Pular para o conteúdo
  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica
Blog dos Cocais

Blog dos Cocais

O Blog da Região dos Cocais

  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica

Blog dos Cocais alerta perigo da passarela e prefeitura isola acesso

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 30/01/2024

⁵Neste domingo (28), o BLOG DOS COCAIS, através da Coluna MENINOS, EU VI !, alertou as autoridades municipais, policiais, religiosas e jurídicas codoenses dos riscos de morte e acidentes graves na população que atravessa o rio Itapecuru, utilizando a passarela.

Nesta segunda-feira (30), o acesso à passarela foi isolado por uma equipe da prefeitura de Codó. O município vai trabalhar na recuperação da via de acesso que é bastante utilizada pelos moradores da cidade.

O BLOG DOS COCAIS fez o seupapel ao divulgar os riscos que a população estava correndo ao utilizar a passarela. O veículo de comunicação deve existir para informar, formar e colaborar com o bem estar do cidadão.

Fizemos a nossa parte.

 

 

Deixe um comentário em Blog dos Cocais alerta perigo da passarela e prefeitura isola acesso

Ministério Público recomenda controle das emendas em Câmara de Vereadores

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 30/01/202430/01/2024

O Ministério Público do Maranhão emitiu Recomendação à Câmara de Vereadores de São Luís, na última sexta-feira, 26, para que sejam adotadas medidas de acompanhamento e controle na execução das emendas parlamentares destinadas ao atendimento das demandas da sociedade civil.

O documento foi assinado conjuntamente pelos titulares da 5ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa e da 1ª Promotoria de Justiça Especializada em Fundações e Entidades, respectivamente, José Augusto Cutrim Gomes e Doracy Moreira Reis Santos.

Foi recomendada ao presidente da Câmara, vereador Paulo Víctor, a criação de um órgão de controle interno, no prazo de até 60 dias, caso inexistente, com atribuição específica para fiscalizar o processo de execução das emendas parlamentares.

O documento do MPMA também orientou que sejam estabelecidas diretrizes para garantir maior transparência e efetividade na aplicação dos recursos públicos oriundos das emendas, com a exigência de relatórios periódicos sobre o andamento dos projetos e a utilização dos recursos aplicados.

A Recomendação sugere que a Câmara Municipal, no procedimento de fiscalização a ser instituído, observe critérios na escolha e aprovação da entidade beneficiária, a destinação e o volume dos recursos públicos. Acrescenta, ainda, que o acompanhamento do processo ocorra até a efetiva aferição da prestação de contas do projeto aplicado, quer pelo Poder Executivo, quer pela entidade de interesse social executora.

Também foi recomendado que o Legislativo Municipal encaminhe “ao Ministério Público, Promotorias Especializadas em Entidades de Interesse Social sem fins lucrativos e Fundações Privadas a relação das entidades destinatárias de emendas parlamentares, com a finalidade de acompanhar a execução dos respectivos projetos, sem prejuízo dos demais órgãos de controle”.

Os promotores de justiça solicitaram ainda que seja enviada cópia da Recomendação ao prefeito de São Luís e que o presidente da Câmara Municipal providencie a divulgação do documento a todos os vereadores de São Luís.

Segundo os promotores de justiça autores da Recomendação, tramitam em suas promotorias procedimentos para apurar possíveis irregularidades na destinação e execução dos recursos públicos provenientes de emendas parlamentares de vereadores. Dentre as irregularidades apontadas, constam suspeitas de falta de fiscalização e acompanhamento na execução dos projetos e programas beneficiados pelas emendas parlamentares, bem como fraudes na prestação de contas por parte das entidades atendidas com a destinação da verba pública.

De acordo com a Lei Orçamentária Anual do Município de São Luís (LOA), o montante destinado ao atendimento das Emendas Parlamentares é de R$ 87.525.792,00.

