Pular para o conteúdo
  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica
Blog dos Cocais

Blog dos Cocais

O Blog da Região dos Cocais

  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica

Caxias: vacinados mais de 25 mil cães e gatos na zona urbana

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 17/10/2023

Foi finalizada na última quarta-feira (11), as visitas domiciliares da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos na zona urbana de Caxias. A ação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Ao todo foram vacinados 25.265 animais, entre cães e gatos, em todos os bairros do município.

O coordenador da UVZ, Natanael dos Reis, falou sobre o encerramento. “Nós buscamos meios e encontramos a solução que foi vacinar os animais que tínhamos, infelizmente temos uma parcela desses animais que não conseguimos vacinar, porque os donos não estavam em casa. A UVZ está de parabéns, os agentes fizeram um trabalho muito assíduo, pois vimos as altas temperaturas que tivemos em Caxias, mas estivemos nos domicílios e buscamos que os animais fossem imunizados”, destacou.

A Campanha continua com a vacinação na sede da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), localizado no Campo de Belém. Além disso, a unidade também se prepara para a realização da vacinação na zona rural e do Dia D de vacinação em Unidades Básicas de Saúde e outros pontos estratégicos.

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário em Caxias: vacinados mais de 25 mil cães e gatos na zona urbana

Casamento comunitário tem inscrições prorrogadas até o dia 20 de outubro

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 17/10/2023

O projeto Casa Comigo, que acontecerá no dia 08 de dezembro, no Centro de Convenções Maranhenses, disponibilizou 400 vagas para casais timonenses que desejam oficializar sua relação. As inscrições seguem até o dia 20 de outubro. A organização do evento ressalta que restam apenas 85 vagas e que as inscrições estarão abertas enquanto houver a disponibilidade, independente do prazo.

Os casais terão direito a todos os trâmites processuais do casamento civil gratuitamente. Os interessados em participar devem fazer a inscrição em qualquer um dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) do município.

O Casa Comigo é uma realização da Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e em parceria com o Fórum de Timon, o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Vara da Família da Comarca de Timon, Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e Cartório do 2º Ofício.

Documentos para inscrição (original e cópia):
• Certidão de Nascimento dos noivos;
• RG, CPF e Folha de Resumo do Bolsa Família dos noivos;
• Comprovante de Residência;
• Para divorciados: Certidão de Casamento com averbação;
• Para viúvos: Certidão de Casamento e certidão de óbito do cônjuge falecido.

Endereço dos CRASs:
•CRAS Vila João Reis – Rua Dr. João Lula, Nº 3393 (Antiga Rua 20).
•CRAS Parque União – Rua Tenente Antônio Corrêa da Silva, S/N (Rua 100 – em frente ao posto do INSS).
•CRAS Parque Piauí – Av. Francisco Vitorino de Assunção (Av. 03), Nº 1126.
•CRAS Cidade Nova – Rua das Flores, 187-143 – Cidade Nova).
•CRAS Joaquim Pedreira – Rua 01, nº629, Bairro Marimar.

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

 

Fonte: Semcom

Deixe um comentário em Casamento comunitário tem inscrições prorrogadas até o dia 20 de outubro

Carlos Brandão participa de eventos de fé e cultura em São Luís 

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 16/10/202316/10/2023

O governador Carlos Brandão demonstrou seu compromisso com a cultura, tradições e fé do povo maranhense ao participar de dois eventos significativos, neste domingo (15). O primeiro deles foi a abertura da 54ª Festa da Juçara, realizada no Parque da Juçara Rosa Mochel, no Maracanã, zona rural de São Luís. Em seguida, marcou presença no encerramento do Círio de Nazaré do Cohatrac, que uniu as pessoas em torno da fé e da devoção, em um ambiente de comunhão e espiritualidade.

08A Festa da Juçara, que ocorre até o dia 5 de novembro, é uma celebração que fortalece a cultura e as raízes da região, além de proporcionar entretenimento e oportunidades de trabalho. Carlos Brandão expressou seu entusiasmo em fazer parte da festa.”Para mim, é uma satisfação muito grande retornar à Festa da Juçara, nesta que é a 54ª edição. Todos os anos, eu participo para prestigiar, porque entendo que aqui se fortalece a cultura, as nossas tradições. Ao mesmo tempo, é uma forma de dar entretenimento às pessoas e oportunidade de trabalho. Esta também é uma maneira de aproximar a população das nossas raízes”, frisou o governador.

Como forma de fortalecer ainda mais o evento, o governo do Maranhão realizou intervenções na infraestrutura do Parque da Juçara, o que incluiu a construção de cinco parquinhos para as crianças. O governador também destacou a possibilidade de inclusão da Festa da Juçara em um roteiro turístico ao longo do ano, atraindo visitantes locais e turistas.

