Pular para o conteúdo
  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica
Blog dos Cocais

Blog dos Cocais

O Blog da Região dos Cocais

  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica

Chiquinho da FC afirma estar preparado para ser prefeito de Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 12/12/202313/12/2023

O pré-candidato a prefeito de Codó, empresário Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho da FC, declarou estar preparado para ser o próximo prefeito do município codoense. A afirmação foi dada na noite desta terça-feira (12) aos mototaxistas e taxistas que participaram de um jantar na residência do empresário.

Chiquinho da FC pediu o apoio dos taxistas e mototaxistas a sua pré-candidatura a prefeito de Codó. Lembrou que sempre gostou de política e apoiou vários candidatos a prefeito de Codó no passado. Agora, ele considera preparado para ser o próximo prefeito da cidade.

Ele afirmou estar com o apoio da família e que tem a certeza que pode se afastar das empresa do grupo FC Oliveira. “Lá atrás eu apoiava outros nomes porque achava que ainda não era a minha hora para eu poder sair do FC Oliveira, para poder entrar na vida pública. A FC Oliveira ainda dependia muito do meu trabalho e da minha presença. Conversando com a minha mulher pedi apoio e disse: tô querendo, quero ir para a vida pública porque acho que chegou a hora de dar a minha contribuição como homem público na cidade de Codó”, falou Chiquinho da FC.

Ele disse que a população codoense sabe da sua competência como empresário. E como homem público ele pretende dar tudo da sua vida para a cidade de Codó volte a ser melhor.

Atualmente, Chiquinho da FC faz parte do grupo político formado ainda pelos ex-prefeitos Zito Rolim e Biné Figueiredo. E considera que agora é a vez dele ser o candidato.

 

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

 

Deixe um comentário em Chiquinho da FC afirma estar preparado para ser prefeito de Codó

PF investiga desvio de dinheiro público em municípios do Maranhão e Piauí

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 12/12/202313/12/2023

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (12), a Operação Mustache, com o objetivo de combater desvio de recursos públicos federais destinados a Saúde e Educação em nove municípios do Piauí e do Maranhão.

A operação contou com a participação de 70 policiais federais, com o apoio dos auditores da Controladoria Geral da União – CGU. As equipes foram responsáveis pelo cumprimento de 34 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de sequestro de bens e valores em endereços vinculados aos investigados, dentre eles nove órgãos públicos municipais, além de residências e empresas vencedoras das licitações. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

A investigação teve início a partir dos resultados de auditoria interna da CGU, constatando a existência de indícios de fraude e direcionamento das contratações em benefício do grupo de empresas que se sagravam vencedoras das disputas públicas.

Na sequência, foi identificado o superfaturamento por sobrepreço e por quantidade, em razão de emissão de notas fiscais com quantidades de produtos superiores às efetivamente entregues, ou venda de “notas fiscais frias”, quando é feito o pagamento dos impostos, porém sem entrega de produtos. Ademais, apurou-se uma série de irregularidades em contratos e aditivos celebrados pelos entes com as empresas investigadas, que ensejou o sequestro de bens e valores dos investigados de mais de R$ 10 milhões.

O objetivo desta ação é interromper a prática criminosa, coletar provas para reforçar a tese investigativa e identificar outros servidores públicos ou particulares envolvidos no esquema, bem como recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados da Saúde e Educação.

O inquérito policial apura crimes licitatórios, crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O nome da operação, “Mustache” (bigode em inglês), faz referência ao uso pelo grupo criminoso dos endereços de Barbearia da capital Teresina/PI para o registro de “empresas de fachada”.

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

 

Fonte: Ascom/Polícia Federal

Deixe um comentário em PF investiga desvio de dinheiro público em municípios do Maranhão e Piauí

Prefeito participa da entrega da Agenda de Desenvolvimento do Programa Líder Cocais

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 12/12/202313/12/2023

Na noite desta segunda-feira (11), Caxias sediou a entrega da agenda de desenvolvimento do Programa Líder Cocais, um evento marcado por colaboração e visão estratégica. O Projeto LIDER (Liderança para Desenvolvimento Regional), uma iniciativa do SEBRAE, ganhou força na região dos Cocais ao unir líderes do poder público, entidades privadas e do terceiro setor.