 

Fonte: Central de Notícias

 

Deixe um comentário em Ministério Público recomenda controle das emendas em Câmara de Vereadores

Três mortes violentas são registradas no Maranhão no final de semana

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 30/01/2024

Na cidade de Tuntum, uma muher identificada como Alcivânia Lopes Gomes, 36 anos, foi morta com um tiro na cabeça, na tarde desse domingo (28). O crime foi praticado por um atirador, na companhia de um comparsa que conduzia uma moto, no momento em que a vítima varria a casa.

De acordo com a polícia, Alcivânia era bastante conhecida da polícia, e havia saído do presídio há cerca de um mês pelo crime de assalto na cidade de Presidente Dutra. Os atiradores ainda não foram identificados.

No município de Viana, dois irmãos, que não tiveram os nomes divulgados, foram vítimas de dois atiradores na tarde desse domingo. Um dos irmãos morreu e o outro ferido, foi levado para um hospital da região.

Em Marajá do Sena, na tarde do último sábado, dois irmãos também foram vítimas de dois atiradores em uma moto. Ambos estavam na calçada com o pai quando foram vítimas dos disparos.

Um deles identificado como Jefferson Maeller morreu na hora e o irmão dele, Anderson Maeller foi atingido no braço, levado para um hospital e não corre risco de morte. Os atiradores ainda não foram identificados.

 

 

Fonte: Central de Notícias

Deixe um comentário em Três mortes violentas são registradas no Maranhão no final de semana

Yuri Côrrea vai formar frente ampla com aliados do prefeito e de Zito Rolim

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 29/01/202429/01/2024

O presidente da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) e pré-candidato a prefeito de Codó, Yuri Côrrea, pretende viabilizar formação de uma frente ampla independente para disputar a prefeitura codoense.

Ele esteve reunido com lideranças políticas estaduais na cidade de São Luís, nesta segunda-feira (29), tratando sobre esse e outros assuntos da sua pré-candidatura.

Segundo ele, esse movimento já está em andamento com os pré-candidatos a prefeito Arlindo Salazar, Amarildo Filho, Sargento Bezerra e Nonato Sampaio. E contará com apoio de vereadores, ex-vereadores, membros do primeiro e segundo escalão da prefeitura e aliados do ex-prefeito Zito Rolim.

O presidente da ACRIVI disse que essa frente ampla pretende conversar com a população para saber e compreender os interesses das comunidades. Segundo ele, não há mais condições de se governar trancado em um gabinete e fazendo um governo para cinco a dez pessoas. Côrrea afirma que isso foi feito em gestões anteriores e no atual governo.

O pré-candidato Yuri Côrrea está articulando sua filiação em um partido político que causará surpresa para muitos.

3 comentários em Yuri Côrrea vai formar frente ampla com aliados do prefeito e de Zito Rolim

Programa Viva/Procon volta funcionar em Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 29/01/2024

A população de Codó e região já podem contar novamente com os serviços do Viva/Procon, que retomou seus atendimentos nesta segunda-feira (29), em novo endereço: o Mercadão Carvalho. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para garantir um atendimento ágil e organizado, o agendamento prévio é necessário. O agendamento pode ser feito online, no site https://www.procon.ma.gov.br/, ou presencialmente na unidade. A entrega de senhas para atendimento presencial é realizada até as 12h ou até o limite de atendimentos diários ser atingido.

A solenidade de reabertura da unidade contou com a presença do Prefeito Dr. Zé Francisco, acompanhado por sua equipe de governo.

Serviços

Quem for à nova unidade do Viva/Procon terá acesso a todos os serviços que já são prestados pelo órgão como a emissão de 1ª e 2ª via de documentos como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, CPF, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros.

Também é possível tirar certidões como Antecedentes Criminais, agendar atendimento nas Policlínicas do Governo do Estado, ter acesso aos serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TER), da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), da Equatorial Energia, entre outros.

