Pular para o conteúdo
  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica
Blog dos Cocais

Blog dos Cocais

O Blog da Região dos Cocais

  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica

Polícia Rodoviária Federal apreende mais de 50kg de cocaína em veículo no Maranhão

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 15/01/202418/01/2024

A Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA) apreendeu na noite desse domingo (14), mais de 50kg de cocaína dentro de um veículo, na cidade de Balsas. Segundo a PRF, os agentes deram ordem de parada a um carro de cor prata, devido a uma infração relacionada a uma das lanternas de freio do veículo, que apresentava irregularidades.

Durante a fiscalização, os policiais notaram a presença de um compartimento oculto na traseira do banco do carro, incomum para veículo daquele modelo.

Diante das circunstâncias, a equipe policial passou a realizar uma busca minuciosa no interior do veículo e do compartimento encontrado, que resultou na descoberta de 50 tabletes contendo substância análoga à cocaína, que ao serem pesados totalizaram 52,3kg de entorpecentes. Questionado, o condutor, um senhor de 50 anos de idade, informou aos policiais que estava saindo de Balsas/MA e tinha como destino Fortaleza/CE, local onde reside.

Diante das evidências e dos fatos, os policiais constataram, a princípio, a ocorrência de tráfico de drogas e associação para o tráfico. O condutor, a substância entorpecente apreendida e o veículo foram conduzidos para à polícia judiciária, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.

Com essa apreensão, a Polícia Rodoviária Federal no Maranhão contabiliza mais de 350kg de drogas apreendidas em apena 72 horas, visto que, na última quinta-feira (11), a PRF também retirou de circulação mais de 300kg de skunk e cocaína na BR-316, no município de Governador Nunes Freire/MA.

 

 

 

Fonte: CN

Deixe um comentário em Polícia Rodoviária Federal apreende mais de 50kg de cocaína em veículo no Maranhão

Acidentes em rodovias que cortam o Maranhão matam três pessoas

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 14/01/202418/01/2024

Três pessoas morreram nesse sábado (13) em dois acidentes registrados em rodovias que cortam o estado do Maranhão, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com informações da PRF, o primeiro acidente aconteceu por volta das 5h desse sábado, no km 568 da BR-230, na cidade de Carolina, a 860 km de São Luís. Na ocasião, um motociclista, de 44 anos, perdeu a vida ao bater na traseira de um veículo.

Já no segundo acidente, que ocorreu por volta das 13h30, no km 373 da BR-226, em Grajaú, a 580 km da capital, dois jovens, com idades de 20 e 29 anos respectivamente, morreram após o carro em que eles estavam se chocar com uma caminhonete, que era conduzida por um idoso de 64 anos.

A Polícia Rodoviária Federal informou que os jovens mortos na BR-226 era moradores do município de Grajaú.

 

 

 

Fonte: G1MA

Deixe um comentário em Acidentes em rodovias que cortam o Maranhão matam três pessoas

Ministério Público abre inquérito para apurar contratação de advogados pela prefeitura de Matões

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 13/01/202418/01/2024

A Promotoria de Justiça de Matões instaurou inquérito para apurar suposta irregularidade na contratação de escritório de advocacia na Prefeitura da cidade.

Sob o comando do promotor Renato Ighor Viturino Aragão, as investigações foram abertas após denúncias de que o Executivo municipal contratou advogados para buscar recursos do FUNDEB e FPM junto ao governo federal, mesmo já existindo diversas decisões judiciais e do TCE/MA dizendo que não é possível a contratação direta de escritório de advocacia para prestar tais serviços.

Para o representante ministerial, os fatos relevantes e já encaminhou ofícios à presidente do CPL e ao secretário de Administração de Matões requisitando informações se foi feito procedimento de dispensa de licitação e contratação direta do escritório. O prazo de envio dos documentos é de 10 dias.

Caso seja constatada a irregularidade, os responsáveis poderão ser acionados judicialmente por ato de improbidade administrativa.

 

 

 

Fonte: Neto Ferreira

Deixe um comentário em Ministério Público abre inquérito para apurar contratação de advogados pela prefeitura de Matões

Hildo Rocha é exonerado do Ministério das Cidades

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 12/01/2024

Sem explicação oficial, o deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA) foi exonerado do cargo de Secretário-Executivo do Ministério das Cidades, assim como toda sua equipe.

A decisão, assinada pelo presidente Lula, saiu no Diário Oficial da União desta sexta-feira (12).