“Aqui, também, tem os palcos com apresentações culturais e estamos pensando, inclusive, em colocar a Festa da Juçara como roteiro turístico, com o parque funcionando, de fato, o ano inteiro. Desta forma, poderemos amparar e receber os turistas, além dos ludovicenses que gostam dessa festa”, acrescentou Carlos Brandão.

Mayara da Juçara, que é uma das organizadoras do evento, expressou sua gratidão pelo apoio do Governo do Maranhão. “É uma grande honra e satisfação estarmos aqui mais um ano fazendo a Festa da Juçara com muito esforço e trabalho. Uma festa de geração de emprego e renda, da preservação da cultura do Maranhão, do meio ambiente e dos nossos juçarais. A cadeira produtiva da juçara é muito grande, então, a comunidade do Maracanã tem honra em ser palco dessa festa. A gente só tem a agradecer por todo o incentivo do governador, que é um grande entusiasta do parque e da festa”, afirmou.

Outra voz do evento, Dona Cotinha, uma das primeiras organizadoras da festa, compartilhou sua alegria por ver a celebração crescer a cada ano.

“Esta festa tem 54 anos, e eu estive em todas, estou desde a primeira. Eu me sinto muito satisfeita e muito alegre em conviver e ver a festa como ela está hoje. A cada ano que passa, ela melhora ainda mais”, comemorou Dona Cotinha”.

O pedreiro Josué de Jesus da Silva destaca que o fato de ser muito bem recebido é algo que sempre o incentiva a voltar à festa. “Desde que eu me entendo por gente, eu venho à Festa da Juçara. E todas as vezes que venho, é legal porque a gente sempre é recebido com carinho, é sempre assim”, ressaltou o trabalhador.

A advogada Poliana Silva já nota as melhorias na infraestrutura do Parque da Juçara, além do aumento na segurança, o que torna o espaço mais agradável às famílias. “Todos os anos eu venho prestigiar. Este ano está bem organizado, e ano passado também esteve. Agora, o parque está bem maior, a gente percebe que a infraestrutura está muito boa, segurança desde a entrada, a juçara está uma delícia. Então, venham, porque está valendo a pena”, disse a causídica.

Salete Ferreira, que é assistente social, visitou o Parque da Juçara pela primeira vez e avaliou positivamente a festa.  “É a primeira vez que venho à Festa da Juçara e estou achando muito agradável. Vim com a família para saborear essa Juçara maravilhosa e aproveitar todo esse clima. Está sendo muito legal”, pontuou.

Círio de Nazaré do Cohatrac

Além da Festa da Juçara, o governador participou do encerramento do Círio de Nazaré do Cohatrac. Durante a celebração, Brandão destacou a importância do evento para encontrar e abraçar a população, além de pedir orações para orientar seu governo.

“Muito feliz em participar do Círio de Nazaré aqui do Cohatrac. Nós sempre estivemos presentes, o Governo do Estado sempre ajudou, patrocinou. É um momento para encontrarmos com a população, abraçar, pedir orações para iluminar o nosso governo. Eu vim aqui para renovar minha fé, para pedir que Deus olhe e me ilumine para tomada de decisões certas, afinal, sou governador de quase 7 milhões de pessoas”, enfatizou o governador maranhense.

A presença de diversas pessoas de diferentes idades demonstrou a força da fé e da tradição do evento. Janilde Buaz, dona de casa, descreveu sua sensação como inexplicável e destacou o papel do Círio de Nazaré em fortalecer a fé das pessoas.

“Hoje, tenho uma sensação inexplicável, porque é um momento em que aumenta a fé da gente. Então, é muito bom, muito gratificante”, afirmou.

Jeisa Fernanda, atendente de farmácia, ressaltou que acompanhar o Círio de Nazaré é uma tradição de família que traz sensação de beleza e devoção. “Acompanhar o Círio de Nazaré é algo que vem de família. Meus pais e meus avós sempre acompanharam. Este ano, está tudo muito lindo”, contou a atendente.

 

 

Fonte: Secom

Deixe um comentário em Carlos Brandão participa de eventos de fé e cultura em São Luís 

Leda Torres entrega mais uma cadeira de roda em Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 16/10/2023

Preocupada sempre em prestar assistência às comunidades e às famílias de Codó. A vereadora Leda Torres fez, neste domingo (15), a doação de uma cadeira de rodas para o senhor Raimundo, o mesmo se encontrava impossibilitado de se locomover. O casal ficou muito agradecido.

No encontro, onde a vereadora conversou muito com o casal, senhor Raimundo e dona Deuza, para saber as principais demandas também da comunidade, eles agradeceram o gesto e ficaram muito felizes com a ação.

