seria levada para São Luís. O flagrante da apreensão foi registrado no Plantão da Policia Civil local e a investigação, conforme explicou o delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva, será conduzida a partir de agora pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) de Caxias.
“Foi mais uma apreensão importante de drogas ilícitas, resultado do trabalho de investigação. Com base no depoimento do motorista, já sabemos o destino da carga. Vamos prosseguir com a investigação até a completa elucidação, que nos levará aos líderes”, informou.
A apreensão é resultado de investigação e foi realizada por policiais civis da Delegacia de Homicídios de Timon em conjunto com equipe do departamento de inteligência da Polícia Civil da cidade.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, essa foi uma importante apreensão realizada pela Polícia Civil.
“A apreensão de drogas representa duro prejuízo para a atividade do narcotráfico na medida em que gera o enfraquecimento dessas organizações criminosas, diminuindo o seu poder de atuação. Deste modo, reduzimos a incidência da criminalidade. Por isso, este é um dos focos de atuação das nossas polícias”, enfatizou Maurício Martins.
Na manhã de sexta-feira (10), no Povoado Jiquiri, no 1º distrito de Caxias, foi encontrada uma ossada humana, ainda não identificada. No local, haviam uma camisa polo, um calção e uma sandália da cor azul.
A ossada foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) para possíveis reclamações e coleta para DNA.
Famílias com entes desaparecidos podem procurar a Polícia Civil para colher material para fins de comparação.
O deputado estadual Hemetério Weba divulgou uma nota de esclarecimento afirmando ser uma Fake News a notícia de que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) teria suspendido seus direitos políticos.
Na nota, Hemetério Weba coloca que “em respeito a toda a sociedade maranhense, sobretudo, aos meus eleitores”, esclarece que “referida decisão diz respeito a uma decisão liminar do TJ/MA do ano de 2018, cuja decisão final, já transitada em julgado, foi favorável” a ele. Lembra ainda que “essa decisão do STJ em nada altera o resultado das eleições 2022”.
Confira a nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Acerca de matérias que estão sendo veiculadas na imprensa maranhense (blogs), na data de hoje, venho promover o seguinte esclarecimento: A notícia trata de decisão do STJ que teria suspendido meus direitos políticos, e por isso, ocorreria alteração na composição da Assembleia Legislativa, relativamente ao meu mandato.
Porém, em respeito a toda a sociedade maranhense, sobretudo, aos meus eleitores, venho esclarecer que referida decisão diz respeito a uma decisão liminar do TJ/MA do ano de 2018, cuja decisão final, já transitada em julgado, foi favorável a mim, razão pela qual, essa decisão do STJ em nada altera o resultado das eleições 2022, em que fui eleito Deputado Estadual pela população de nosso Estado, já que me encontro no pleno exercício dos meus direitos políticos.
A notícia de rompimento político entre o prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, e o empresário Teonilo Pereira tem provocado muita movimentação no mundo político codoense. A informação é que a quebra da aliança entre os dois amigos (Zé Francisco e Teonilo) ocorreu, após uma discussão entre os dois, em um sítio na região da Trizidela, localidade Boca da Mata, na semana passada.
Teonilo Pereira tem um sítio na região. Ao lado do sítio de Teonilo há o do ex-chefe de Gabinete de Zé Francisco, atual assessor municipal Júnior Soares. O bate-boca ocorreu na presença de familiares do empresário e colegas dos dois que estavam presentes no sitio de Júnior Soares.
Empresário Teonilo Pereira, vereador Dominguinhos e prefeito Dr. Zé Francisco
A reportagem do BLOG DOS COCAIS manteve contato com o prefeito de Codó e o empresário Teonilo Pereira. Zé Francisco informou que não há nenhum rompimento entre os dois amigos. Segundo ele, tudo não passa de boatos da oposição de que há um afastamento dos dois. Zé Francisco afirma que não existe nenhum problema entre ele e Teonilo Pereira.
O empresário, conhecido por Teonilo Garra, devido a sua empresa de Segurança e Vigilância, declarou que houve uma discussão pequena entre os dois no sitio e que não houve nenhum rompimento político e nem de amizade. Ele não informou qual o motivo da discussão.
Porém, na Prefeitura e na Câmara de Codó a conversa sobre o rompimento dos dois aliados está sendo bastante comentado nos corredores e gabinetes.
Na última quarta-feira (8) foi realizada no SAAE uma reunião do Conselho Político do prefeito e vereadores. Este conselho foi criado com o objetivo de fazer avaliações da gestão e tratar de pontos políticos de interesse do grupo. O conselho é formado por alguns secretários municipais, gestores de outras pastas, lideranças políticas. O empresário Teonilo Pereira também faz parte deste Conselho Político.
