Pular para o conteúdo
  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica
Blog dos Cocais

Blog dos Cocais

O Blog da Região dos Cocais

  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica

PSB aguarda decisão de Zito Rolim e abre as portas para petistas chateados

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 25/02/202425/02/2024

O presidente do diretório municipal do PSB de Codó, Marcelo Coelho, declarou que o partido está de portas abertas para os petistas codoenses que pretendem deixar a legenda após o anúncio da filiação do empresário e pré-candidato Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho da FC, no PT.

Coelho afirmou que o PSB tem interesse de ampliar a legenda com pessoas que tem um posicionamento de centro-esquerda verdadeiro. Ele avisa que aqueles que deixarem a sigla petista podem chegar no Partido Socialista Brasileiro que serão bem vindos.

Sobre as eleições municipais, Marcelo Coelho disse que o partido aguardo um prazo que foi dado para o ex-prefeito Zito Rolim definir a pré-candidatura e se filiar no PSB. O prazo é até o final da primeira quinzena de março.

Caso Zito Rolim não defina o seu destino político se filiando no PSB, Coelho revelou que a legenda pode apresentar o pré-candidato próprio ou fazer parte da frente que está sendo formada por alguns jovens empresários, advogados e servidores públicos em oposição ao prefeito Zé Francisco.

Deixe um comentário em PSB aguarda decisão de Zito Rolim e abre as portas para petistas chateados

Prefeito do Maranhão retorna ao cargo após decisão do Tribunal de Justiça

FacebookXWhatsApp
por Natália Melo em 25/02/2024

Francisco Júnior, o Dr. Júnior (PDT), prefeito de São Luís Gonzaga, retornou ao cargo na última sexta-feira (23), após uma nova decisão favorável do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten.

O prefeito havia sido afastado na quarta-feira (21) por uma liminar que o acusava de descumprir um acordo para realizar concurso público na administração municipal.

A defesa do prefeito Dr. Júnior recorreu ao TJMA, alegando que a liminar violava as ordens administrativa e econômica do município, e que a criação do número de cargos exigidos pelo acordo era inviável financeiramente e desnecessária administrativamente. O desembargador Velten acatou o argumento e suspendeu a liminar.

O prefeito comemorou a decisão e fez o anúncio em suas redes sociais, convidando a todos para uma festa na cidade para celebrar o seu retorno ao cargo.

Deixe um comentário em Prefeito do Maranhão retorna ao cargo após decisão do Tribunal de Justiça

Suspeito de duplo homicídio é preso durante festa em Caxias

FacebookXWhatsApp
por Natália Melo em 25/02/202425/02/2024

Na tarde da última sexta-feira (23), foi preso, Marllysson Jean Lima Martins, de 21 anos, suspeito de ser o autor de um duplo homicídio praticado no dia 04 de fevereiro, durante uma festa em bar no Centro de Caxias.

As vítimas, um homem e uma mulher, que segundo a Polícia Civil não se conheciam, foram identificadas como Rodrigo Gomes da Silva, de 31 anos, e Erika Fernanda Coutinho Guimarães, de 20 anos.

Marllysson Jean, conhecido como “Chipana”, foi preso, em cumprimento a um mandado de prisão temporária, pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Segundo as investigações, o alvo dos disparos era Rodrigo, mas Erika acabou sendo atingida por bala perdida, pois estava próxima. O motivo do crime teria sido uma discussão entre Marllysson e Rodrigo horas antes do crime.

O crime aconteceu por volta das 3h30 da madrugada, do dia (04) em um bar localizado no Centro da cidade. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Zilmar Santana, Rodrigo teve uma discussão com o assassino após sair de um aniversário, horas antes do ocorrido. De acordo com informações, o assassino teria dito que mataria Rodrigo até o fim da noite.

