Pular para o conteúdo
  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica
Blog dos Cocais

Blog dos Cocais

O Blog da Região dos Cocais

  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica

Codó: povoado Piranjá ganha mais uma edição do Natal Encantado

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 25/12/202327/12/2023

No último sábado (23), a vereadora Leda Torres realizou o tradicional ‘Natal Encantado’ no povoado Piranjá, na região da Trizidela, zona rural de Codó. Essa é mais uma edição do projeto desenvolvido pela parlamentar durante o período natalino. Foi um momento de muita luz e uma forma de levar alegria e carinho para as crianças e famílias codoenses.

A ocasião contou com a presença do Papai Noel, distribuição de lanches, sorteio de bicicletas, geladeiras, fogões, TV’s, ventiladores e brinquedos para todas as crianças. A ação teve apoio total do prefeito Dr. José Francisco, Marcos Antônio e Rodrigo de Morais.

“Ontem dia 23 de dezembro, realizamos o Natal Encantado das crianças no povoado Piranjá, na região da Trizidela. Na oportunidade, entreguei brinquedos para todas as crianças presentes, realizei sorteio de bicicletas e brindes para as crianças e para as mães e os pais. Primeiramente gostaria de agradecer ao meu Deus, por essa festa tão linda e abençoada. Agradeço o apoio total do prefeito Dr. José Francisco, do Marcos Antônio e do meu irmão e compadre Rodrigo de Morais e toda minha equipe. Estou muito feliz, foi muito gratificante ver todas as crianças felizes e tendo um Natal de muita alegria e amor”, concluiu a vereadora Leda Torres.

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário em Codó: povoado Piranjá ganha mais uma edição do Natal Encantado

Hospital realiza confraternização e lançamento do projeto “Acolher” em Gonçalves Dias

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 24/12/202327/12/2023

O Hospital Municipal Dr. Leonidas Lima da Silva, em Gonçalves Dias, promoveu uma confraternização na última sexta-feira (22), no intuito de fortalecer os vínculos entre pacientes, familiares e equipe médica. Na oportunidade, também foi lançado o projeto “Acolher” que visa promover a satisfação da população quando precisar utilizar os serviços de saúde pública em Gonçalves Dias.

Em sua fala, a diretora do hospital, Regina Marinho, falou que proporcionar uma experiência mais humanizada e acolhedora é um dos principais objetivos do programa. Paralelo ao lançamento do programa, na ocasião aconteceu também a posse da nova secretária municipal de Saúde, Camila Andrade e da secretária adjunta de Saúde, Taís Bezerra.

O evento contou com a participação do prefeito de Gonçalves Dias, Toinho Patioba e demais autoridades, e em seu discurso, o prefeito elogiou a iniciativa do programa “Acolher” e enalteceu as virtudes das novas secretárias.

“Foi um momento muito especial a todos que ali estiveram. Estes profissionais passam maior parte dos seus dias cuidando da saúde da população e achamos por bem realizar este momento de confraternização e homenagens. O lançamento desse brilhante projeto é um grande avanço para Saúde Pública de Gonçalves Dias, e com muita satisfação damos às boas vindas a nossa secretária de Saúde e sua adjunta, que são excelentes profissionais que vieram para somar. Agradecemos aos servidores pela colaboração e parceria ao conduzir e atender a população gonçalvina no decorrer deste ano“, concluiu o prefeito.

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura Gonçalves Dias

Deixe um comentário em Hospital realiza confraternização e lançamento do projeto “Acolher” em Gonçalves Dias

Tribunal de Justiça mantém prisão de vereador de Matões do Norte

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 23/12/202327/12/2023

Em decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão, do último dia 19, terça-feira, foi indeferido habeas corpus em favor do vereador Gessivaldo Silva Mendes, de Matões do Norte, preso pela Operação Maat (deusa egípcia da Justiça). Coordenada pelo Ministério Público do Maranhão, com apoio da Polícia Civil, a ação, desencadeada no dia 13 de dezembro, resultou na prisão de outras quatro pessoas denunciadas por corrupção e desvios de recursos públicos em municípios da Comarca de Cantanhede.