“Na manhã deste domingo, fiz uma visita à residência do senhor Raimundo e da dona Deuza. Na oportunidade, realizei a entrega de uma cadeira de rodas para o senhor Raimundo. Pois o mesmo se encontra impossibilitado de se locomover. Ele ficou muito feliz e agradecido. Que Deus nos abençoe! Nosso dever, além de fazer leis, fiscalizar o município, também é promover o bem-estar social do nosso povo”, concluiu a vereadora Leda Torres.

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

Fonte: Ascom

1 comentário em Leda Torres entrega mais uma cadeira de roda em Codó

Prefeito Dr. Zé Francisco dá “tiro no pé” com mensagem aos professores

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 15/10/202316/10/2023

A ideia do prefeito Dr. Zé Francisco publicar nas redes sociais um card com mensagem aos professores da rede municipal de Codó pelo Dia do Professor, 15 de outubro, não foi muito boa.

Dezenas de pessoas, alguns se identificando como professores, fizeram duras críticas ao prefeito de Coðó. Eles não gostaram do Card e nem do texto que vinha abaixo.

Cobfira o texto direcionado aos professores:

“O último prefeito de Codó a conceder abono salarial aos nossos professores foi o saudoso Ricardo Archer. De lá para cá já se passaram quase duas décadas sem abono e sem valorização, até Codó eleger o Dr. Zé Francisco, que concedeu abono salarial para todos os professores, além da valorização dos contratados e seletivados, que tiveram um aumento salarial. E, em 2024, prepare-se professores, o prefeito Dr. Zé Francisco fará o maior repasse da história para nossos educadores.
Feliz dia dos Professores!”

Os professores consideraram que o prefeito estava com deboche e piadas para a categoria. Na última terça-feira (10), a Câmara de Vereadores votou contra o interesse dos professores. Para a categoria o prefeito Dr. Zé Francisco quer ficar com dinheiro dos precatórios do Fundef.

Confira algumas críticas dos codoenses no card publicado pelos aliados do prefeito no Instagram:

Foi um grande vacilo de que pensou em publicar o card para os professores. O texto foi um tiro no pé do prefeito Dr. Zé Francisco.

 

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

Deixe um comentário em Prefeito Dr. Zé Francisco dá “tiro no pé” com mensagem aos professores

Prefeitura de Caxias comemora o Dia Municipal da Umbanda

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 15/10/2023

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio da Coordenação de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva e o Núcleo de Promoção da Igualdade Racial, participou, na sexta-feira (6), da celebração do Dia Municipal da Umbanda. A data agora faz parte do calendário municipal, por força da lei nº 2658 de 27 de julho de 2023, de autoria do vereador Ximenese aprovada na Câmara Municipal. A lei foi sancionada pela Prefeitura de Caxias.

O Dia Municipal da Umbanda é uma homenagem a uma das principais personalidades do culto afro religioso no Maranhão, o saudoso mestre José Bruno de Morais. A comemoração da data ocorreu no povoado Nazaré do Bruno no 2º distrito de Caxias MA, local onde Mestre Zé Bruno residiu.

Foi um dia inteiro de programação cultural, educacional e religiosa na localidade. Se fez presente no evento o representante da AMPIMA-Brasil-Piauí, o Pai de Santo Rondinelle Santos representando as religiões de matriz Africana e Povos Tradicionais.

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário em Prefeitura de Caxias comemora o Dia Municipal da Umbanda

Tradicional festa do Dia das Crianças é realizada em Coroatá

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 14/10/202315/10/2023

O dia 12 de outubro já se tornou uma data esperada pela garotada coroataense, pois a prefeitura de Coroatá realiza anualmente a tradicional distribuição de lanches e sorteio de brindes para as crianças. Este ano, pais e responsáveis levaram seus filhos para a praça José Sarney que se divertiram nos brinquedos expostos durante toda a programação de comemoração do dia das crianças.

Alegria e muita diversão foi o que não faltou no dia dedicado a criançada.

O prefeito Luís da Amovelar Filho fez questão de participar ao lado dos pequenos de uma programação pra lá de especial e destacou a importância desta data para a sua administração.

“Hoje é um dia muito especial, onde estou aqui acompanhado do meu pai, o líder político Luís da Amovelar, dos vereadores que compõe a base da nossa gestão na Câmara Municipal e de toda a nossa equipe de governo para comemorar ao lado dessa criançada o seu dia. Vamos continuar mantendo a tradição que já faz parte do calendário de eventos festivos desde o nosso primeiro mandato. Meu sentimento hoje é de felicidade por trazer alegria para as nossas crianças.” Ressaltou o prefeito.

