Pular para o conteúdo
  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica
Blog dos Cocais

Blog dos Cocais

O Blog da Região dos Cocais

  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica

Mulher do Espetinho das Amigas X Covardes e Perseguidores: Quem Deus acompanha?

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 21/10/202321/10/2023

Maria José da Silva dos Santos é separada e mãe de dois filhos. Para sustentar a família, ela vendia bolo. Quando tinha 31 anos de idade teve dois aneurisma cerebral. Amigos fizeram uma campanha para conseguir dinheiro para que pudesse realizar uma cirurgia. Ela conseguiu a cura. Com a vida salva, Maria José teve que continuar na luta do dia a dia para sustentar a família.

Na praça Vieira Gomes, conhecida como praça da Mangueirinha, Mria José colocou um ponto com venda de espetinho. Era o “Espetinho das Amigas”. E o preço era de amiga. O espetinho de carne custava cinco reais. A qualidade no produto, o bom atendimento e o preço irrecusável conquistou muitos clientes. No trabalho, Maria José, uma amiga e o filho de 15 anos. O trabalho começa cedo. As cinco da manhã já estão de pé preparando tudo. E por volta de 13 horas encerram as vendas e começa a limpeza da praça.

 

Infelizmente a maldade e a inveja vive no coração do ser humano. Certa manhã, Maria José chega no local de trabalho e encontra tudo destruído. Na madrugada usaram uma moto-serra para acabar com o espaço de trabalho de Maria José e a família. O motivo? Só Deus sabe. Deus está vendo tudo.

Sensibilizado, o prefeito de Codó Dr. Zé Francisco construiu uma barraca na praça da Mangueirinha e concedeu a concessão de uso para Maria José. Ela voltou a trabalhar com disposição e garantia. E a clientela aumentando cada vez mais. A qualidade no produto vendido, o bom atendimento e o preço baixo fez trabalhadores próximo da praça, mototaxistas, pessoas que resolviam problemas de saúde e estudantes marcarem presença todos os dias. Algumas pessoas ficaram com mais ódio do sucesso de Maria José. O motivo? Só Deus sabe. Deus está vendo tudo.

Recentemente, o Ministério Público do Estado do Maranhão entrou na história. O Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Codó, Dr. Weskley Pereira de Morais, notificou Maria José para comparecer na Promotoria de Justiça nesta terça-feira (24), às 9 da manhã, para participar de uma audiência para tratar de um inquérito civil que trata sobre uma construção irregular de uma barraca na praça da Mangueirinha.

Com certeza nessa audiência estarão as duas partes: dona Maria José e quem apresentou a denúncia da construção irregular. O Ministério Público é o fiscal das leis. A verdade vai aparecer. Se a prefeitura construiu a barraca na praça e deu a concessão de uso para Maria José, qual a culpa dessa mulher? Só Deus sabe. Deus está vendo tudo.

Em Codó há muitas pessoas que suam a camisa para colocar o pão na casa. Há pessoas que vivem de herança. Há pessoas que são funcionários públicos federal, estadual e municipal. E há alguns que são “lagartas” e só ficam na folha de pagamento. E aqueles que vivem de inveja, maldade, perseguição, briga, futrica, fofoca… e o pior de tudo: sem Deus.

Maria José, certamente, vai fazer uma pergunta na audiência. Ela vai querer saber se os presentes tem filhos. E  afirmar que “a pior coisa é a gente não ter um trabalho pra dar comida pros filhos”.

Vamos apoiar dona Maria José. Nesta segunda-feira (23), vamos marcar presença no “Espetinho das Amigas”  e saborear um espetinho. É barato. Apenas 5 reais. Porém, a sua ação será grandiosa perante os invejosos e perseguidores. E visto pelo nosso Pai.

 

 

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

Deixe um comentário em Mulher do Espetinho das Amigas X Covardes e Perseguidores: Quem Deus acompanha?

Escritura na Mão beneficia 350 famílias no São Vicente Palloti com Títulos de Terra

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 21/10/202321/10/2023

O Programa Escritura na Mão, realizado pelo prefeitura de Codó, irá beneficiar 350 famílias co bairro São Vicente Palloti, na Trizidela, com a entrega de certidões de Títulos de Propriedade de Imóvel. A cerimônia da entrega dos títulos de terra vai ocorrer em frente ao Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), a partir das 16 horas (4 da tarde), neste sábado (21).