O prefeito Dr. Zé Francisco, que participou ativamente do evento, destacou a importância da união de esforços para transformar a realidade da região. “Estamos comprometidos em promover um desenvolvimento econômico e social estruturado, alinhado com um plano de ação que beneficie a todos”, afirmou o prefeito.

O grupo LÍDER COCAIS, formado por 45 lideranças representando seis municípios da região, dedicou oito meses à construção de uma agenda propositiva para impulsionar o desenvolvimento sustentável local.

 

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

 

Fonte: Ascom/Pref. Codó

Deixe um comentário em Prefeito participa da entrega da Agenda de Desenvolvimento do Programa Líder Cocais

Vereador representa Codó em Intercâmbio Legislativo em Brasília

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 12/12/202313/12/2023

Em uma postagem feita em suas redes sociais nesta terça-feira (12), o vereador Wanderson da Trizidela (SD) expressou suas expectativas sobre sua participação em um intercâmbio legislativo em Brasília. Ao lado do Deputado Federal Pedro Lucas Fernandes (UNIÃO), o vereador compartilhou suas perspectivas sobre a viagem, destacando a importância desta para a representação e desenvolvimento de Codó, após indicação do próprio deputado federal do estado do Maranhão.

Wanderson afirmou em suas redes sociais: “Na Câmara dos Deputados, ao lado do nosso líder político, @_pedrolucasfernandes, irei participar do intercâmbio legislativo. Tenho certeza que irei levar mais conhecimento e, sobretudo, exercer o nosso mandato em plenitude. Codó pode esperar muito trabalho e boas ações dessa dupla. Deputado Pedro Lucas é um entusiasta e incentivador desse grande trabalho que temos feito por Codó!”

É importante destacar que a participação do vereador Wanderson da Trizidela no intercâmbio legislativo em Brasília foi uma indicação direta do Deputado Federal Pedro Lucas Fernandes. Essa escolha ressalta a importância de Wanderson na representação de Codó em um cenário mais amplo, inserindo-o em um grupo seleto de vereadores de todo o país que estão participando deste evento.

“Este intercâmbio proporciona uma plataforma única para compartilhar experiências, discutir políticas e aprender práticas legislativas de diferentes regiões, oferecendo uma visão abrangente e diversificada que é fundamental para o desenvolvimento de políticas locais eficazes”, pontuou o vereador.

A visita à capital federal é uma oportunidade para o vereador absorver novas ideias e práticas legislativas que podem ser benéficas para Codó. A colaboração com o Deputado Pedro Lucas Fernandes, um defensor ativo de iniciativas municipais, sugere um esforço conjunto na busca por soluções e projetos que visem o progresso de Codó.

A participação de Wanderson nesse evento reflete o compromisso e a dedicação em trazer melhorias para o município, enfatizando a busca por conhecimento e parcerias que possam gerar impacto positivo na cidade de Codó.

 

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário em Vereador representa Codó em Intercâmbio Legislativo em Brasília

Chiquinho da FC fala sobre pré-candidatura para mototaxistas e taxistas durante jantar

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 12/12/202313/12/2023

O empresário e pré-candidato a prefeito de Codó, Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho da FC, recebe, na noite desta terça-feira (12), mototaxistas e taxistas na sua residência.

Chiquinho da FC oferece um jantar para as duas categorias e irá conversar com os presentes sobre a situação política e administrativa do município e sobre a sua intenção de disputar as eleições no próximo a prefeito de Codó.

Em novembro o pré-candidato a prefeito se reuniu com os comerciantes da cidade. A meta de Chiquinho da FC é se reunir com o maior número de categorias e apresentar suas propostas para administrar Codó.