Deixe um comentário em Suspeito de duplo homicídio é preso durante festa em Caxias

Inaugurado novo sistema de abastecimento de água no povoado Livramento da City

FacebookXWhatsApp
por Natália Melo em 24/02/202425/02/2024

 

Após anos de espera, os moradores do povoado Livramento da City, em Codó, tiveram um motivo especial para comemorar. O tão aguardado sistema de abastecimento de água foi entregue pela gestão do prefeito Dr. Zé Francisco, em uma cerimônia marcada por emoção e alegria.

Há 40 anos almejavam por esse momento, e agora, finalmente, a realidade se transformou. A inauguração do poço artesiano representa não apenas o acesso à água de qualidade, mas também um marco histórico para a comunidade.

O morador José Francisco, conhecido carinhosamente como Cabelo, expressou a felicidade em nome dos moradores. “Estamos extremamente felizes e aliviados por finalmente termos água de qualidade em nossas casas. Era um sonho que parecia distante, mas hoje se tornou realidade”, compartilhou emocionado.

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Chiquinho do Saae, ressaltou o empenho da equipe para concretizar o projeto. “Foi um longo processo, mas com dedicação e trabalho em equipe, conseguimos trazer água potável para os moradores de Livramento da City”, destacou.

O prefeito de Codó, Zé Francisco, também expressou sua gratidão e compromisso com a comunidade. “É com imensa satisfação que participo deste momento histórico para o Livramento da City. Nosso governo está comprometido em levar qualidade de vida para todos os cidadãos de Codó, e a inauguração deste poço é um passo significativo nessa direção. Continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir o bem-estar e o progresso de nossa cidade”, enfatizou.

Com a inauguração do poço artesiano, os moradores agora têm acesso regular e seguro à água potável, proporcionando mais qualidade de vida para os codoenses do povoado Livramento da City.

 

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó

Deixe um comentário em Inaugurado novo sistema de abastecimento de água no povoado Livramento da City

Praça no Bairro São Sebastião é recuperada com novos espaços de lazer

FacebookXWhatsApp
por Natália Melo em 24/02/202425/02/2024

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), está empenhada na revitalização da Praça Ana Alice, localizada no Bairro São Sebastião. Segundo o Secretário Edinho Freire, a iniciativa é uma resposta necessária aos danos acumulados pela estrutura ao longo do tempo.

“A reforma visa não apenas à recuperação da praça, mas também à criação de novos espaços de lazer. Com um novo projeto de paisagismo, a praça promete se tornar um local ainda mais atraente e acolhedor para os moradores do bairro e visitantes”, declarou o secretário.

A obra, além de trazer benefícios estéticos, representa um investimento no bem-estar e na qualidade de vida dos moradores, compromisso do prefeito Dr. Zé Francisco.

 

 

 

Fonte: Ascom- Prefeitura de Codó

Deixe um comentário em Praça no Bairro São Sebastião é recuperada com novos espaços de lazer

Municípios vão receber mais de R$ 61 milhões de FPM no 2° decêndio de fevereiro

FacebookXWhatsApp
por Natália Melo em 23/02/2024

Os municípios maranhenses vão receber mais de R$ 61 milhões referente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esse valor será distribuído entre as prefeituras do Estado e corresponde à parcela do 2° decêndio do mês de fevereiro de 2024.

São Luís, a capital do estado, recebe o maior valor, totalizando mais de R$ 9 milhões. Entre os municípios do estado que receberão as maiores quantias estão: Caxias, Imperatriz, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, que recebem R$ 877.475,45 cada.

Já os municípios como Central do Maranhão, Feira Nova do Maranhão, Governador Luiz Rocha, Graça Aranha e Lagoa do Mato recebem R$ 131.621,16 cada. O valor é o menor para o estado.

Segundo o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), no Maranhão, até o dia 20 de fevereiro, nenhuma das prefeituras do estado estava impedida de receber o valor do FPM.

É importante destacar que, de acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a distribuição dos recursos é feita conforme o número de habitantes, segundo a Lei 5172/66 (Código Tributário Nacional) e o Decreto-Lei 1881/81.

Segundo o consultor de orçamento Cesar Lima, o segundo decêndio de fevereiro de 2024, é cerca de 36% maior do que o mesmo período do ano passado e também relativamente maior do que o mesmo período do mês passado.