O coordenador da Comissão de Regularização Fundiária de Codó (REURB-Codó), Pedro Neres, visitou várias famílias do bairro São Vicente Palloti convidando para a solenidade de entrega do título do imóvel. Segundo ele, o trabalho da equipe do REURB no município, somando a entrega dos 350 títulos de terra neste sábado, soma cerca de 700 títulos entregues para famílias na cidade de Codó.

Pedro Neres considera que o programa Escritura na Mão é o maior trabalho de regularização fundiária de Codó.  Segundo ele, a prefeitura está garantindo segurança, estabilidade e realizando o sonho de muitas famílias codoenses.

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

 

Deixe um comentário em Escritura na Mão beneficia 350 famílias no São Vicente Palloti com Títulos de Terra

MULHERES DA FILA: uma história sobre o amor na defesa da vida humana com dignidade

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 18/10/202318/10/2023

                                                                                                                                              Por Arlindo Salazar

Em recente evento no auditório da gloriosa Polícia Militar do Maranhão, “as mulheres da fila” como
ficaram conhecidas, fundaram a Associação de Mães e Familiares das Pessoas com Deficiência da
Região dos Cocais, marcando assim uma etapa importante de lutas pelos direitos da pessoa com
deficiência.

Passados 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã, uma constituição garantidora de direitos,
inclusive ao direito à saúde, vemos, com muita constância, flagrantes desrespeitos à dignidade da
pessoa humana, em especial, da pessoa com deficiência. É nesse propósito de lutar pela garantia
desses direitos que as Mulheres da Fila se organizam legalmente em Sociedade Civil.

A luta por garantia de direitos tem uma finalidade importante que serve para concretizar e ressaltar o
valor absoluto da vida humana, sendo a dignidade da pessoa humana um valor incondicional,
incomensurável, insubstituível, incomparável universalmente e principal fundamento da nossa
Constituição.

Os direitos humanos – nos moldes atuais – fazem parte da história recente, mas precisamente do pós
segunda guerra mundial com a Carta da ONU e em 1948 com a Declaração dos Direitos Humanos.
No entanto, essa luta encontra raízes na idade antiga, também nas passagens bíblicas, sendo Antígona
– personagem narrada por Sófocles – um bom exemplo de busca pela dignidade da pessoa humana.

A heroína Antígona luta contra a ordem do rei pelo direito de sepultar seu irmão, dando a ele
dignidade: desobedece o édito real, sepulta o irmão e por isso será condena à morte. Fez tudo por
amor.

As mulheres da fila quebram o silêncio, vão às ruas, manifestam-se e se organizam para materializar
direitos garantidos constitucionalmente e negados pelos governantes. O oxigênio dessa luta não é
outro senão o amor. O autor de Coríntios 13:4-7 nos ensina que o “amor é paciente, o amor é bondoso.
Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira
facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade”.

A luta organizada pelas “Mulheres da Fila” é um convite, ou melhor, um ultimato aos governantes e
representantes para entenderem que o AMOR não se alegra com a INJUSTIÇA, mas com a JUSTIÇA.
Justiça, que em John Rawls, é a primeira virtude das instituições sociais. A solução para uma
sociedade promissora é um contrato social justo entre o Estado e os indivíduos. Um contrato social
justo é aquele em que todas as necessidades dos indivíduos sejam tratadas igualmente.

Aqui, estamos diante de um seguimento muito injustiçado, ao ponto de não ter acesso, minimamente,
a medicamentos necessários aos filhos com deficiência; acesso a um espaço adequado para que os
profissionais cuidem com a atenção que lhes devemos.

Que a luta por dignidade continue pelas mãos delas e por nossas mãos, só assim, seremos uma
sociedade próspera.

 

Arlindo Salazar é Professor, Contador, Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil e estudante do 2º período de Direito-UEMA-CAMPUS-CODÓ e Pré Candidato a Prefeito de Codó

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

Deixe um comentário em MULHERES DA FILA: uma história sobre o amor na defesa da vida humana com dignidade

Leda Torres solicita obras em rua e avenidas nos bairros São Raimundo e São Francisco

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 18/10/202318/10/2023

A vereadora Leda Torres está buscando, junto ao Executivo Municipal, a execução de obras de infraestrutura para atender a bairros do município de Codó. Os serviços foram solicitados durante a 33ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó na última terça-feira (17), através de três importantes Indicações.