De acordo com a Promotoria de Justiça de Cantanhede, a prisão do vereador foi efetivada em razão de desvio de valores do erário por meio do arrendamento de um posto de combustíveis, antes da formalização da licitação para o fornecimento ao Município de Matões do Norte.

Posteriormente, o mesmo posto foi contratado pelo Município em uma licitação fraudada. Os recursos eram desviados diretamente para o ex-prefeito Domingos Costa, conhecido como Padre, e o vereador. O rombo causado nos cofres municipais foi de R$ 1.058.620,49.

Na decisão do desembargador Ronaldo Maciel, da 2ª Câmara Criminal do TJMA, foram rebatidas as argumentações da defesa do vereador de que a Vara de Cantanhede não teria competência para julgar o caso e de que a prisão preventiva seria ilegal porque o réu solto não causaria qualquer embaraço à instrução processual.

O desembargador observou que o caso não deve ser julgado pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados, já que, de acordo com os autos, o vereador participou de associação criminosa, e não de organização criminosa. Conforme a denúncia do Ministério Público, juntamente com os corréus Domingos Costa Correa (ex-prefeito de Matões do Norte) e Antônio Gleidson Oliveira do Nascimento, Gessivaldo Silva Mendes é responsável pela suposta prática de diversos crimes, dentre os quais, corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro, entre outros.

Ronaldo Maciel também considerou que o réu, na condição de vereador de Matões do Norte, pode se beneficiar do mandato para, “obviamente com acesso a verbas públicas, dar prosseguimento à empreitada criminosa que teria participado com os demais corréus”.

OPERAÇÃO MAAT

Durante a Operação Maat também foram presos preventivamente os ex-prefeitos de Cantanhede, Matões do Norte e Pirapemas, respectivamente, Marco Antônio Rodrigues de Sousa, conhecido como “Ruivo”; Domingos Costa, o Padre; e Eliseu Moura. Também foi presa Melissa Moura, filha do ex-prefeito de Pirapemas, além do vereador Gessivaldo Silva Mendes, de Matões do Norte.

Os envolvidos foram denunciados, dependendo do caso, por associação criminosa, corrupção passiva e ativa, falsificação material e ideológica de documentos públicos e particulares, uso de documentos falsos, peculato, lavagem de capitais e fraudes em licitações.

As investigações foram conduzidas pelo promotor de justiça Márcio Antônio Alves de Oliveira, da Comarca de Cantanhede. Os mandados de prisão foram emitidos pelo juiz Guilherme Valente Soares Amorim de Sousa, que responde pela comarca.

 

Fonte: Neto Ferreira

Deixe um comentário em Tribunal de Justiça mantém prisão de vereador de Matões do Norte

Prefeito Zé Francisco reinaugura Praça da Trizidela com população codoense

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 23/12/202327/12/2023

Na noite desta sexta-feira, 22, Codó viveu um momento de celebração com a reinauguração da Praça Prefeito José Domingos Araújo, conhecida popularmente como Praça da Trizidela, um espaço que permaneceu abandonado por mais de 40 anos. A revitalização da praça foi praticamente uma reconstrução do zero. Equipamentos de alta qualidade, iluminação moderna e uma abordagem contemporânea evidenciam o compromisso do prefeito Zé Francisco em oferecer o melhor para a população de Codó.

Entre os presentes, o Secretário de Obras Edinho Freire enfatizou o esforço dedicado à execução desse projeto. “Trabalhamos incansavelmente para transformar um espaço esquecido em um ponto de orgulho para a comunidade. A nova Praça da Trizidela é um reflexo do nosso comprometimento com o desenvolvimento da cidade”, destacou Freire.

A moradora local, Maria José, expressou sua gratidão pelo renascimento da praça. “Há décadas esperávamos por esse momento. Esta praça é mais do que um espaço público; é um símbolo de renovação e progresso para todos nós”, disse emocionada.