 

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

Deixe um comentário em Chiquinho da FC fala sobre pré-candidatura para mototaxistas e taxistas durante jantar

Vereadores afirmam que grupão da oposição não racha 

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 11/12/202312/12/2023

Os vereadores de Codó, Rodrigo Figueiredo e Itamar da Saúde, afirmam que o grupão da oposição está unido e não vai ter rompimento.

Rodrigo Figueiredo já afirmou que o grupão não vai romper. Ele fez questão em afirmar que o grupão apresenta o nome para prefeito e o do vice.

O vereador Itamar da Saúde, considerado como homem de confiança, afirmou ao radialista Silvestre Neres que a oposição está unida e não rompe.

O vereador garante que os nomes de Chiquinho da FC, Camilo Figueiredo e Zito Rolim podem ser um dos escolhidos.

O vereador esqueceu de colocar que podem escolher os nomes de dois ou um outro membro saindo candidato independente.

Quem viver, verá.

 

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

 

1 comentário em Vereadores afirmam que grupão da oposição não racha 

Zito faz pré-campanha tranquilo como fogo em monturo

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 11/12/202312/12/2023

Enquanto alguns políticos⁶ distribuem mimos de natal e outros participam de partidas de futebol, o ex-prefeito de Codó, Zito Rolim, está como fogo em Monturo.

Na semana passada esteve em Teresina fazendo check up geral em uma clínica. Foi fazer avaliação médica para colocar o corpo pronto para disputa eleitoral.

Nesse final de semana, Rolim visitou amigos da zona rural da Trizidela. Ele foi visto na Santana do Machado. O ex-prefeito anda sozinho. Não levou ninguém a tira-colo. Era ele e Deus.

Enquanto uns fazem estardalhaço das ações, Zito Rolim faz a política de corpo a corpo. Ele chega na sua casa, lhe dá aquele abraço, tem uma conversa demorada e matando saudades de quando Zito era prefeito.

Imagina quando Zito Rolim disser de fato que é pré-candidato a prefeito de Codó. A política vai ferver muito no próximo ano.

 

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

 

3 comentários em Zito faz pré-campanha tranquilo como fogo em monturo

Meninos, eu vi que vereador Landrace está ficando à pururuca!

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 10/12/202312/12/2023

Peso de ouro

Meninos, eu vi um quiprocó em um grupo político de Codó. É que um vereador está chateado por achar que não está sendo valorizado como deve ser. Aliás, esse parlamentar sempre acha que deve ser valorizado. E muito valorizado.

A confusão

Esse vereador, na época do Governo Ricardo Archer era conhecido por Landrace (raça de porco), no ano passado queria ser presidente da Câmara de Codó. Porém, o desejo do vereador Landrace não foi atendido e ficou magoado, zangado, javardo.

De Landrace para Javali

Na época, o Landrace saiu da sala batendo porta e com o espírito de porco. O ex-prefeito e atual parlamentar queria como presidente o seu compadre delegado presidindo os outros 18 edis. Meninos, eu vi que no final apareceu uma Luz, mas não apagou a guerra.

Gordura derretendo

Meninos, deu para ver pela fechadura da porta que dos dois lados o amor foi diluindo. O vereador Landrace sempre disse que o importante é ser eleito. Depois ele resolve de que lado fica na pocilga, ou melhor na Câmara. Por essas e outras, o grupo do atual parlamentar já lhe tirou da lista dos preferidos para ser eleito novamente.

Batman e Robin

Até um dia desses, a lista dos escolhidos para serem reeleitos e eleito era formada por quatro nomes. Um era o compadre do maior empresário da região dos Cocais; o vereador agoniado; o Landrace, e; o de Presidente Dutra. Só que descobriram que o suíno é o Batman e o estudante do IFMA é o Robin. A dupla dinâmica foi retirada da lista.

