Pular para o conteúdo
  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica
Blog dos Cocais

Blog dos Cocais

O Blog da Região dos Cocais

  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica

Briga da Comunicação: prefeito vai ter uma conversa de pé de ouvido com equipe

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 23/11/2023

Nesta quinta-feira (23), o prefeito de Codó Zé Francisco, mesmo estando em Brasília, conversou com a reportagem do BLOG DOS COCAIS, sobre alguns assuntos, dentre eles a polêmica briga entre a equipe de comunicação da prefeitura municipal. O prefeito já tem um posicionamento sobre a questão.

Zé Francisco informou que irá conversar com os integrantes da sua assessoria de comunicação.

O prefeito considera alguns membros da equipe ainda muito novos e inexperientes.

Tudo será resolvido.

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

Deixe um comentário em Briga da Comunicação: prefeito vai ter uma conversa de pé de ouvido com equipe

Em Brasília, prefeito de Codó trabalha para conseguir mais casas do Minha Casa, Minha Vida

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 23/11/2023
As 1.480 casas serão construídas no bairro São Pedro (imagem ilustrativa)

Após ter tido a garantia do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, da construção de 1.480 casas na cidade de Codó, o prefeito Zé Francisco está em Brasília, desde quarta-feira (22), já agilizando a liberação de construção de mais unidades residenciais para o município.

Nesta quinta-feira (23), o prefeito codoense retornou ao Ministério das Cidades para articular autorização para construção de casas na zona rural codoense. O prefeito informou que o município tem cadastrado cerca de 6 mil famílias para o Programa Minha Casa, Minha Vida. A meta de Zé Francisco é construir 2.500 moradias para famílias codoenses através do Minha Casa Minha Vida. O governo Lula divulgou, no Diário Oficial da União, a construção de unidades residenciais para famílias com renda de até dois salários mínimos.

O prefeito Zé Francisco declarou que a prefeitura codoense já adquiriu uma área de 15 hectares no bairro São Pedro, para a construção das casas. Ele acredita que a sua meta de construir 2.500 casas está próxima de acontecer. No próximo ano, o governo federal irá anunciar liberação de mais recursos do programa Minha Casa, Minha Vida para construção de outras moradias.

Faltam ainda 1.020 casas para serem construídas. Um número que não está distante da prefeitura de Codó conseguir com o governo Lula.

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

 

Deixe um comentário em Em Brasília, prefeito de Codó trabalha para conseguir mais casas do Minha Casa, Minha Vida

Chiquinho do SAAE dá exemplo de gestão administrativa em Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 23/11/2023

A oposição do prefeito Zé Francisco afirma que a gestão pouco ou nada tem feito no município de Codó. Porém, há uma instituição que os adversários da gestão Cidade de Todos não criticam. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) tem desenvolvido um trabalho eficaz para a população codoense na zona urbana e rural.

O diretor geral do SAAE, Francisco de Assis Paiva Brito, conhecido Chiquinho do SAAE, está há três anos comandando os trabalhos da autarquia. Oito poços foram perfurados na cidade e no interior de Codó. Na zona rural foram perfurados três: no povoado KM 17, CIT e Alto Novo.

Na próxima semana, o SAAE tem programado a entrega de um novo poço tubular no bairro Nova Jerusalém. Segundo Chiquinho do SAAE, essa obra resolve definitivamente o problema de falta de água no bairro. Ele considera que esse poço tubular entregue no Nova Jerusalém terá o mesmo papel que o construído e entregue no bairro São Vicente do Pallotti. Lá, a população não tem mais problema com a falta de água.

No bairro Novo Milênio, Chiquinho do SAAE determinou a construção de um novo poço, porque o que tinha no bairro rompeu a tela e ficou aterrado. O novo poço já está funcionando. E o SAAE, em parceria com construtoras que constroem casas no Novo Milênio, está construindo outro poço tubular.

Chiquinho do SAAE já tem programado a entrega de um novo poço no Morro da Televisão em 15 dias. E na Trizidela, na rua Chico Costa, o SAAE estão perfurando um outro de 100 metros de profundidade. A água desse novo poço irá abastecer as famílias da rua Chico Costa, Bacuri e Malícia.

Chiquinho do SAAE já foi vereador de Codó e pretende voltar para o legislativo municipal. Ele é pré-candidato a vereador e está sem partido.

 

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

 

Deixe um comentário em Chiquinho do SAAE dá exemplo de gestão administrativa em Codó

Chiquinho da FC vai ser pré-candidato a prefeito no Podemos

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 22/11/202322/11/2023

Membros do diretório estadual do Podemos na Maranhão estão eufóricos com a possibilidade do empresário Francisco Carlos Oliveira, o Chiquinho da FC, ser o pré-candidato a prefeito de Codó pelo partido.

