Pular para o conteúdo
  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica
Blog dos Cocais

Blog dos Cocais

O Blog da Região dos Cocais

  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica

Homem pula de ponte sobre rio Itapecuru e morre afogado

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 17/03/2024

Um homem identificado como Antônio Cesar, de 34 anos, conhecido como “Côcô”, morreu afogado na tarde da última sexta-feira (15) após pular da ponte sobre o o Rio Itapecuru, em Codó (MA). O corpo de Antônio Cesar foi encontrado às margens do Rio Itapecuru, no final da Rua Afonso Pena, na tarde deste sábado (16).

De acordo com o repórter policial, Sena Freitas, Antônio Cesar possuia várias passagens pela polícia por roubo e furto.

O pai da vítima, José Maria, informou que Antônio Cesar teria pulado da ponte com outras duas pessoas na sexta-feira (15). “Ele pulou e desceu, desceu, e não saiu e ele fez foi se afogar”, relatou.

A Defesa Civil Municipal de Codó tem emitido alertas frequentes para a elevação do nível do rio neste período com grande volume de chuvas.

O Corpo de Bombeiros alerta a população para os perigos de nadar em rios e açudes durante o período chuvoso. O nível dos rios pode subir rapidamente e as correntes podem ser fortes, tornando o local perigoso para banhos.

 

 

Fonte: Blog do Sampaio

Deixe um comentário em Homem pula de ponte sobre rio Itapecuru e morre afogado

Início das eleições em Timbiras está um balaio de gatos

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 17/03/2024

Balaio de Gato é uma expressão popular que significa confusão, encrenca, situação difícil, embaraço ou desordem. E é assim que está, no momento, as alianças que estão se formando para as eleições municipais deste ano em Timbiras e as dificuldades dos partidos em conseguirem pré candidatos a vereador e outros cortarem nomes devido a redução na quantidade de candidatos por partidos.

São muitos os pré candidatos a prefeito, mas alguns já estão pedindo o boné antes mesmo de 15 de agosto, último dia para registrar os nomes na Justiça Eleitoral, que indicarão a nominata para a Câmara dos Vereadores e a chapa majoritária: prefeito e vice.

Até lá o Balaio de gato continua e coisas improváveis poderão acontecer a qualquer momento.

Vamos aguardar!

 

 

Fonte: Blog do Professor Gil

Deixe um comentário em Início das eleições em Timbiras está um balaio de gatos

Distribuição de merenda escolar na rede municipal de Codó é reforçada

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 15/03/202417/03/2024

A prefeitura de Municipal de Codó, por meio da Secretaria de Educação e a Diretoria de Infraestrutura e Logística, finalizou nesta quinta-feira (15), a entrega de kits de alimentação escolar para todas as escolas da sede e algumas da zona rural. A ação, que beneficiou CMEIs, Ensino Fundamental I e II, garante que os alunos tenham acesso à merenda durante o período letivo.

As escolas mais distantes da sede, que integram a educação do campo, receberão os kits na próxima semana. O prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, destacou o empenho da equipe na organização e logística da distribuição:

“Trabalhamos incansavelmente para garantir que a merenda escolar chegue até o aluno, especialmente neste momento desafiador. A divisão dos itens e a logística de entrega foram cuidadosamente planejadas para atender todas as escolas da rede municipal.”

Para garantir a qualidade dos alimentos e a segurança alimentar, a prefeitura de Codó e a equipe da Secretaria de Educação realizam um acompanhamento constante da entrega e armazenamento dos kits. As escolas também são orientadas sobre como armazenar e distribuir os alimentos de forma adequada.

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó

Deixe um comentário em Distribuição de merenda escolar na rede municipal de Codó é reforçada

Zito Rolim define futuro político até final de março

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 14/03/2024

O ex-prefeito de Codó Zito Rolim define até o final de março o futuro político. Zito decidirá sobre pré-candidatura a prefeito e se fica no Partido Verde (PV). Pela lei eleitoral, ele tem até 6 de abril para mudar de legenda partidária.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) está de portas abertas para o ex-prefeito.

Zito Rolim declarou que passou um bom tempo tratando de problemas de saúde na família. Agora que já está tudo bem, ele vai iniciar os pensamentos sobre as eleições municipais deste ano.

Indagado se essa demorar em anunciar possível pré-candidatura à prefeito pode fazer aliados seguirem outros rumos nesta disputa eleitoral, Zito disse que existe essa possibilidade. Mas, os codoenses têm demonstrado um grande carinho por ele.

O BLOG DOS COCAIS indagou se Zito Rolim conversou sobre política, recentemente, com o governador Carlos Brandão. O ex-prefeito conversou com o governador. Porém, na conversa nada foi citado sobre as eleições municipais em Codó.