 

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

 

Fonte: Semcos

Deixe um comentário em Tradicional festa do Dia das Crianças é realizada em Coroatá

Vereadora usa tribuna e faz duras criticas ao secretário de Cultura

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 14/10/202315/10/2023

A vereadora Ângela Machado utilizou o expediente da sessão da Câmara municipal de Caxias e fez duras críticas ao secretário municipal de Cultura, Esporte, Juventude e Patrimônio Histórico, Leonardo Barata.

A vereadora Ângela Machado relatou que o ex-vereador e atual secretário de Cultura utilizou de uma denuncia fake, e teria afastado, de forma truculenta, a coordenadora da feira gastronômica Francisca das Chagas, mais conhecida como Chaguinha.

A parlamentar de Caxias declarou que resolveu assumir essa briga com Leonardo Barata porque se deixou levar por uma fake news de uma pessoa que não tem nenhuma identificação. Algumas mensagens foram divulgadas denunciando que a coordenadora Chaguinha tratava mal os expositores da ferinha gastronômica.

Ângela Machado considera que esse afastamento de Chaguinha tem viés político, pela aproximação das eleições municipais.

 

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

 

Fonte: Portal Caxias

Deixe um comentário em Vereadora usa tribuna e faz duras criticas ao secretário de Cultura

IDEB considera Timon como a melhor educação do Maranhão

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 14/10/202315/10/2023

A melhor educação pública municipal do estado do Maranhão é uma construção feita por muitas mãos. Para consolidar o 1° lugar entre os 217 municípios do Maranhão, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tem feito uma série de investimentos e conta com a dedicação dos profissionais da rede de ensino.

A política permanente de valorização da educação inclui investimentos na estrutura das escolas e a valorização da mão de obra qualificada dos professores e demais servidores. O objetivo central é fazer com que os alunos consigam atingir o nível ideal de aprendizagem.

Atualmente a rede municipal de ensino conta com 1663 professores efetivos e celetistas com graduação, especialização, mestrado ou doutorado. “O protagonismo dos professores é um dos princípios educativos que fundamentam a gestão educacional timonense. O fazer pedagógico reflete diretamente nas atividades escolares e na rotina dos nossos estudantes que se destacam no cenário regional e nacional”, comenta o Secretário Municipal de Educação, Samuel Rodrigues.

O programa “Timon, Tempo de Ler” é um dos impulsionadores dos níveis de alfabetização dos alunos, através de diversas ferramentas que vão além das aulas convencionais. A iniciativa conta com 68 professores de reforço que auxiliam os alunos fora do horário de aula, com foco especificamente na leitura. O suporte foi adquirido por meio do programa Tempo de Aprender, do Governo Federal, com contrapartida do município.

A gestão municipal presta todas as homenagens aos educadores que a cada dia comprovam a sua dedicação e compromisso. “Os professores são o coração de nossa rede municipal de ensino. Com sua dedicação incansável, eles inspiram e capacitam nossos jovens a alcançarem todo o seu potencial. Neste Dia dos Professores, presto minha sincera homenagem a esses heróis da educação em Timon. Parabéns a todos os professores!”, disse a prefeita Dinair Veloso.

 

 

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário em IDEB considera Timon como a melhor educação do Maranhão

Codó: Yuri Corrêa afirma que governador definirá seu destino partidário

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 13/10/202313/10/2023

Após convite de Marcelo Coelho, Presidente do PSB de Codó-MA, para ingresso no partido para disputa das eleições 2024, o advogado e pecuarista Yuri Corrêa esteve reunido com a cúpula do governo no Palácio do Leões.

Acompanhando do ex-vereador e Presidente do Sindicado dos Produtores Rurais de Codó-MA Iedo Barros, Yuri esteve reunido com Orleans Brandão, secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Rubens Pereira, secretário de Articulação Política do Estado do Maranhão e com o secretário adjunto de Articulação Política, José Antônio Heluy, na manhã da última quarta-feira (11) em São Luís.

Na ocasião foram discutidos assuntos sobre a atual conjuntura política de Codó e da possibilidade de um novo nome para as eleições municipais de 2024, onde os secretários e governo veem com bons olhos o surgimento de um novo grupo político em Codó e um nome ligado ao agronegócio, como alternativa para disputa da prefeitura de Codó em 2024, tem boa aceitação no Palácio.

Diante o cenário que tem se apresentado e das especulações sobre seu destino partidário, Yuri afirma que o momento é de diálogo e construção e que seu destino partidário será definido ouvindo o Governador Carlos Brandão, em consenso com todos participantes da construção desse projeto.

Acompanhe o blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário em Codó: Yuri Corrêa afirma que governador definirá seu destino partidário

Paginação de posts

Página 1 … Página 140 Página 141 Página 142 … Página 147
Copyright © 2026 Blog dos Cocais. Todos os Direitos Reservados.