Pular para o conteúdo
  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica
Blog dos Cocais

Blog dos Cocais

O Blog da Região dos Cocais

  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica

Prefeito Zé Francisco revela que escola do povoado Rumo faz parte de Coroatá

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 18/02/202418/02/2024

O prefeito Zé Francisco declarou não poder utilizar a escola construída no povoado Rumo, na região de Limoeira/Santa Velha, zona rural de Codó, porque o prédio é de responsabilidade do governo estadual. Zé Francisco explica ainda que o acabamento do prédio não foi finalizado.

Outro detalhe colocado pelo prefeito codoense é que a escola construída está em uma área territorial do município de Coroatá. Segundo ele, isso aconteceu após a realização do último Censo Demográfico.

O prédio foi levantado pelo então governador Flávio Dino durante o governo municipal de Zito Rolim, há cerca de nove anos. Até agora o governo estadual não concluiu a obra.

Zé Francisco disse que o teto não teve o forro colocado ainda. O poço tubular não foi perfurado e os acabamentos ainda estão por ser finalizado. Não existe condições de colocar os alunos na escola inacabada. Há também um atraso do governo estadual em repassar duas parcelas para a construtora responsável pela obra.

O prefeito informou também que a professora responsável pelas aulas no povoado Rumo recebe o salário da prefeitura de Codó e mora em Coroatá.

1 comentário em Prefeito Zé Francisco revela que escola do povoado Rumo faz parte de Coroatá

Descaso com a educação registra escola construída na zona rural de Codó e alunos não podem entrar

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 18/02/202418/02/2024

Uma escola foi construída pelo governador Flávio Dino no povoado Rumo, na região de Limoeira/Santa Velha, zona rural de Codó, e os alunos nunca entraram para assistir aula. A denúncia foi feita pelo pré-candidato a prefeito de Codó e servidor público federal, Arlindo Salazar.

O pré-candidato usou as redes sociais para mostrar um vídeo-denúncia do local.

Arlindo Salazar inicia mostrando as péssimas condições da escola onde as crianças assistem aula no povoado Rumo e região. No entanto, ao lado da casa onde é dada as aulas há um prédio construido para ser a escola. A obra, segundo Arlindo Salazar, foi feita pelo governador Flávio Dino, durante o a gestão do prefeito Zito Rolim.

Salazar lembra que a escola está fechada, sem receber os alunos, durante os governos dos prefeitos Zito Rolim, Francisco Nagib e Zé Francisco.

O pré-candidato a prefeito cobra uma ação dos governantes estaduais e municipais sobre a situação em que se encontra a escola nova e fechada. Arlindo Salazar questiona o que os vereadores e o prefeito estão fazendo para que a escola possa funcionar. Segundo ele, falta interesse e responsabilidades dos políticos codoenses na valorização da educação dos estudantes da zona rural do município.

O BLOG DOS COCAIS tentou contato, através de telefone, com o prefeito Zé Francisco e a secretária municipal de Educação, Maria do Carmo. Porém, até o fechamento da matéria não recebemos nenhum retorno da administração municipal sobre o assunto.

Confira mais imagens das duas escolas no povoado Rumo:

 

Deixe um comentário em Descaso com a educação registra escola construída na zona rural de Codó e alunos não podem entrar

Vereador passa a mão na bunda de colega durante sessão da Câmara de Coroatá

FacebookXWhatsApp
por Natália Melo em 18/02/2024

Uma cena inusitada e polêmica foi registrada durante uma sessão parlamentar na última quinta-feira (15) na Câmara de Vereadores de Coroatá.

O vereador Jardel Scott passou a mão nas nádegas do colega vereador Ricardo Baratão no momento em que o mesmo discursava na tribuna da Câmara Municipal de Coroatá.

A atitude chamou atenção e causou surpresa em todos os presentes, pois o parlamentar se sentiu constrangido. Batatão solicitou que a cena fosse registrada nos “anais da casa” e irá representar contra o colega no Conselho de Ética da Casa.

Deixe um comentário em Vereador passa a mão na bunda de colega durante sessão da Câmara de Coroatá

Inscrições para o Superpedal Adventure em Codó encerram dia 29 de fevereiro

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 18/02/2024

A coordenação do Superpedal Adventure Codó liberou um lote extra para inscrições até o dia 29 de fevereiro, para 1ª etapa Campeonato Maranhense de Estrada Speed e a 1ª Corrida da Alegria. As disputas acontecem no dia 3 de março.

A 1ª etapa Campeonato Maranhense de Estrada Speed promete muita emoção e alta adrenalina para os participantes. Serão 16 categorias e medalhas distribuídas para todos os atletas. Serão mais de 9 mil reais em premiações e troféus até o 5º colocado.

As premiações nas categorias serão as seguintes:

ELITE MASCULINO E FEMININO
1° lugar – R$ 700,00
2° lugar – R$ 500,00
3° lugar – R$ 250,00

SUB-23, SUB-30, E MASTERS MASCULINO E FEMININO
1° lugar – R$ 300,00
2° lugar – R$ 200,00
3° lugar – R$ 100,00

No dia 3 de março ocorre também a Corrida da Alegria. A disputa acontece no Centro Olímpico de Codó, próximo ao Supermercado Mateus. Está programado para iniciar às 6h00.