Por meio da Indicação Nº418/2023, a vereadora solicitou ao prefeito municipal de Codó, junto ao secretário municipal de Infraestrutura, em caráter de urgência, a conclusão do asfalto da Avenida Padroeiro, no bairro São Raimundo. Com a Indicação Nº419/2023, a parlamentar solicita ao Executivo a pavimentação com bloquetes na Rua Nossa Senhora, localizada também no Bairro São Raimundo, na Trizidela.

E pela Indicação Nº420/2023, a vereadora solicita, também em caráter de urgência, a construção de uma lombada (quebra-molas), na Avenida 1º de Maio, localizada no bairro São Francisco (Próximo à Borracharia do Sr. Eraldo).

“São imprescindíveis a conclusão do asfaltamento da Rua Padroeiro, bem como a pavimentação da Rua Nossa Senhora, ambas no bairro São Raimundo, asfalto de qualidade, e a pavimentação também garantirá melhor trafegabilidade por essas vias, melhorando a circulação de pessoas e veículos no bairro. Também solicito a construção de uma lombada na Avenida 1° de maio, no bairro São Francisco, é um anseio da comunidade que hoje vive no bairro, precisando desta melhoria que beneficiará a Infraestrutura, levará mais segurança no trânsito e para os pedestres”, comentou a vereadora Leda Torres.

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

Deixe um comentário em Leda Torres solicita obras em rua e avenidas nos bairros São Raimundo e São Francisco

Auditores da CGU estão fiscalizando três cidades do Maranhão

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 18/10/202318/10/2023

Auditores da Controladoria-Geral da União – CGU – estão nas cidades maranhenses de Timon, Chapadinha e Peri Mirim fiscalizando suspeitas de irregularidades no cadastro das família compostas por apenas um integrante do CadÚnico.

O Cadastro Único – CadÚnico – é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita.

Em Timon, Chapadinha, Peri Mirim e mais outros 57 municípios no Brasil foram encontradas suspeitas de irregularidades no CadÚnico. As informações do Cadastro Único são utilizadas para pagamentos de benefícios federais, entre eles o Bolsa Família.

Timon, Chapadinha e Peri Mirim entraram na fiscalização em consideração critérios de quantidade de beneficiários inscritos no CadÚnico e a proporção das famílias unipessoais.

Em Timon a fiscalização da CGU está visitando os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e as famílias que estão cadastradas no CadÚnico.

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

Deixe um comentário em Auditores da CGU estão fiscalizando três cidades do Maranhão

Quem será o pré-candidato a prefeito de Codó pelo PSB? Chiquinho FC ou Dr. Nelson?

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 17/10/202317/10/2023

A polêmica criada pelo deputado estadual Francisco Nagib (PSB)ameaçando deixar a legenda partidária caso o seu pai, empresário Francisco Carlos de Oliveira, conhecido por Chiquinho FC, não seja o pré-candidato do partido ainda não esfriou. A questão promete muita fervura no PSB codoense.

Quando Nagib defende o nome do pai como pré-candidato pelo PSB esquece que o partido já tem um pré-candidato apresentado. O vereador Dr. Nelson já declarou que pretende disputar as eleições majoritárias no próximo ano pelo PSB.

Então, se Chiquinho FC for para o PSB vai ter que conversar e convencer o vereador desistir da intenção de ser pré-candidato. Dr. Nelson canta nos quatro cantos da cidade que vai disputar a eleição para prefeito de Codó.

O vereador do PSB pode argumentar o fato de ser o primeiro a apresentar o nome. Porém, o diretório municipal pode considerar que o nome de Chiquinho FC é mais forte e com chances de ganhar as eleições.

Dr. Nelson pode argumentar que está aliado do governador Carlos Brandão desde a época da eleição para o governo do Estado. Brandão é do PSB. Em 2022, Chiquinho FC apoio o senador Weverton Rocha para governador e Francisco Nagib ficou com o governador eleito. Brandão engoliu essa divisão da família FC.

Aguardemos o que será definido no PSB codoense. Chiquinho FC ou Dr. Nelson como pré-candidato a prefeito de Codó?

 

 

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

Deixe um comentário em Quem será o pré-candidato a prefeito de Codó pelo PSB? Chiquinho FC ou Dr. Nelson?

PF prende fraudadores da Previdência Social em Timon, Teresina e Mossoró

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 17/10/202317/10/2023

A Polícia Federal, em parceria com a Coordenação de Inteligência Previdenciária – COINP, deflagrou, nesta terça-feira (17/10), a Operação Falsa Chancela, com o objetivo de desarticular esquema criminoso especializado na execução de fraudes previdenciárias, que utilizavam de documentos falsos para obtenção de benefícios da espécie aposentadoria por idade de trabalhador rural.