O Viva/Procon conta ainda com balcão de atendimento de órgãos públicos estaduais e municipais como o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Quem precisar dos serviços da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) também pode procurar a unidade

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó.

Deixe um comentário em Programa Viva/Procon volta funcionar em Codó

Meninos, eu vi que partido não quer sexo frágil e nem voto

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 28/01/202428/01/2024

Meninos, eu vi que nos Cocais os líderes de partidos aprenderam uma matemática esquisita. Tem uma vereadora eleita bem votada e o partido não quer mais a mulher. E hoje o líder do partido está procurando mulheres para disputar vaga da Câmara Municipal. No Brasil não se procura união.

Tá difícil

Meninos, eu vi uma possível ajuda para um ex-prefeito de uma cidade dos Cocais uns 12 km de distância. O problema é que o nome nobre está em uma situação muito embaraçada. Não vai ter a ajuda nece$$ária.

Honra as calças

Recentemente um pai foi perguntado por herdeiro sobre qual o motivo que o ex-deputado não honrava as calças que vestia deixando o amigo mastigando cocô babaçu. Herdeiros querem pai pré-candidato.

9 – 2 = 7

Em um município da região dos Cocais venderam fazenda por 9 milhões. Pagaram dois. Sobrou 7 milhões. Alguns acreditam que já tem condições de anunciar a pré-candidatura a prefeito. E quanto custa uma campanha eleitoral para se ganhar uma prefeitura?

Sem desfile

Meninos, eu vi que está difícil a população desfilar na passarela do Rio Itapecuru. Todo dia some uma tábua. E o buraco tá grande. O prefeito, a polícia, Ministério Público, igreja, a Justiça devem resolver esse problema.

Empurra, empurra

Meninos, eu vi que estão querendo levar vantagem com o sumiço das tábuas da passarela. Situação e oposição devem criar vergonha na cara e parar de empurra-empurra da culpa. Será que quando alguém cair e, infelizmente, morrer vão cair na real?

Contando gente

Meninos, eu vi o prefeito cabeça branca inaugurando a pavimentação de uma rua e o serviço de abastecimento d’água nesse final de semana. Eu vi também o pessoal da oposição dizer que foi fraco. Forte ou fraco os moradores gostaram e aprovaram

1 ° minha família

Tem um prefeito da região dos Cocais que apunhalou o seu vice-prefeito. Ele decidiu que um sobrinho é que será o seu candidato a prefeito. O detalhe é que o amado sobrinho é forasteiro e ontem o prefeito criticava candidato de fora da cidade.

Até tu, Brutus?

A traição do prefeito da terra indígena fez os adversários políticos se unirem com flores na mão. O vice-prefeito está crescendo na preferência da tribo.

Escritura atir

Meninos, eu vi que uma venda de um terreno americano vai ter que ser revista. Ou paguem uns 2 milhões de reais. A escritura original vai aparecer. A herdeira está se preparando. Parece que vereador vai virar torresmo.

 

Deixe um comentário em Meninos, eu vi que partido não quer sexo frágil e nem voto

Bandidos explodem banco e fazem reféns no Maranhão

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 28/01/2024

Cinco criminosos explodiram uma agência bancária no município maranhense de Lajeado Novo, na madrugada desse sábado (27).

De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 2h30, e imagens de câmeras de segurança flagraram parte da ação dos assaltantes.

Duas pessoas foram feitas reféns pelos criminosos, enquanto o valor roubado da agência era colocado dentro de um veículo. Os reféns foram liberados e os assaltantes fugiram, levando a quantia que não foi divulgada pelo banco.

Ainda segundo a Polícia Militar do Maranhão, não houve feridos e equipes estão fazendo ronda em busca dos criminosos.

 

Fonte: Central de Notícias

Deixe um comentário em Bandidos explodem banco e fazem reféns no Maranhão

União Brasil pretende eleger três vereadores na Câmara de Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 27/01/202427/01/2024

O União Brasil já está com 17 nomes de pré-candidatos a vereador para disputar as vagas da Câmara Municipal de Codó. O partido pretende eleger 3 vereadores.