“É um dado positivo que demonstra um crescimento da arrecadação e dos repasses para os municípios brasileiros por meio dessa transferência constitucional. Esse recurso é um recurso financeiro, que pode ser usado em qualquer ação, em qualquer despesa das prefeituras. Pode ser pagamento de pessoal, pagamento de dívidas, é um recurso financeiro de livre utilização por parte dos gestores. E o que é interessante é que ele pode também ser usado para resolver questões que deixem os municípios na lista dos municípios bloqueados de receber o FMP”, comenta.

 

 

 

Fonte: Brasil 61

Deixe um comentário em Municípios vão receber mais de R$ 61 milhões de FPM no 2° decêndio de fevereiro

Prefeitos do Maranhão são afastados dos cargos em menos de 24 horas

FacebookXWhatsApp
por Natália Melo em 23/02/2024

 

Nas últimas 24 horas, três prefeitos do Maranhão foram afastados dos seus respectivos cargos por decisões do Poder Judiciário. Perderam os mandatos o prefeito de Cândido Mendes, José Bonifácio Rocha, conhecido como ‘Facinho’, o prefeito de São Luís Gonzaga, Dr. Francisco Júnior e a prefeita de Santa Luzia, Francilene Paixão de Queiroz, conhecida como, ‘França do Macaquinho’.

Em Cândido Mendes, o prefeito Facinho, foi afastado devido a uma ação popular, o mesmo é acusado de fraude em processo licitatório para construção de uma estrada vicinal no valor de R$ 2,6 milhões. A decisão é da juíza Bruna Athayde Barros, que é da comarca de Bacuri, que atendeu ao pedido feito na ação popular.

Em São Luís Gonzaga, o prefeito Dr. Francisco Júnior, foi afastado inicialmente pelo prazo de 90 dias por descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), realizado em 15 de dezembro de 2021, no qual se comprometeu em realizar concurso público para cargos de administração municipal. O acordo encerrou em 31 de dezembro de 2022 e não houve qualquer resposta por parte do município em relação à realização do concurso público.

Já em Santa Luzia, a prefeita França do Macaquinho, por decisão do juíz Bruno Barbosa Pinheiro que acatou ação do Ministério Público que determinou a perda do cargo da prefeita, a mesma foi afastada por esta razão, além da aplicação de multa de R$ 63,3 milhões. A gestora foi acusada pelo promotor Leonardo Santana Modesto de desvios da ordem de R$ 64 milhões da Previdência Municipal.

1 comentário em Prefeitos do Maranhão são afastados dos cargos em menos de 24 horas

Homem preso por crime de tráfico de drogas em Vargem Grande

FacebookXWhatsApp
por Natália Melo em 23/02/2024

Em uma ação realizada na cidade de Vargem Grande, a Polícia Civil do Maranhão, prendeu em flagrante um homem, pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo de uso permitido, no bairro Baixa Grande. A prisão realizada na manhã da última quarta-feira(21), teve como base denúncias que apontavam a prática do tráfico de entorpecentes no bairro.

Após uma minuciosa investigação, policiais civis da Delegacia de Polícia de Vargem Grande, realizaram diversas diligências que resultaram na identificação de uma residência utilizada como ponto de venda de drogas, onde puderam observar uma intensa movimentação de usuários de drogas.

O proprietário do imóvel tentou fugir ao perceber a presença dos agentes de segurança, mas foi impedido. No interior da residência, foram encontradas diversas substâncias ilícitas, dentre as quais,16 porções de cocaína ;16 porções de maconha; uma arma de fogo de calibre .38; sete munições calibre .38 intactas, dentre outros objetos.

Diante do fato, o indivíduo teve sua prisão decretada, sendo conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Vargem Grande, para ser autuado em flagrante delito e posteriormente encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da justiça.