Aliança médica

Meninos, eu vi que o Landrace sempre tem uma carta nas mangas. Como ele se entende bem com o prefeito através de merenda escolar rural. Esse é um dos motivos dele ser oposição e bater com luvas de pelica no governo. Uma aliança é um noivado, um noivado leva ao casamento em 2024.

Landrace à Pururuca

Meninos, eu vi que a receita que providenciaram para o vereador é que seja bem tostado. Torresmo é pouco para o que querem dele na eleição do próximo ano. Parece que os votos do Landrace vão ser derretidos ou transferidos para outros escolhidos.

Posição real
Meninos, eu ouvi que a intenção é mostrar ao vereador suíno que não adianta ficar com o gogó grosso. Acham que ele ficou muito saliente e deve voltar a ser como era antes: submisso.

Preocupação de vereadores
Meninos, eu vi em uma reunião de um prefeito da região dos Cocais, acompanhado de uma reca de assessores, com o subsecretário da Casa Civil do Maranhão, Júnior Viana, que a partir do próximo ano o gestor municipal vai ganhar alguns cargos da regional do seu município. Já há vereadores preocupados em arrumar novos empregos para as esposas.

 

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

Deixe um comentário em Meninos, eu vi que vereador Landrace está ficando à pururuca!

Fapema se destaca na Feira Maranhense da Agricultura Familiar

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 09/12/202310/12/2023

Exposições de produtos e pesquisas inovadoras, além do lançamento de obras na área da produção agrícola, foram destaque no estande da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), neste sábado (9), marcando o encerramento da Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf).

O estande se tornou ponto de referência para o público, apresentando iniciativas que podem impulsionar esse segmento e foram concretizadas com apoio da fundação. Durante os três dias de evento, foram comercializados uma ampla variedade de produtos vindos de várias regiões do Maranhão. A feira serviu de vitrine para a produção do estado, que incluiu itens da cultura, tecnologia, artesanato e gastronomia.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, ressaltou a importância da participação da Fundação na Femaf, destacando que “é um reforço e compromisso do Governo do Estado com a promoção do conhecimento científico e tecnológico como instrumento de transformação na vida dos agricultores familiares e fundamental para integrar a pesquisa às necessidades práticas dessas comunidades, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e garantindo a sustentabilidade da produção no Maranhão”, destacou.

Entre as inovações apresentadas, a Fapema levou ao público uma série de pesquisas com foco específico na agricultura familiar, destacando o potencial transformador da ciência para o desenvolvimento sustentável no Maranhão. Neste conjunto, está o negócio do empresário Marcos Former, que expôs no estande da fundação sua criação: a marca de pães Lievito. O produto é de fermentação natural fabricado artesanalmente e sem nenhum tipo de conservantes. A empresa produz pão brioche, integral, italiano, entre outros, e é distribuído em hamburguerias e lanchonetes. O produto dura cinco dias na geladeira e fechado, cerca de 15 dias. O Governo do Estado apoia a iniciativa, por meio da Fundação, visando a geração de emprego e renda.

“Em São Luís não existe empreendimento nesta linha, fornecendo este produto para outros negócios. Somos pioneiros neste segmento. Temos um pão que priorizamos a qualidade da matéria prima e queremos fazer com que as pessoas integrem, em sua cultura alimentar, este pão sem conservante, artesanal. É um produto leve e de sabor agradável”, explicou Marcos Former. Ele destacou, ainda, que “o apoio da Fapema foi essencial para o avanço da empresa e execução de projetos para impulsionar este produto em 2024”, afirmou.

A pesquisadora Jade Gomes Ramos, outra expositora, levou ao estande produtos biocosméticos. Entre os itens estão hidratantes, xampus, sabonetes em barra e líquido, entre outros. A proposta é ofertar ao consumidor produtos naturais, que sejam sustentáveis ambientalmente. Para produção, a matéria-prima é extraída da vinagreira roxa e beneficiada para ser utilizada como insumo. A pesquisadora destacou que o apoio da Fapema “foi fundamental para executarmos os processos necessários à produção e podermos pensar em criar outros produtos neste segmento, prezando sempre a qualidade, saúde e bem-estar do consumidor”.