A investigação teve início a partir de material encaminhado pela 1ª Vara do Tribunal do Júri de Teresina/PI. Esse material consistia em uma série de documentos com sinais de falsificação e preparação para fraudes previdenciárias que foram apreendidos pela Polícia Civil do Estado do Piauí no curso da apuração de um homicídio no ano de 2016.

A Operação mobilizou 28 Policiais Federais para o cumprimento de sete mandados judiciais de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal de Teresina/PI. Os mandados foram cumpridos nos municípios de Teresina/PI, Timon/MA e Mossoró/RN.

No decorrer das investigações, foram identificados 347 benefícios atrelados ao esquema, bem como foram coletados indícios de participação de dois servidores do INSS e um empregado público da INFRAERO, suposto líder do grupo criminoso.

Para os benefícios com indícios de fraude, constatou-se o prejuízo aproximado de R$ 47 milhões. Estima-se que, com a posterior revisão administrativa por parte do INSS e cessação destes pagamentos, haverá uma economia aos cofres públicos no importe superior a R$ 73 milhões.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato majorado, falsidade ideológica, uso de documento falso, peculato, corrupção passiva e ativa.

O nome Falsa Chancela foi escolhido em razão dos documentos preparados pelo esquema criminoso conterem selos falsos de fiscalização e autenticação utilizados por Cartórios.

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

 

Fonte: Polícia Federal

Deixe um comentário em PF prende fraudadores da Previdência Social em Timon, Teresina e Mossoró

Senadora Eliziane Gama pede indiciamento de Bolsonaro por golpe de Estado e associação criminosa

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 17/10/202317/10/2023

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresentou nesta terça-feira (17) o relatório da CPMI do 8 de Janeiro com 1.333 páginas após quase cinco meses de trabalho. O presidente do colegiado, deputado Arthur Maia (União-BA), deu prazo até 9h desta quarta-feira (18) para o pedido de vista coletiva e marcou a votação do parecer para o mesmo dia.

O documento, segundo Eliziane, é baseado nas oitivas e nas centenas de documentos que chegaram à comissão de inquérito. A relatora pediu o indiciamento de 61 pessoas, entre elas, o ex-presidente Jair Bolsonaro por associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado democrático de direito e golpe de Estado.

Para a relatora, “os golpes modernos à esquerda e à direita, não usam tanques, cabos ou soldados. O golpe deve fazer uso controlado da violência. É preciso, sobretudo, que o golpe não pareça golpe”.

— Começam por uma guerra psicológica, a base de mentiras, de campanhas difamatórias, da disseminação do medo, da fabricação do ódio. É tanta repetição, repetição, repetição, potencializada pelas redes sociais, pelo ecossistema digital, que muitos perdem o parâmetro da realidade. O golpe avança pela apropriação dos símbolos nacionais. O golpe continua pelas tentativas de captura ideológica das forças de segurança. Por isso é importante atacar as instituições, descredibilizar o processo eleitoral — afirma a senadora.

⁶Eliziane também pede o indiciamento de integrantes militares do governo Bolsonaro: general Braga Netto, ex-ministro da Defesa; general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; general Luiz Eduardo Ramos, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Também estão na lista de indiciamento nomes próximos a Bolsonaro e que atuaram em órgãos de segurança no governo anterior, como o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, e o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques. Eliziane também sugere o indiciamento da deputada federal Carla Zambelli.

O relatório recomenda ainda a criação do Memorial em Homenagem à Democracia, a ser instalado na parte externa do Senado Federal, reforçando que o Brasil é um Estado democrático de Direito e que, no dia 8 de janeiro de 2023, a democracia foi atacada.

Deputados e senadores da oposição ainda vão apresentar os votos em separado (relatórios paralelos), com foco em suposta omissão do governo federal no dia do ataque, nas prisões de manifestantes e na recusa da acusação de golpe pelo ex-presidente Bolsonaro.