Conversas sobre o assunto entre o presidente estadual do Podemos, deputado federal Fábio Macedo, e o deputado estadual Francisco Nagib, filho de Chiquinho da FC, estão bem adiantadas.

Atualmente, Chiquinho da FC é filiado no PDT, partido que é comandado no Maranhão pelo senador Weverton Rocha.

Com certeza, o senador pedetista será informado da saída de Chiquinho Oliveira do partido em breve. Para o grupo político de Francisco Nagib e seu pai é interessante que façam parte de siglas partidárias ligadas ao governador Carlos Brandão.

O Podemos apresentando um pré-candidato a prefeito em Codó fará com que o governador do Maranhão fique “neutralizado” de apoiar outro aliado codoense.

O deputado federal Fábio Macedo foi um dos primeiros anunciar apoio a candidatura de Carlos Brandão ao governo do Estado.

 

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

 

Deixe um comentário em Chiquinho da FC vai ser pré-candidato a prefeito no Podemos

Prefeito Zé Francisco acaba com os “tumores” na comunicação ou enterra o governo

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 22/11/202322/11/2023

Uma orquestra quando apresenta-se ao público procura tocar com perfeição as melodias. O comando é do maestro. São repetidos ensaios com orientações do maestro e de como ele deseja que cada músico toque seu instrumento musical. Quando há erros, são corrigidos. Quando um músico repete várias vezes o erro o maestro troca de músico.

Um governo tem semelhança com uma orquestra. A gestão tem que ser perfeita para a população. E quando há erros devem ter correções e/ou mudanças. Quando o prefeito não toma as providências necessárias e rápidas o governo “desafina”.

O ocorrido nesta terça-feira (22), entre o apresentador de TV Bernardo Júnior e o assessor de Comunicação da prefeitura de Codó, Ayala Mota, mostra um desafinamento preocupante em uma das áreas mais importante de um governo que é a Comunicação.

Os atritos entre os servidores da assessoria de comunicação, da TV Liberdade e a rádio Guarapary não tem sido exceção. Troca de insultos, xingamentos, falta de respeito com os colegas, uso de equipamentos e veículos para uso pessoal, assédio sexual e moral virou rotina na equipe de comunicação do prefeito de Codó.

As gravações divulgadas nas redes sociais entre o apresentador de TV e o assessor de Comunicação demonstram que a gestão de Zé Francisco está desgarrada, sem respeito entre os colegas de trabalho e, acima de tudo, sem comando do gestor mor.

O prefeito Zé Francisco, como médico, sabe que uma infecção deve ser tratada com antibióticos. E muitas vezes é necessário se retirar o órgão contaminado do corpo do paciente.

Ao que parece, o antibiótico não tem mais forças para acabar com essa infecção que está tendo na comunicação da prefeitura. Ao que tudo indica, Zé Francisco deve retirar e acabar com a infecção ou as infecções.

A comunicação e o jurídico são as áreas mais importantes de um governo. As duas são o corpo, a mente e a alma do prefeito. Se houver erros nelas, nascem problemas para a administração.

Zé Francisco deve fazer uma sangria urgente na Comunicação. E ao que parece, os problemas não são apenas dois tumores. Na comunicação tem mais outros tumores malignos. Se o prefeito fizer uma consulta bem feita vai encontrar outras doenças quase que incuráveis na comunicação da Prefeitura de Codó.

O bisturi está nas mãos de Zé Francisco.

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

 

2 comentários em Prefeito Zé Francisco acaba com os “tumores” na comunicação ou enterra o governo

Vereadores se reúnem com prefeito Zé Francisco; ouvem, firmam aliança e reclamam

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 20/11/2023

O prefeito de Codó, Zé Francisco, se reuniu com os vereadores da base, na manhã dessa segunda-feira (20), tratando sobre o trabalho da gestão em 2023, os planos de ações para 2024, questões políticas-eleitorais e reivindicações dos parlamentares.

O enontro ocorreu no sitio do prefeito codoense e contou com a presença do líder do prefeito, vereador Galiléia; do presidente da Câmara, vereador Antônio Luz; e dos parlamentares Anderson da Trizidela, Dr. Rômulo, Domingos Reis, Irmão Gracinaldo, Pastor Max, Leda Torres e Valdek Frota.

Os vereadores Dedé do Garimpeiro e Dr. Mendes não participaram do encontro.