Rocha era o segundo homem mais forte da pasta, responsável por coordenar as ações nas áreas de habitação, saneamento, mobilidade urbana e desenvolvimento regional. Ele estava no cargo desde fevereiro de 2023. O governo ainda não divulgou o motivo da exoneração e nem o nome do substituto.

 

 

Fonte: Blog do Minard

Deixe um comentário em Hildo Rocha é exonerado do Ministério das Cidades

Edilázio Júnior assume cargo na Presidência da Petrobras

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 12/01/2024

Segue a dança das cadeiras em Brasília, em um fim de recesso parlamentar movimentado na capital federal. Mais uma nomeação foi anunciada, desta vez na Petrobrás.

O suplente de deputado federal, o advogado e empresário Edilázio Júnior acaba de assumir a assessoria especial da presidência da Petróleo Brasileiro S.A.

Edilázio é mais um maranhense a ocupar importante cargo de confiança em Brasília. Além dele, o ex-deputado e ex-prefeito Gil Cutrim assumiu recentemente a diretoria da nova Área de Governança e Sustentabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

 

 

 

Fonte: Blog do Minard

Deixe um comentário em Edilázio Júnior assume cargo na Presidência da Petrobras

Homem de confiança de Flávio Dino continua no Ministério da Justiça 

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 12/01/202412/01/2024

O ex-secretário-executivo adjunto do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Diego Galdino, que havia sido desligado ontem (11|) está de volta à pasta. A exoneração fazia parte do início da transição de comando, que terá Ricardo Lewandowski como novo ministro, porém o presidente Lula determinou o retorno de Galdino ao cargo, nesta sexta (12).

Diego é um dos principais aliados do ex-ministro Flávio Dino, que deixou o MJ para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) a partir do dia 22 de fevereiro. Galdino ocupou quatro secretarias no governo Dino.

A decisão que anulou sua exoneração, assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi divulgada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (12).

 

 

 

Fonte: Blog do Minard

Deixe um comentário em Homem de confiança de Flávio Dino continua no Ministério da Justiça 

Comando do PSDB de Codó fica com o prefeito Zé Francisco

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 12/01/202416/01/2024

Na tarde desta quinta-feira (11), em São Luís, foi realizada uma reunião estratégica entre o prefeito Dr. Zé Francisco e o presidente estadual do PSDB e Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Sebastião Madeira, Emanuel Coimbra, Paulinho Baião, Dr. Igor Lamarck e demais autoridades.

Em um gesto de compromisso, o Dr. Zé Francisco assume a presidência do PSDB em Codó, em uma aliança estratégica entre o Governador Carlos Brandão, Sebastião Madeira e o prefeito.

Ao ser questionado sobre a parceria, Sebastião Madeira, Presidente do PSDB do Maranhão, expressou seu entusiasmo, destacando a importância do prefeito de Codó assumir a liderança do partido no município.

Por sua vez, o prefeito Dr. Zé Francisco compartilhou sua alegria com a parceria firmada. “Estou muito feliz com essa colaboração que só tende a crescer a cada dia com o nosso governador Carlos Brandão, o presidente do PSDB Sebastião Madeira. Tenho a plena certeza que juntos vamos levar grandes melhorias para o nosso município”, ressaltou o prefeito.

Deixe um comentário em Comando do PSDB de Codó fica com o prefeito Zé Francisco

Nova Jerusalém recebe limpeza de ruas, terraplanagem e iluminação pública

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 11/01/202411/01/2024

A Prefeitura de Codó está ampliando esforços para melhorar as condições no Bairro Nova Jerusalém. Sob a gestão da Secretaria Municipal de Infraestrutura, uma série de iniciativas foi implementada, incluindo limpeza de ruas, trabalhos de terraplanagem e aprimoramento da iluminação pública.

Nesta sexta-feira, dia 12, está programada a entrega do novo Poço Artesiano e a inauguração da praça na rua Nossa Senhora Aparecida. Essas ações visam atender às demandas essenciais da comunidade e marcam um passo significativo na melhoria das condições locais.

Essas ações são parte de um compromisso mais amplo do prefeito Dr. Zé Francisco em garantir um desenvolvimento em todas as áreas de Codó.

 

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura Codó

Deixe um comentário em Nova Jerusalém recebe limpeza de ruas, terraplanagem e iluminação pública

Locadoras de Veículos vendiam notas fiscais falsas para prefeituras

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 11/01/202411/01/2024

Um esquema milionário de venda de veículos em Prefeituras do Maranhão foi desarticulado pela operação Carro-Chefe, deflagrada pela Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU). As irregularidades também foram cometidas nos estados do Pará, Piauí e Tocantins.