A Corrida da Alegria terá dois percursos, de 5 Km e 10 Km em 12 categorias. A inscrição custa 35 reais.

A Corrida da Alegria é um projeto de sucesso em outros estados, com o objetivo de promover o esporte, a saúde a interação social e a alegria na comunidade. Um evento com a participação de palhaços, muita música, atrações musicais e shows. Outra característica da Corrida da Alegria é que os atletas participem com fantasias criativas e divertidas.

Os interessados tem maiores informações através do endereço eletrônico: https://app.sprinta.com.br/

Deixe um comentário em Inscrições para o Superpedal Adventure em Codó encerram dia 29 de fevereiro

OAB lança nota de repúdio contra prefeito após chamar advogada de égua

FacebookXWhatsApp
por Natália Melo em 18/02/202418/02/2024

A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Subseção Presidente Dutra, publicou nota de repúdio contra o prefeito de Graça Aranha, Ubirajara Rayol Soares, após ter agredido verbalmente uma advogada chamando-a de égua. Na nota da OAB é colocado que é inaceitável que “autoridades públicas se permitam proferir discursos de cunho misógino e ofensivo”, em pleno século XXI.

É colocado na nota de repúdio, também, que a Ordem expressa o “desejo de que situações semelhantes não se repitam no futuro e prestamos nossa total solidariedade à profissional ofendida”.

Confira a NOTA DE REPÚDIO da OAB abaixo:

A OAB Subseção Presidente Dutra, por meio da Comissão da Mulher e da Advogada, vem através desta, expressar veemente repúdio às palavras proferidas pelo Prefeito do município de Graça Aranha, Ubirajara Rayol Soares, conhecido como Bira, dirigidas a uma mulher advogada, utilizando o termo depreciativo “égua”.

É inadmissível que em pleno século XXI, em um contexto onde a igualdade de gênero e o respeito às mulheres são valores fundamentais, autoridades públicas se permitam proferir discursos de cunho misógino e ofensivo. Tal atitude não apenas desrespeita a dignidade da profissional em questão, mas também perpetua a cultura do machismo e da violência de gênero.

Assim, a Comissão da Mulher e da Advogada da OAB Presidente Dutra ressalta que as mulheres advogadas merecem ser tratadas com o devido respeito e consideração, sem que sua competência profissional seja questionada ou sua integridade moral atacada.

Por fim, reiteramos nosso compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e repudiamos veementemente qualquer forma de discriminação ou violência de gênero, bem como expressamos nosso desejo de que situações semelhantes não se repitam no futuro e prestamos nossa total solidariedade à profissional ofendida.

Presidente Dutra(MA), 16 de fevereiro de 2024.

Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Presidente Dutra

Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção de Presidente Dutra

Fonte: Blog do de Sá

Deixe um comentário em OAB lança nota de repúdio contra prefeito após chamar advogada de égua

Caxias: Polícia Rodoviária Federal recupera Caminhonete furtada em Recife

FacebookXWhatsApp
por Natália Melo em 17/02/202417/02/2024

 

No início da noite de sexta-feira (16), por volta das 18h, uma equipe Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava deslocamento operacional de ronda na BR-316, quando na altura do Km 565, sentido decrescente, em Caxias/MA, avistou uma caminhonete Fiat/Toro, vermelha, realizando uma ultrapassagem em local proibido. Os policiais rodoviários federais realizaram o acompanhamento e abordagem ao veículo no km 557 da BR 316.

Iniciada a fiscalização, verificou-se que o veículo estava em posse de um nacional de 29 anos de idade, não habilitado, acompanhado de um passageiro, que também tem 29 anos.

O condutor apresentou um documento fora dos padrões. Diante do exposto, a equipe procedeu à análise do veículo, sendo constatado, através de identificação veicular e consultas aos Sistemas informatizados, que o veículo apresentava adulteração nos elementos de identificação. Após análise mais aprofundada feita pela equipe, foi possível chegar ao veículo original, um Fiat Toro Freedom AT9 D, vermelho, de placa da cidade de Recife, capital de Pernambuco, com restrição de furto, ocorrido no dia 12 de maio do ano passado, registrada pela Polícia Civil de Olinda/PE.

Indagado sobre a origem do veículo, o envolvido informou que havia adquirido o veículo com uma entrada de R$ 30.000,00, mais 48 parcelas de R$ 2.700 reais, não tendo sido transferido para sua propriedade o veículo até a quitação do mesmo.

Diante das informações obtidas foram constatados, a princípio, os seguintes delitos: Adulteração de sinal identificador de veículo automotor; Localização/recuperação de veículo; e Receptação De Veículo.

A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de Polícia Civil em Caxias para as providências que o caso requer.