Já a pesquisadora Camila Pinheiro focou em um alimento típico maranhense: a farinha. No estande, ela mostrou pesquisa que focou na avaliação da qualidade de farinhas de três regiões do estado, tendo como parâmetro, critérios do Ministério da Saúde. “Avaliamos que o produtor da farinha pode conseguir agregar valor ao seu produto, tendo cuidados básicos de higiene na produção e na venda. Como essa farinha chega ao consumidor final, faz muita diferença”, destacou.

O estande também foi palco para o lançamento de obras que refletem o compromisso da fundação com o avanço do conhecimento e sua aplicação prática na realidade dos agricultores familiares. Foi lançado o livro ‘Entre a agricultura e a ecologia, uma interface por onde transita a emancipação dos agricultores do trópico úmido’, do pesquisador Emanoel Gomes de Moura.

A obra trata sobre a agricultura no trópico úmido e desafios enfrentados como a preservação da paisagem e biodiversidade, contribuição para diminuir o CO2 na atmosfera, redução da insegurança alimentar e da pobreza, e resgate da dignidade das famílias agricultoras. O livro aborda também, tecnologias que possam ajudar os agricultores a superar entraves ambientais.

Integração com a produção agrícola

A Femaf, em sua primeira edição, consolidou-se como um evento crucial para impulsionar a melhoria socioeconômica dos agricultores familiares no estado. A interação entre os produtores, pesquisadores e demais participantes possibilitou a troca de experiências e a identificação de soluções inovadoras para desafios enfrentados no campo.

A diversidade de expositores e a variedade de produtos apresentados na feira evidenciam a riqueza da produção agrícola familiar no Maranhão, ao mesmo tempo em que ressaltam a necessidade contínua de investimentos em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar práticas, aumentar a produtividade e promover a sustentabilidade ambiental.

“A Femaf encerra sua primeira edição dando início a uma trajetória promissora para a agricultura familiar no Maranhão, respaldada pelo comprometimento da Fapema e de outras instituições em contribuir para um setor mais robusto, resiliente e sustentável”, avaliou o presidente da Fapema, Nordman Wall.

 

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

 

 

Fonte: Secom/Gov. Maranhão

 

Deixe um comentário em Fapema se destaca na Feira Maranhense da Agricultura Familiar

Pessoal dos serviços gerais e vigias aguardam salário de novembro; Prefeitura não responde

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 09/12/202309/12/2023

Na manhã deste sábado (9). a redacão do BLOG DOS COCAIS recebeu diversas ligações telefônicas de pessoas identificando-se como vigias e auxiliares de serviços gerais da prefeitura de Codó. Eles queriam informações sobre o pagamento referente ao mês de novembro que ainda não foi efetivado.

No período da manhã, tentamos contato por ligação e mensagem de voz, através do WhatsApp, com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Codó; com o prefeito Zé Francisco, e; o secretário municipal de Administração Ribamar Oliveira, e não tivemos um retorno.

O secretário Ribamar Oliveira, através de texto, colocou que iria verificar a informação e depois nos retornava com a resposta. Até a publicação dessa matéria, Oliveira não havia retornado a resposta.

A expectativa do pessoal de serviços gerais e vigias de receber o salário de novembro antes do natal ou até o final do ano vai esperar mais um pouco. Louco que tivermos a notícia do pagamento do mês de novembro divulgaremos.

 

Para ver mais notícias no blog dos Cocais: clique aqui.

Deixe um comentário em Pessoal dos serviços gerais e vigias aguardam salário de novembro; Prefeitura não responde

Paginação de posts

Página 1 … Página 126 Página 127 Página 128 … Página 147
Copyright © 2026 Blog dos Cocais. Todos os Direitos Reservados.