A investigação se iniciou após denúncia apresentada à CGU relativa a supostas irregularidades ocorridas em uma licitação de uma prefeitura maranhense, na qual sagrou-se vencedora uma das empresas participantes do esquema.

Com o aprofundamento dos trabalhos, verificou-se que quatro empresas inter-relacionadas adquiriam veículos novos, utilizando-se de benefícios fiscais concedidos a locadoras na aquisição para o seu próprio patrimônio, mas acabavam revendendo tais bens para os municípios. As quatro empresas juntas emitiram, entre 2016 e parte de 2019, 623 notas fiscais, totalizando R$ 65.907.404,79, para 209 municípios, sendo 23 do Pará, 21 de Tocantins, dois do Piauí e, principalmente, 163 do Maranhão.

A CGU identificou um prejuízo potencial de R$ 53.524.540,74 milhões, que corresponde a 81% do valor das notas emitidas, em virtude de: não ter havido a transmissão de propriedade dos veículos para os municípios adquirentes; emissão de documentos fiscais com chassis inexistentes; descontos recebidos nos respectivos automóveis, sem repasse às prefeituras, ocasionando superfaturamento no valor dos bens.

Também foram constatados pagamentos antecipados por município, ou seja, antes mesmo que a empresa revendedora adquirisse junto à concessionária ou ao fabricante. Para os veículos que estão em nome dos municípios, foi verificado que tais emplacamentos, efetivados junto ao DETRAN-MA e ao DETRAN-SP, ocorreram com base em documentos (principalmente notas fiscais) falsificados.

Além disso, recursos federais, transferidos para os Fundos Municipais de Saúde, Fundos de Assistência Social e de Precatórios do FUNDEF, foram utilizados na aquisição dos veículos provenientes destas locadoras.

As operações irregulares de vendas de veículos aos municípios causaram prejuízos de diversas naturezas, desde os tributos que não foram pagos, em razão de as empresas adquirirem seu estoque com benefício fiscal, até o dano com a não entrega dos bens e pelo superfaturamento dos valores.

A Operação Carro-Chefe consiste no cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão, em endereços de pessoas físicas e jurídicas nas cidades de Santa Inês (MA), Santa Luzia (MA) e Pindaré-Mirim (MA), assim como no afastamento do sigilo fiscal dos envolvidos. O cumprimento das medidas conta com a participação de cinco auditores da CGU e de 28 policiais federais.

 


 

Fonte: Neto Ferreira

Deixe um comentário em Locadoras de Veículos vendiam notas fiscais falsas para prefeituras

Associação de Mães e Familiares de Pessoas com Deficiência vão ganhar sede provisória 

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 11/01/202411/01/2024

Reconhecendo a dedicação e esforço das mulheres e mães que enfrentam o desafio de criar filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou outras deficiências, a Associação de Mães e Familiares das Pessoas com Deficiência da Região dos Cocais destaca-se na busca por fortalecer o apoio e implementar políticas públicas de saúde. A associação recebeu apoio para uma sede provisória, devidamente equipada, e espaço para o atendimento das crianças, através do dr. Pedro Neres em parceria com o vereador Pastor Max.

Diante desse compromisso, atendendo ao convite das mães da Associação, foi firmada a parceria para garantir um local adequado e a equipe necessária para o funcionamento eficaz da associação, além de assegurar um espaço apropriado para o atendimento das crianças. Uma das iniciativas inclui a abordagem junto à equipe da Secretaria de Saúde para a ampliação do atendimento terapêutico para crianças a partir de 12 anos.

O prefeito dr. José Francisco destaca-se nessa empreitada, tendo já melhorado significativamente o atendimento, eliminando filas que anteriormente se formavam na porta do Centro de Especialidades Clínicas (CEC), com a reforma e ampliação dos serviços. Este compromisso reflete a busca contínua por avanços, ouvindo principalmente as mães que enfrentam desafios e necessitam desse suporte essencial.

O esforço conjunto visa não apenas aprimorar o atendimento existente, mas também fortalecer a voz das mães na defesa de políticas públicas que garantam uma melhor qualidade de vida para seus filhos e suas famílias.

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário em Associação de Mães e Familiares de Pessoas com Deficiência vão ganhar sede provisória 

Paginação de posts

Página 1 … Página 120 Página 121 Página 122 … Página 147
Copyright © 2026 Blog dos Cocais. Todos os Direitos Reservados.