Deixe um comentário em Zito Rolim define futuro político até final de março

Prefeitura de Timon coloca placas de alerta em áreas com risco de alagamento

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 14/03/2024

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTRANS) e Defesa Civil Municipal, estão intensificando as informações sobre risco de alagamento em alguns pontos da cidade, como parte das ações preventivas da Prefeitura de Timon para o período chuvoso, que se intensifocou nas últimas semanas.

A Avenida Jaime Rios e Rua 40, próxima a garagem 2 Irmãos, são dois pontos que já receberam sinalização. “O trabalho entre SMTRANS e Defesa Civil é para alertar a população e motoristas, é uma forma de diminuir os transtornos e acidentes causados pelo período chuvoso”, afirma o superintendente da SMTRANS, Siomar Marte.

O mapeamento da Defesa Civil monitorou e identificou áreas com risco de alagamento em Timon, dessa forma as placas de advertência serão espalhadas nesses locais de forma gradativa.

“Durante as chuva intensas, o volume de água dificulta a rapidez no escoamento da água, o que pode gerar alagamentos. Na ânsia de voltar para casa, principalmente em horários de picos, as pessoas costumam se arriscar nesses locais. Essas placas são uma recomendação para evitar que as pessoas se arrisquem nessas áreas e causem danos aos seus veículos”, reforçou o coordenador da Defesa Civil de Timon, Cesár Agusto Júnior.

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Timon

Deixe um comentário em Prefeitura de Timon coloca placas de alerta em áreas com risco de alagamento

UPA-Codó com problemas e coagindo servidor a pedir votos para vereador

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 14/03/202414/03/2024

O funcionamento e atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Codó estão sendo reclamados nos últimos dias na cidade. A discussão chegou na Câmara municipal. Vereadores de oposição e da base do prefeito Zé Francisco, falaram sobre a questão durante a sessão de terça-feira (12).

O vereador Leonel Filho, esposo da gestora da UPA de Codó, reclamou da fala do médico Pedro Neres, filho do prefeito Zé Francisco, durante entrevista na rádio Liberdade, na terça-feira (12). O vereador não gostou de ouvir na entrevista que a UPA está com sérios problemas no funcionamento. Quatro vereadores da oposição apoiaram a fala de Leonel Filho.

Os vereadores Valdek Frota e Dr. Mendes, que são aliados de Zé Francisco, responderam as criticas de Leonel Filho. Valdek Frota criticou a forma como o colega da oposição se referia ao prefeito Zé Francisco e ao médico Pedro Neres. Frota afirmou que, mesmo a saúde tendo problemas em todo o país, em Codó a saúde está bem melhor. O vereador citou como exemplo a conquista do prefeito Zé Francisco em implantar a Policlinica.

Servidores da UPA, que pediram para não serem identificados, denunciam que equipamentos estão quebrados. Um deles é o aparelho de raio X. A ambulância da UPA também está parada. Um funcionário da UPA denuncia que há perseguição política aos servidores que não acompanham o posicionamento da gestão atual da unidade de saúde. “Além de perseguição política aos funcionários, estamos sendo coagidos a pedir votos para um vereador”, denunciou servidor da UPA-Codó.

O diretor da Hospital Geral Municipal (HGM), Magno César , confirmou que a direção da UPA solicita a ambulância da HGM para fazer o deslocamento de pacientes da Unidade de Pronto Atendimento.

“A UPA-Codó, eu não sei se ela tem ambulância hoje para fazer o transporte de seus pacientes. Mas, algumas vezes somos solicitados o pedido de empréstimo de ambulância para transferência de paciente. Deslocamento dentro da cidade ou, principalmente, para fora da cidade (…) isso pode acontecer de uma ambulância quebrar ou ir para manutenção e ter outras coisas para fazer. E realmente tem que pedir ajuda. É claro que sobrecarrega sem dúvida. Isso, é um fato que nós somos um hospital e temos um número de transferência mais elevado. Precisamos da ambulância por mais vezes. E dependendo do caso temos que deixar de transferir o paciente para transferir o da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por conta da gravidade, por conta de não perder o leito”, declarou o gestor do HGM, Magno César, confirmando que o hospital empresta ambulância para a UPA.

No entanto, o diretor do HGM ressalta que essa parceria existe para atender bem a população codoense. “O empréstimo da ambulância, nós emprestamos por acreditar que temos que realmente unir forças. Nós somos a saúde de Codó. E quem vai se beneficiar com isso é o codoense”, finalizou Magno César.

1 comentário em UPA-Codó com problemas e coagindo servidor a pedir votos para vereador

Iniciada obras de calçadão da Av. 1º de Maio e praça no bairro Santo Antônio

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 13/03/202417/03/2024

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), deu início na última segunda-feira (11) as obras de construção de um novo calçadão e praça na Avenida 1º de Maio, no Bairro Santo Antônio.

O projeto contempla a construção de um calçadão com piso intertravado, além de um canteiro central arborizado. No final da avenida, será construída uma praça com quiosques, proporcionando um espaço de lazer e convivência para os moradores

De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Edinho Freire, a obra é de grande importância para a população do Bairro Santo Antônio. “Urbanizar os espaços públicos para que a população possa utilizá-los com qualidade é um dos principais objetivos da nossa gestão”, destaca o Secretário.