A informação foi dada pelo vereador Wanderson da Trizidela que está comandando a legenda codoense.

Segundo o vereador, a sigla partidária estará, em breve, com o nome do 18° pré-candidato que será uma mulher. Wanderson da Trizidela informou que, por decisão dos pré-candidatos a vereador, o partido não terá outro parlamentar filiado. De vereador somente ele.

Ficou acordado também que o partido vai decidir quam será o pré-candidato a prefeito apoiado, somente após uma reunião dos filiados decidir qual o melhor nome.

 

 

1 comentário em União Brasil pretende eleger três vereadores na Câmara de Codó

Paulinho Baião oficializa pré-candidatura a vereador e sai do União Brasil

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 27/01/202427/01/2024

O pré-candidato a vereador de Codó Paulinho Baião se desfiliou oficialmente do União Brasil. Em Codó o partido é comandado pelo vereador Wanderson da Trizidela.

Paulinho Baião ainda não definiu qual será a sua nova legenda partidária para disputar as eleições municipais deste ano.

Quatro partidos convidaram Paulinho Baião para assinar a ficha de filiação.

Paulinho Baião tem um trabalho respeitado com a juventude codoense na área do esporte, em especial com os envolvidos com o Basquete.

Na área da saúde, ele realizou várias ações acompanhando o trabalho exemplar da sua falecida mãe Raimundinha Baião no setor. Paulinho e Raimundinha Baião sempre atenderam famílias codoenses que precisavam resolver problemas de saúde.

O nome de Paulinho Baião na corrida por uma vaga na Câmara de Codó já começa a preocupar alguns políticos do município.

 

 

1 comentário em Paulinho Baião oficializa pré-candidatura a vereador e sai do União Brasil

Prefeito inaugura pavimentação da Rua Edson Lobão e abastecimento de água no Morro da Televisão

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 27/01/2024

Nesta sexta-feira, (26), Codó vivenciou momentos significativos com as inaugurações que marcaram um novo capítulo na história do bairro São Pedro. O evento contou com a presença sociedade civil, secretários, e autoridades municipais, destacando o comprometimento do governo “Cidade de Todos” em melhorar a vida dos codoenses.

Uma das conquistas notáveis foi a pavimentação completa da Rua Edson Lobão com bloquetes, essa iniciativa reflete o empenho da administração em proporcionar infraestrutura digna e acessibilidade para todos. Outro ponto de destaque foi a entrega do sistema de abastecimento de água, resultado de uma parceria entre o SAAE e a prefeitura de Codó. O Morro da Televisão, que por anos enfrentou dificuldades com o fornecimento de água, agora celebra o encerramento definitivo desse sofrimento.

Em meio à alegria da população, uma moradora antiga, Maria José, expressou sua gratidão: “Finalmente, podemos desfrutar de água de qualidade em nossas casas. Isso faz toda a diferença para nossa família, estou muito feliz e satisfeita com essa grande obra.

O Diretor Chiquinho do SAAE, entusiasmado com o sucesso da iniciativa, afirmou: “Este é um passo significativo em direção para uma cidade melhor e desenvolvida. Estamos comprometidos em continuar investindo em projetos que impactem positivamente a vida dos nossos codoenses.”

O Prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, reforçou o compromisso do governo em melhorar as condições de vida na cidade: “Estamos cumprindo nossas promessas e trabalhando incansavelmente para tornar Codó um lugar melhor para todos. Essas inaugurações representam um avanço real para o nosso povo.”

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó

Deixe um comentário em Prefeito inaugura pavimentação da Rua Edson Lobão e abastecimento de água no Morro da Televisão

Paginação de posts

Página 1 … Página 117 Página 118 Página 119 … Página 147
Copyright © 2026 Blog dos Cocais. Todos os Direitos Reservados.