Na reunião, os vereadores falaram em união e trabalho para melhorar o desempenho da governo municipal. Na conversa, as palavras ação e compromisso foram bastante lembradas.

No entanto, houve cobranças de alguns vereadores ao prefeito Zé Francisco. E foi acordado também para finalizarem os atritos que tem ocorrido entre os vereadores e os parlamentares com alguns gestores das pastas da prefeitura.

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

1 comentário em Vereadores se reúnem com prefeito Zé Francisco; ouvem, firmam aliança e reclamam

Meninos, eu vi picaretagem com o dinheiro da Lei Paulo Gustavo!

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 20/11/202319/11/2023

Muito $$$ para Cultura

Com intenção de apoiar e viabilizar as manifestações artísticas e culturais no Brasil, o Governo Federal aplicou R$ 3,8 bilhões na cultura do país através da Lei Paulo Gustavo. Deste total, 146,4 milhões de reais estão destinados em investimentos culturais no Maranhão. O governo do Estado vai receber R$ 81,4 milhões para projetos culturais a serem executados. E os 217 municípios maranhenses receberam 65 milhões de reais.

Vil metal cultural

Os 17 municípios da região dos Cocais foram muito bem tratados com recursos para apoiarem projetos realizados por agitadores culturais, cantores, atores, artesãos e outros profissionais que trabalham voltados para o desenvolvimento da cultura maranhense. Vamos citar alguns municípios dos Cocais com valores que receberam do Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo. Confira:

Caxias – R$ 1.503.171,27

Codó – R$ 1.008.673,64

Coelho Neto – R$ 435.649,46

Coroatá – R$ 564.499,95

Timon – R$ 1.546.038,97

Matões – R$ 308.732,36

Parnarama – R$ 315.720,39

São João do Sóter – R$ 184.251,59

Timbiras – R$ 266.014,21

Começo do início da genes da picaretagem

Tudo estava certo para que cantores, atores, escritores, repentistas, diretores de cinema e outros profissionais da área cultural pudessem apresentar seus projetos, terem aprovados, serem publicados no Diário Oficial do Município e, em seguida, receberem os recursos depositados na conta bancária. Entretanto, quando se fala em dinheiro há gestores municipais que esquecem a honra, honestidade, seriedade, decência e a moral e apresentam propostas imorais e criminosas. Meninos, eu vi sem-vergonhice.

PCC e CV perdem feio

Em vários municípios da região dos Cocais, logo que os Diários Oficiais publicaram os resultados dos ganhadores dos projetos da Lei Paulo Gustavo, os vencedores começaram a receber telefonemas e visitas. Não eram para parabeniza-los. A conversa era para acertar a divisão do dinheiro que iriam receber. Ou seja, quem ganhou, por exemplo, 5 mil reais não iria ficar com o total. Ele teria que dar um percentual para quem ligou.

1/2 a 1/2

Meninos, eu vi absurdos! Prefeitos ligando para os agitadores culturais pedindo a metade do valor que recebeu. Isso mesmo. As ligações telefônicas não paravam. Teve cidade que o gestor falou duro no assunto de dividir o valor do recurso liberado para os profissionais que sonharam em produzir algo culturalmente sobre sua terra e seu povo. O gestor municipal queria receber 50% do valor. Quem recebeu, por exemplo, 4 mil reais tem que passar dois mil para o prefeito da região dos Cocais.

Fazer cultura para que?

Em outro município dos Cocais, o prefeito deixou claro que não era necessário fazer o projeto cultural. A única preocupação do gestor municipal era com o seu “pedaço” no seu bolso. A sêde de desviar dinheiro público é tão grande que o prefeito desse município esqueceu que os recursos da Lei Paulo Gustavo são federais. Os promotores culturais terão que prestar contas com o dinheiro que foi recebido. Meninos, eu vi que esse prefeito nunca esteve preocupado com a cultura do seu município.

Conversa no REC

Meninos, eu vi prefeito vacilão! Em outro município dos Cocais um dos promotores cultural que recebeu uma ligação do seu prefeito tratou de gravar a conversa. No dialogo, o chefe do executivo municipal fala que quer receber a metade do dinheiro. Sem saber que a conversa telefônica estava sendo gravada, o prefeito falou tantos absurdos. Ele não esquecia do dinheiro. De dez palavras, nove era R$.

Caxias ou São Luis

O promotor cultural que recebeu a ligação do prefeito da rachadinha está pensando seriamente em levar a conversa gravada para um prédio em Caxias que fica na Rua do Parnaso, 676, no bairro Ponte. Ele pensa também em ir deixar uma cópia dessa gravação em São Luis na Avenida Daniel de La Touche, nº 4000, Bairro Cohama.