“A Avenida 1º de Maio é uma das principais avenidas do município, e essa obra irá beneficiar diretamente milhares de pessoas que residem e circulam por essa região”, complementa Edinho Freire.

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó

Deixe um comentário em Iniciada obras de calçadão da Av. 1º de Maio e praça no bairro Santo Antônio

Prefeitura garante acesso à medicamento essencial para crianças com diversos transtornos

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 13/03/2024

A Prefeitura de Codó, por meio do Centro de Especialidades Clínicas (CEC), vem assegurando o acesso ao medicamento risperidona para crianças em tratamento. A risperidona, um antipsicótico atípico, é essencial para o controle de diversos transtornos, como autismo, esquizofrenia e TDAH, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes.

Embora a compra e distribuição da risperidona sejam de responsabilidade da Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais (FEME), em São Luís, a Prefeitura de Codó reconhece a importância do medicamento para o bem-estar das crianças e tem agido para suprir a demanda codoense.

A gestão municipal tem adquirido, com recursos próprios, a risperidona e a disponibilizando gratuitamente no CEC, facilitando o acesso das famílias que acompanham seus filhos em tratamento. Essa iniciativa demonstra compromisso com a saúde e o bem-estar das crianças, especialmente aquelas com necessidades especiais.

Benefícios do medicamento para as crianças e suas famílias

A iniciativa da Prefeitura de Codó garante o acesso à risperidona, um medicamento essencial para o tratamento de diversas condições, e contribui para:

Melhor controle dos sintomas: A risperidona ajuda a controlar os sintomas de transtornos como autismo, esquizofrenia e TDAH, proporcionando mais qualidade de vida para as crianças.

Redução da carga emocional das famílias: A facilidade de acesso ao medicamento diminui a carga emocional das famílias, que não precisam mais enfrentar longas viagens e filas para buscar a medicação.

Promoção da inclusão social: O tratamento adequado com risperidona facilita a inclusão social das crianças, permitindo que elas participem mais ativamente das atividades sociais e escolares.

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó

Deixe um comentário em Prefeitura garante acesso à medicamento essencial para crianças com diversos transtornos

Ministério Público investiga folha de pagamento de servidores falecidos em Caxias

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 13/03/202413/03/2024

A 3ª Promotoria de Justiça de Caxias investiga possível ilegalidade na convocação de candidatos não aprovados no concurso público da rede municipal da educação básica de Caxias.

A princípio, o Ministério Público Estadual, instaurou uma Notícia de Fato para apurar a denúncia feita à Ouvidoria do órgão sobre a existência de uma suposta folha de pagamento paralela de servidores efetivos falecidos do município junto à Secretaria Municipal de Educação.

No último dia 8, o procedimento foi convertido em Inquérito Civil, visando promover a coleta de informações, depoimentos, certidões, perícias e demais diligências.

O MP deu prazo de 10 dias para a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) apresentar informações detalhadas relativas a procedimentos preparatórios para realização de eventual concurso público.

A investigação está sendo coordenada pelo promotor Williams Silva de Paiva, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Caxias.

 

 

Fonte: Luís Pablo

Deixe um comentário em Ministério Público investiga folha de pagamento de servidores falecidos em Caxias

Prefeito Zé Francisco visita famílias do Km 17 afetadas pelas enchentes

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 13/03/2024

O prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, esteve nesta manhã de quarta-feira (13) no Km-17, zona rural do município, onde famílias foram surpreendidas pelo transbordamento do Riacho Cigana e o estouro de dois açudes. A situação resultou na inundação de várias residências na região, deixando os moradores em estado de desespero e sem tempo para salvar seus pertences.

De acordo com informações do Comandante da Defesa Civil, José Fernandes, o volume das chuvas foi tão intenso que ocasionou o rompimento de dois açudes, agravando a situação das famílias que residem próximas ao Riacho Cigana. Ao todo, 16 famílias foram atingidas pela cheia do rio, das quais 4 ficaram desabrigadas.

Diante desse cenário de emergência, equipes da Prefeitura de Codó, Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Guarda Municipal estão mobilizadas no local, prestando assistência às famílias afetadas e garantindo o suporte necessário para enfrentar essa situação difícil.

O prefeito Dr. Zé Francisco, sensível à situação das famílias atingidas, fez questão de visitar pessoalmente o local para verificar de perto os estragos causados pelas enchentes e para garantir que todas as medidas possíveis estão sendo tomadas para auxiliar os moradores nesse momento de dificuldade.

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó

Deixe um comentário em Prefeito Zé Francisco visita famílias do Km 17 afetadas pelas enchentes

Paginação de posts

Página 1 … Página 105 Página 106 Página 107 … Página 147
Copyright © 2026 Blog dos Cocais. Todos os Direitos Reservados.