O Governo Federal lança nesta sexta-feira (27), o Plano Safra da Agricultura Familiar no Maranhão. A solenidade será realizada a partir das 14h no Palácio Henrique de La Rocque, no Jardim Renascença. Também será anunciado pelo Governo do Estado um conjunto de ações direcionadas aos produtores rurais de todas as regiões. O evento terá a presença do governador Carlos Brandão e do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
O Plano Safra marca a retomada do apoio do Governo Federal ao trabalho de famílias rurais em todo o país. Serão investidos mais de R$ 70 bilhões em políticas públicas para aumentar a produção sustentável e a oferta de alimento, ampliar a capacidade produtiva da agricultura familiar com acesso a maquinários adequados, desconcentrar o crédito rural, promover a inclusão produtiva, dentre outras medidas.
A solenidade também contará com o anúncio de um pacote de ações do Governo do Estado para os produtores rurais. As ações incluem a entrega de títulos de propriedade; reconhecimento de comunidades quilombolas; entrega de casas para produtores no município de Água Doce; entrega de escrituras públicas de propriedades a beneficiários do Crédito Fundiário; lançamento da campanha de adesão ao Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (Siraf); além de anúncio da Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), do Programa de Aquisição de Alimentos Indígena (PAA Indígena) e do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf).



O vereador Araújo Neto informou que a área que Chiquinho da FC está realizando a derrubada da mata é de sua propriedade. Segundo o parlamentar, o empresário havia comprado a propriedade do ex-prefeito de Codó já falecido, Reinaldo Zaidan. Araújo Neto apresentou, também, documentos da secretaria estadual do Meio Ambiente do Maranhão autorizando o trabalho de limpeza da área. E afirmou que o terreno não pertence ao quilombola São Benedito dos Colocados.
O Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Codó, Dr. Weskley Pereira de Morais, constatou durante audiência realizada na terça-feira (24) que Maria José, dona do “Espetinho das Amigas” está trabalhando legalmente na Praça Vieira Gomes, conhecida Praça da Mangueirinha.


cirurgias oftalmológicas realizado na cidade de Timon no último fim de semana.
que transportam os alunos da rede pública municipal, além de funcionários contratados, e os levou para um passeio no povoado Rio Grande dos Lopes, onde simulou-se um abraço a uma área de devastação ambiental.
O Partido da Mulher Brasileira (PMB) de Codó tem realizado inúmeras reuniões para fortalecer a sigla partidária. No sábado passado (21) o partido realizou um encontro com cerca de 80 pessoas presentes. O PMB codoense está sendo presidido pela professora Rosina Benvindo.
legenda já tem seis mulheres pré-candidatas ao legislativo municipal. A presidente Rosina Benvindo informou que outras mulheres estão demonstrando interesse em disputar a vaga de vereadora. Atualmente, Codó tem apenas uma representante das mulheres: a vereadora Leda Torres.
Sete homens também demonstraram interesse em marchar junto com PMB na disputa para vereador de Codó.