A reunião tinha como objetivo apresentar o novo líder do prefeito, vereador Galiléia, para os membros daquele grupo. A reunião foi organizada pelo próprio Galiléia. Teonilo Pereira não participou do encontro. Outro que também não apareceu foi o presidente da Câmara de Codó, vereador Antônio Luz. Nos corredores do SAAE, antes e durante a reunião, vereadores e gestores da prefeitura comentavam que a ausência de Luz era em solidariedade ao empresário Teonilo Pereira. Os dois são muito próximos.
O BLOG DOS COCAIS tentou contato com o vereador Antônio Luz através do telefone (xx) xxxx5-4xxx. Não conseguimos falar com ele.
Nesta semana, um funcionário de alto escalão da prefeitura de Codó, que pediu para não ter o nome revelado, informou que o prefeito Zé Francisco falou para assessores cortarem algumas vantagens e benefícios para o empresário Teonilo Pereira e pessoas próximas dele. Isso no setor de compras e notas de abastecimento de combustível.
Na semana passada e nesta, Teonilo Pereira recebeu ligações de vários políticos. Há informações de que o vice-prefeito de Codó, ex-deputado Camilo Figueiredo, foi um dos que ligou. Figueiredo declarou apoio e solidariedade para Teonilo Pereira.
O grupo do deputado estadual Rafael Leitoa em Timon está comemorando: O PC do B deverá marchar com o o parlamentar timonense nas eleições municipais da cidade no próximo ano. A afirmação foi dada nesta sexta-feira (10), próprio deputado Rafael numa Conferência do PC do B em São Luís.
O jornalista Elias Lacerda conversou por telefone com o deputado federal Márcio Jerry sobre a situação. Ele disse que não tem se envolvido nas conversações, pois elas estão sendo conduzidas pelo Secretário Geral do partido no estado, Marcos Emílio. Jerry afirmou, no entanto, que entende ser necessário que o partido em Timon tenha maior protagonismo e densidade eleitoral. Disse que os vereadores Francisco Torres e Edison Capiau caminham para se filiar no partido, como está sendo articulado.
Ressaltou ainda que o compromisso do deputado Rafael em se filiar no PT deve sacramentar de vez a adesão da Federação composta por PT,PC do B e PV na base de apoio do deputado nas eleições do próximo ano em Timon.
Para o deputado Rafael já está sacramentado que a Federação ficará mesmo ao seu lado no próximo ano. O parlamentar estadual contou que até a próxima semana o PC do B de Timon deverá ter novo presidente com o contador Aécio Borges, sendo o novo dirigente da sigla no município.
O vice-prefeito de Colinas João Haroldo, que é irmão do deputado Márcio Jerry, também conversou com o jornalista Elias Lacerda. Ele disse entender que o PC do B deverá mesmo ficar com o deputado Rafael em Timon nas eleições do próximo ano.
João Haroldo é filiado ao PC do B e também estava em São Luís para a conferência do partido.
O prefeito de Matões, Ferndinando Coutinho, perdeu dois vereadores da base governista. Os parlamentares Bilu e Clemilton Loureiro agora fazem parte da oposição, somando com o vereador José Augusto, três oposicionistas no Legislativo Municipal de Matões.
A saída dos dois vereadores da base governista não preocupa o prefeito Ferndinando Coutinho. Ele conta com o apoio do presidente da Casa, vereador Thiago Brito e mais 9 vereadores no seu apoio, sendo eles: Hagameno Macêda, Gilberto do Vicentinho, Daiane Coutinho, Lucas Medeiros, Jaqueline Pindoba, Aurélio da Mata, Christiane Pinheiro, Uilma Solimar e vereador Tijão.
O pré-candidato a prefeito de Matões, pela oposição, Gabriel Tenório, ficou satisfeito com a chegada de Bilu e Clemilton Loureiro. Porém, o prefeito Ferndinando Coutinho demonstra tranquilidade no trabalho na administração municipal e no eleitoral com o seu ao pré-candidato a prefeito Nonatinho Medeiros, atual secretário de Governo.
Em entrevista à mídia digital, o vereador Dr. José Mendes discorreu sobre a questão do repasse de verbas relativos aos juros de mora dos Precatórios do Fundef. De acordo com o parlamentar, a transferência de valores seria inconstitucional.
“Viemos esclarecer a polêmica do Projeto de Decreto do Legislativo, que entrou na Câmara e que nós sabíamos que era inconstitucional. Votamos pela inconstitucionalidade e hoje o Ministério Público está mostrando que o juros de mora não pode ser rateado, que o juros de mora ele tem que ser usado na educação. Mais uma vez, a mentira caiu, a verdade apareceu e nós estamos mostrando aqui pra população, viemos mostrar aqui a realidade das coisas, a verdade dos fatos, que é isso que o vereador tem que fazer e foi pra isso que o vereador foi votado. O Sindicato fez a política dele e eu fiz o meu papel de legislador, então a verdade apareceu, o município está correto, o prefeito irá alocar este recurso em prol da sociedade de Codó, em prol da educação, em especial também aos professores porque eles fazem parte da Rede Educacional”, disse o vereador Dr. Mendes.