De acordo com o delegado Tiago Castro, titular da Delegacia de Vargem Grande, o indivíduo estava respondendo em liberdade pelo crime de tráfico de drogas, pois já havia sido preso anteriormente pela Polícia Civil, mais precisamente no dia 06 de março de 2023, na mesma residência onde continuava a vender drogas.

 

 

 

Fonte: ASCOM – Polícia Civil

Deixe um comentário em Homem preso por crime de tráfico de drogas em Vargem Grande

Chiquinho da FC  se reúne com Gleisi Hoffmann para tratar ida para o PT

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 23/02/202423/02/2024

O empresário e pré-candidato a prefeito de Codó Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho da FC, se reuniu nesta quinta-feira (22) com presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann. Na pauta, a filiação de Chiquinho da FC no PT.

O encontro foi acompanhado do senador maranhense Weverton Rocha, do deputado estadual Francisco Nagib, representantes do PT do Maranhão e do diretório nacional.

Em breve será marcada a solenidade da assinatura da ficha de filiação de Chiquinho da FC no PT.

 

1 comentário em Chiquinho da FC  se reúne com Gleisi Hoffmann para tratar ida para o PT

Meninos, eu vi os vereadores colocando a culpa no Ministério Público

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 23/02/202423/02/2024

Cadê o Parquet?

Meninos, eu vi que, naquela cidade as margens do rio Itapecuru, os vereadores estão querendo saber onde estão os representantes do Ministério Público estadual na cidade.

SOS

Na sessão da Câmara, o parlamentar agoniado avisou que uma comitiva vai a sede da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luis, procurar saber o que pode ser feito pelos professores que, segundo ele, estão sendo enganados pelo gestão municipal.

Polêmica surpreendente

Meninos, eu vi que a notícia de que o empresário pré-candidato de uma cidade da região dos Cocais vai para o Partido dos Trabalhadores sacudiu a cidade.

Matemática bolsonarista

Um aliado do empresário diz que esse casamento com o PT causa uma perda de muitos votos dos mais de 20 mil eleitores de Bolsonaro no município. Demonstrando muita preocupação, calcula matematicamente, e afirma que se perder uns 3 mil votos dos eleitores de Bolsonaro pode perder a eleição.

3 > 4

O grupo político de um prefeito dos Cocais não entende como a mesa diretora do PT pode aceitar um empresário com a opinião de apenas três membros. O grupo garante que os outros quatro diretores, que não participaram de um almoço, não aceitam o neo petista.

Diferença de 42

Meninos, eu vi uma pesquisa eleitoral recente de uma disputa em uma cidade da região dos Cocais, onde o prefeito tinha 13% e o pré-candidato do alto aparece com 55%. O detalhe é que a pergunta aparecia apenas os dois nomes. Ou tu, ou eu.

Passa a régua

E eu vi outra pesquisa eleitoral sendo realizada três dias antes de começar o carnaval. Foi uma decisão esdrúxula. Se fizessem as entrevistas com o povo no final de semana após o carnaval o resultado seria verdadeiro. E talvez bem positivo.

Chega a 20%

Muitos querem saber o porque da decisão de um ex-prefeito de ser pré-candidato a prefeito. Muitos analistas consideram que após uns 10 dias de trabalho de pré-campanha, esse ex-prefeito pode chegar a casa de duas dezenas percentuais e embolar a disputa.

Aliado de muito tempo

Meninos, eu vi que podemos ver um compadre ser o vice de um pré-candidato a prefeito de um município da região dos Cocais. No Brasil Central, ele foi apresentado com a pessoa que vai sentado na garupa. O ex-vendedor de bebidas apenas sorri.

Suíno progressista

Cada dia que se aproxima a data da eleição municipal, o vereador Landrace demonstra grande preocupação. Toda vez que visita a zona rural descobre redução no número de aliados. O Landrace esquece os motivos do abandono.

Deixe um comentário em Meninos, eu vi os vereadores colocando a culpa no Ministério Público

Paginação de posts

Página 1 … Página 111 Página 112 Página 113 … Página 147
Copyright © 2026 Blog dos Cocais. Todos os Direitos Reservados.