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

 

Fonte: Agência Senado

Deixe um comentário em Senadora Eliziane Gama pede indiciamento de Bolsonaro por golpe de Estado e associação criminosa

CCJ aprova projeto em benefício das mulheres vítimas de violência doméstica

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 17/10/2023

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou parecer, nesta segunda-feira (16), dentre outras proposições, ao Projeto de Lei 347/2023, de autoria do deputado Leandro Bello (Podemos), que dispõe sobre a prioridade no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e sexual para emissão de laudos pelo Instituto Médico Legal. (IML). Também foi aprovado parecer ao Projeto de Lei 580/2023, de autoria do deputado Neto Evangelista (União), que dispõe sobre Protocolo Individualizado de Avaliação (PIA) para alunos com transtornos globais do desenvolvimento, incluindo Transtorno do Espectro Autista (Tea), nas instituições de ensino do Maranhão.

O deputado Carlos Lula (PSB) presidiu a reunião, que contou com a presença dos deputados Neto Evangelista (União), David Brandão (PSB), Florêncio Neto (PSB), Fernando Braide (PSD), Wellington do Curso (PSD) e Yglésio Moyses (PSB).Também participaram da reunião acadêmicos de Direito da UNDB.

De acordo com o PL 347/2023, alunos com transtornos globais do desenvolvimento, matriculados no ensino fundamental I e II, médio, superior, técnico, tecnológico e profissionalizante em instituições de ensino em todo o estado, têm o direito de acesso às medidas da Política de Protocolo Individualizado de Avaliação.

A proposição estabelece, ainda, que o direito ao Protocolo Individualizado de Avaliação (PIA) deverá ser concedido ao aluno mediante requerimento com indicação da classificação internacional da doença (CID) e laudo elaborado por profissional habilitado ou cópia do RG com indicação da deficiência e CID ou Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

O deputado Neto Evangelista justifica a proposição afirmando que as pessoas com transtornos globais de desenvolvimento, o que incluiu as pessoas autistas, para terem garantida a sua inclusão, necessitam de entendimento e respeito às suas particularidades cognitivas e sensoriais.

“Isto envolve a criação de ambientes e atividades que respeitem as suas necessidades de rotina, comunicação, interação social e outros aspectos. Processos de avaliação individualizados possibilitam que esses alunos possam ter um rendimento escolar muito mais produtivo, gerando condições que possibilitam uma maior inclusão”, esclareceu o parlamentar.

O PL 347/2023 dispõe que as mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e sexual terão prioridade no atendimento e emissão de laudos no Instituto Médico Legal, visando à realização de exames periciais para a constatação de agressões e outras formas de violência física e sexual.

Segundo o deputado Leandro Bello, a proposição objetiva dar mais celeridade à apuração dos casos de violência contra a mulher. “São frequentes as reclamações em relação à demora para a emissão de laudos que comprovam a ocorrência de violência doméstica ou familiar. E o laudo é prova fundamental para conseguir as medidas protetivas”, justificou.

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

 

Fonte: Agência Assembleia

Deixe um comentário em CCJ aprova projeto em benefício das mulheres vítimas de violência doméstica

Governo abre inscrições para 1ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 17/10/2023

Estão abertas, até o dia 31 de outubro, as inscrições para a 1ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), que acontecerá no período de 7 a 9 de dezembro de 2023, na Lagoa da Jansen, em São Luís/MA.

Podem se inscrever como expositores; empreendimentos da agricultura familiar, economia solidária, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária de todo o Maranhão. O edital está disponível no site [url=http://www.saf.ma.gov.br/femaf]http://www.saf.ma.gov.br/femaf[/url], com as orientações para a realização das inscrições.

O evento tem o objetivo de promover o fortalecimento da agricultura familiar por meio da divulgação das inovações tecnológicas de iniciativas do produtor rural, além da exibição das riquezas e potencialidade dos territórios que incentivem a melhoria socioeconômica dos agricultores familiares e a sustentabilidade da produção no Maranhão. A expectativa de público é de 6 mil pessoas por dia.

No local, serão montados estandes, onde poderão ser comercializados os mais diferentes produtos de diversas regiões do estado. A Feira contará com auditórios para seminários, minicursos, palestras e oficinas, exposições e comercialização de animais, equipamentos e produtos da agricultura familiar. O evento também apresentará espaços tecnológico, cidadania, artesão e gastronômico, além de uma vasta programação cultural, vitrine viva, e muito mais.

A iniciativa da 1ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar é do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com Agência Estadual de Pesquisa, Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e instituições públicas e privadas parceiras.

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

 

Fonte: Governo do Maranhão

Deixe um comentário em Governo abre inscrições para 1ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar

Paginação de posts

Página 1 … Página 139 Página 140 Página 141 … Página 147
Copyright © 2026 Blog dos Cocais. Todos os Direitos Reservados.