De Jardinagem para bandidagem

Meninos, eu vi malandragem! Teve um município da região dos Cocais que o dono de uma empresa de jardinagem da noite para o dia se transformou em um agitador cultural. O novíssimo promotor cultural ganhou mais de 40 mil reais da Lei Paulo Gustavo. Ainda bem que ele não vai dividir meio a meio com o prefeito.

Meio milhão

Meninos, eu vi um gestor público que fez cálculos para receber cerca de 500 mil reais! Ele é bom de matemática. Se conseguir receber a metade de todos os agitadores culturais que aprovaram o projeto da Lei Paulo Gustavo, o gestor pretende ficar com meio milhão de reais no bolso. Será se ele vai conseguir?

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

Deixe um comentário em Meninos, eu vi picaretagem com o dinheiro da Lei Paulo Gustavo!

Advogado Yuri Corrêa é lançado como nova opção para prefeito de Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 19/11/202319/11/2023

O ano de 2023 já chega ao seu crepúsculo, e a política codoense ainda se apresenta indefinida, confusa e desgastada. As enquetes de blogs e pesquisas encomendadas mostram os altos índices de insatisfação com a atual situação do município e grande rejeição com os pré-candidatos já anunciados. Pelas ruas, a população apresenta um certo desânimo, como se a política codoense não tivesse mais nada de interessante, concreto e verdadeiro para apresentar. Grande parcela da população se declara revoltada com a inércia da atual gestão e, ao mesmo tempo, com um grande temor de quem poderá chegar ao poder.

Diante do atual panorama, setores da sociedade começaram ansiar por uma nova opção, alguém que representasse uma pré-candidatura sólida e inovadora. Um nome forte, sem máculas, e que não estivesse associado aos tradicionais, confusos e desgastados grupos políticos de Codó. Desta forma, após ouvir empreendedores ligados ao agronegócio, empresários, lideranças políticas e sociedade civil organizada, o nome do advogado e pecuarista Yuri Corrêa foi apontado como uma forte opção para representar uma pré-candidatura alternativa, renovadora e consistente em Codó, o que foi prontamente aceito pelo mesmo o desafio.

O extenso currículo e a expressiva carreira profissional credenciam Yuri Corrêa a pré-candidatura ao governo municipal. Ao longo dos últimos anos, o advogado codoense tem participado ativamente das gestões da OAB/MA. Entre os anos de 2016/2018 foi Conselheiro Estadual da OAB/MA e Presidente da Comissão de Articulação e Interiorização das Subseções da OAB/MA. O trabalho desenvolvido credenciou o advogado codoense a ocupar umas das vagas no Conselho Federal, representando a advocacia maranhense em Brasília entre os anos de 2019/2022. Atualmente, Yuri Corrêa, além de Presidente da Comissão de Articulação e Interiorização das Subseções da OAB/MA, é membro da Coordenação Nacional de Interiorização do Conselho Federal da OAB em Brasília.

Além da ampla atuação junto a classe advocatícia, o trabalho para o desenvolvimento do agronegócio na Região dos Cocais e capacidade de gestão fortalecem seu nome para o pleito em 2024. Desde o início do ano na presidência da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru, Yuri Corrêa não só recuperou, mas realizou a total revitalização do Parque de Exposição Walter Zaidan, tornando o espaço mais uma opção de lazer para os munícipes, aberto ao público diariamente e com programação de eventos durante todo o ano. O apogeu da capacidade de gestão de Yuri Corrêa ficou mais evidente com o grande sucesso da 49ª edição da ExpoCodó, uma das maiores feiras agropecuária do estado, que superou todas as expectativas de público, dos parceiros e expositores e gerou mais de trinta milhões de reais em negócios. A boa relação entre as diversas correntes políticas em âmbito municipal e a proximidade ao Governo do Estado tornam no nome de Yuri Corrêa viável e com condições de disputa ao cargo máximo do município.

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

 

Fonte: Ascom

1 comentário em Advogado Yuri Corrêa é lançado como nova opção para prefeito de Codó

Meninos, eu vi!

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 19/11/202319/11/2023

Meninos, eu vi! é a novidade que você vai ter no BLOG DOS COCAIS.

No século passado, ano de 1996, o jornalista Marcelo Rocha iniciou o jornal A NOTÍCIA no município de Codó. E nesse periódico semanal foi criada a coluna MENINOS, EU VI!. Nela, o eleitor tinha informações que forçavam com que ele racionasse com mais precisão para entender o que havia sido divulgado.