 

 

 

Fonte: PRF – Núcleo de Comunicação Social

Deixe um comentário em Caxias: Polícia Rodoviária Federal recupera Caminhonete furtada em Recife

Canal no Bairro Santo Antônio é desobstruído para evitar transtornos aos moradores

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 17/02/202418/02/2024

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, intensifica as ações de prevenção contra alagamentos e realizou a limpeza e desobstrução do canal que atravessa o Bairro Santo Antônio na tarde desta sexta-feira (16). A iniciativa visa evitar transtornos à população durante o período chuvoso.

“Esta ação é fundamental para prevenir alagamentos e garantir a segurança da população durante o período chuvoso”, enfatizou o prefeito Dr. Zé Francisco.

A limpeza do canal irá promover o escoamento adequado da água, evitando alagamentos e transtornos como inundações de casas e comércios, além de prevenir a proliferação de mosquitos e doenças. A ação também contribui para a melhoria da qualidade ambiental do bairro.

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó

Deixe um comentário em Canal no Bairro Santo Antônio é desobstruído para evitar transtornos aos moradores

Pesquisa mostra cenário com empate técnico entre Zé Francisco e Zito Rolim

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 16/02/202416/02/2024

A pesquisa eleitoral realizada em Codó pelo Instituto de Pesquisa MBO, no período de 7 a 9 de fevereiro, mostra empate técnico entre o prefeito Zé Francisco é o ex-prefeito Zito Rolim na disputa para prefeito de Codó.

No cenário onde são citados os pré-candidatos Zé Francisco, Zito Rolim, Chiquinho Oliveira, Camilo Figueiredo, Dr. Nelson, Guilherme Oliveira, Yuri Côrrea, Reinaldo Bezerra e Amarildo Filho, aparece o prefeito de Codó disputando a reeleição com 29,5% das intenções de votos. Zito Rolim apresenta 27,2%, em segundo lugar.

A pesquisa entrevistou 600 eleitores nas zonas urbana e rural de Codó. Ela tem margem de erro de 4,17% para mais ou para menos. E foi registrada no TSE com número 03307/2024 MA.

Ilustração divulgada pela assessoria da Prefeitura de Codó

O ex-deputado Camilo Figueiredo aparece em terceiro lugar com 4%. O advogado Guilherme Oliveira tem 3,5%. Yuri Côrrea aparece com 2,1%.

Os pré-candidatos Reinaldo Bezerra, Amarildo Filho e Dr. Nelson aparecem com 1% cada.

Não sabem/não opinam são 13,1%.

Este cenário da pesquisa eleitoral foi divulgado pela assessoria do prefeito Zé Francisco.

 

1 comentário em Pesquisa mostra cenário com empate técnico entre Zé Francisco e Zito Rolim

Mulher é baleada pelo ex que não aceitava fim do relacionamento em Coroatá

FacebookXWhatsApp
por Natália Melo em 16/02/202418/02/2024

Na noite da última quarta-feira (14), uma tentativa de feminicídio foi registrada no bairro Americanos em Coroatá. Uma mulher identificada como Lindomara, 22 anos, foi baleada por dois disparos pelo ex-companheiro, conhecido como César, que não aceitava o fim do relacionamento.

A mulher foi socorrida por vizinhos e foi levada à UPA de Coroatá e transferida para o Hospital Macrorregional em estado grave com ferimentos no pulmão, fígado e rim.

Segundo informações, César é casado com outra mulher e tinha um relacionamento extraconjugal com Lindomara, desse relacionamento, eles têm um filho de um ano que presenciou o crime. Lindomara tentava terminar o relacionamento com César há algum tempo e o mesmo não aceitava.

César após efetuar os disparos fugiu tomando rumo ignorado. A polícia continua à procura do suspeito. O caso está sendo investigado como crime de tentativa de feminicídio.

Deixe um comentário em Mulher é baleada pelo ex que não aceitava fim do relacionamento em Coroatá

Traficantes presos em Timon durante operação de combate ao narcotráfico

FacebookXWhatsApp
por Natália Melo em 16/02/202418/02/2024

A Polícia Civil do Maranhão prendeu em flagrante, nessa quinta-feira (15), um grupo de seis pessoas pelo crime de tráfico de drogas durante uma operação de combate ao narcotráfico executada pelas delegacias de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no município de Timon.

Após troca de informações entre a DENARC e a DHPP, as equipes se deslocaram até um ponto onde estaria ocorrendo o comércio de entorpecentes, no bairro Parque União e, durante a abordagem, localizaram com o grupo uma quantidade de entorpecentes, dos tipos maconha e crack, já embalados e prontos para serem vendidos na região.

Além dos entorpecentes, os policiais também encontraram e apreenderam apetrechos que estariam sendo utilizados no tráfico de drogas, dinheiro trocado e celulares.

As pessoas detidas no local foram apresentadas, em seguida, na Central de Flagrantes de Timon e, após os procedimentos, foram encaminhadas a uma unidade prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

 

 

 

Fonte: PC-MA

Deixe um comentário em Traficantes presos em Timon durante operação de combate ao narcotráfico

Paginação de posts

Página 1 … Página 113 Página 114 Página 115 … Página 147
Copyright © 2026 Blog dos Cocais. Todos os Direitos Reservados.