Com a chegada da internet, fomos obrigados a nos adaptarmos.

Agora, você está convidado para se adaptar ao processo mais rápido do que imediatamente da coluna MENINOS, EU VI!

Você está convidado.

Daqui a pouco mais de duas horas você vai saber de uma nova que estão preparando com os recursos da Lei Paulo Gustavo que valoriza e apoia a cultura dos municípios, estados e do país.

Aguarde.

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

Deixe um comentário em Meninos, eu vi!

Famílias de Arame beneficiadas com 150 Títulos de Propriedade de Imóveis

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 19/11/202319/11/2023

Após processo de regularização fundiária urbana (REURB), 150 famílias receberam títulos de propriedade de imóveis, em solenidade na tarde de quinta-feira, 16 de novembro, no salão da Igreja Católica da cidade de Arame, cidade do centro maranhense, com 25.517 habitantes.

A legitimação fundiária dos imóveis foi viabilizada pelo projeto “Registro para Todos”, realizado pela Corregedoria Geral da Justiça, Prefeitura Municipal e o cartório do Ofício Único, que compartilharam a execução dos atos necessários para regularizar a propriedade dos imóveis existentes no núcleo urbano, que antes era ocupado de maneira informal, e foram legitimados nos moldes da Lei nº 13.465/2017.

A entrega dos títulos de propriedade definitiva aos moradores foi feita durante solenidade organizada pela Prefeitura Municipal, com a participação do corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho e do juiz Douglas Lima da Guia, coordenador do Projeto “Registro para Todos”. O juiz da comarca de Arame, Alexandre Magno Nascimento de Andrade, não pôde participar da solenidade, por motivo de saúde.

Também estavam presentes o prefeito de Arame, Pedro Fernandes Ribeiro; o secretário de desenvolvimento social do Estado, Paulo Casé Fernandes; o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Maranhão (ANOREG-MA), Devanir Garcia; o tabelião Flávio Costa Silva (Cartório do Ofício Único) e a vereadora Tairan Sousa dos Reis, presidente da Câmara Municipal, representantes da comunidade e beneficiários.

As famílias beneficiadas, a maioria representada por mulheres, lotaram o salão paroquial da Igreja católica para receber os títulos de propriedade dos imóveis das autoridades, após décadas de expectativa do direito à moradia, agora com a segurança jurídica proporcionada pelo projeto.

Dentre os moradores presentes, estava o senhor Manoel Santos, 67 anos, pessoa com deficiência, que fez questão de comparecer em cadeira de rodas ao evento e ter em suas mãos o título da sua propriedade. Após a entrega, ele posou para fotos com o coordenador do projeto.

O corregedor-geral da Justiça anunciou, em sua fala, que o Município de Arame será o primeiro do Estado do Maranhão a ser 100% regularizado pelo processo de REURB. “Lanço esse desafio, hoje, para vocês. Arame será a primeira cidade do Maranhão, da Amazônia Legal, a ser 100% regularizada”, disse o desembargador.

O juiz coordenador do projeto ressaltou a parceria entre o Poder Judiciário, o Município de Arame e o cartório, e agradeceu a confiança dos moradores no Projeto e nas autoridades envolvidas, que viabilizaram a entrega das matrículas dos imóveis, concretizando o direito à moradia para as famílias de Vila Nonato.

“Chegamos, hoje, a esse ponto culminante, que é a entrega desses títulos de propriedade, concretizando não somente o direito à moradia, mas reconhecendo a dignidade de todos. Esse documento que reconhece esse direito, que já existia pela posse, torna-se definitivo pela propriedade (do imóvel)”, destacou o juiz coordenador.

O prefeito Pedro Fernandes agradeceu às equipes do Judiciário e da Prefeitura Municipal pelo trabalho. “Graças a este projeto e à parceria com o Tribunal de Justiça e o cartório, temos avançado muito na titularização dos imóveis e esperamos, até o final do nosso governo, estar com 100% da nossa área urbana regularizada e avançando muito na área rural. Esse talvez, seja o maior desafio, porque dependemos muito do INCRA e do ITERMA em alguns processos”, ressaltou o prefeito de Arame, que destacou, ainda, a emissão de certidões de registro de nascimento e documentação básica.

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

Fonte: Ascom/Corregedoria Geral da Justiça

 

Deixe um comentário em Famílias de Arame beneficiadas com 150 Títulos de Propriedade de Imóveis

Paginação de posts

Página 1 … Página 131 Página 132 Página 133 … Página 147
Copyright © 2026 Blog dos Cocais. Todos os Direitos Reservados.