O prefeito Dr. Zé Francisco concluiu a cerimônia com palavras de esperança e compromisso. “Codó merece espaços que promovam qualidade de vida e convivência. A nova Praça da Trizidela não é apenas um local revitalizado, mas o novo cartão postal da nossa cidade. Juntos, continuaremos trabalhando para construir um futuro melhor para todos os codoenses”, afirmou o prefeito.

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó

Deixe um comentário em Prefeito Zé Francisco reinaugura Praça da Trizidela com população codoense

Leda Torres realiza a 3ª edição do Natal Solidário em Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 22/12/202327/12/2023

A vereadora Leda Torres realizou na última quinta-feira (21) a 3ª edição do Natal Solidário, com entrega de cestas básicas aos Catadores de Materiais Recicláveis e também em bairros da cidade e localidades de Codó, ajudando as pessoas e as famílias em vulnerabilidade social. Ao longo de vários anos, milhares de famílias já foram contempladas pelo Projeto Social Leda Torres, uma ação que foi iniciada antes da sua vida parlamentar.

Além de realizar ações solidárias durante todos os meses ano, a data do Natal sempre teve uma atenção especial da parlamentar. Desta forma, e a vereadora promove o Natal Solidário com o objetivo de reforçar o verdadeiro significado desta data, que é o nascimento de Cristo e os ensinamentos passados por Ele, como amar o próximo. Para Leda Torres, cada ação solidária, realizada por cada cidadão, pode fazer muita diferença na vida das pessoas e ajudar o maior número possível de famílias.

“Que todos nós possamos repetir os ensinamentos de cristo, ajudar ao nosso próximo. Se cada pessoa fizer uma pequena ação, todos juntos vamos fazer uma grande diferença na vida dos nossos irmãos que mais precisam. Hoje, dia 21 de dezembro, estamos realizando o nosso 3º Natal Solidário. Na oportunidade, fiz a entrega de cestas básicas para os catadores de reciclagem, no lixão de Codó e em bairros da nossa cidade. Agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade, agradeço o apoio total do prefeito Dr. José Francisco e desejo um Feliz Natal a todos e um Próspero Ano Novo!”, concluiu a vereadora Leda Torres.

 

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário em Leda Torres realiza a 3ª edição do Natal Solidário em Codó

Recuperada Ponte do Canta Galo na região da Santana Velha em Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 21/12/202327/12/2023

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria de Infraestrutura, concluiu com sucesso a reconstrução da ponte do Canta Galo. A ponte é situada na região da Santana Velha, próxima ao Limoeiro.

De acordo com o prefeito Dr. Zé Francisco, a recuperação da ponte é parte de um esforço maior para melhorar a infraestrutura nas áreas rurais do município. “Nossa administração está empenhada em garantir a segurança e a mobilidade de nossos codoenses. A reconstrução da Ponte do Canta Galo é um exemplo do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida em Codó”, destacou o prefeito.

O Secretário de Infraestrutura, Edinho Freire, informou sobre a importância estratégica da obra. “Esta ponte é essencial para o acesso e a movimentação na região. Sua recuperação não apenas garante a segurança dos moradores, mas também apoia o desenvolvimento econômico, facilitando o transporte de pessoas e produtos”, declarou Freire.

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó

Deixe um comentário em Recuperada Ponte do Canta Galo na região da Santana Velha em Codó

Vereador faz Indicações para a Educação e destaca abertura da FLIC 2024

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 21/12/202327/12/2023

Em seu discurso na tribuna na 42ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, a última do ano legislativo, realizada na última terça-feira (19), o vereador Pastor Max apresentou três Indicações importantes, destinadas a Educação e a Saúde Pública no município. Por meio da Indicação Nº520/2023, o vereador solicitou ao Executivo, junto à Secretária Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, que seja deixado de fora do processo seletivo de professores, a Modalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos EJAI, levando-se em consideração aspectos específicos e contingenciais referentes aos alunos da referida modalidade.

Através da Indicação Nº521/2023, o parlamentar solicitou ao Exmo. secretário de Estado de Saúde do Maranhão, a realização da ação Cuidar de Todos “Saúde Animal”, para atendimento dos pets, com consulta veterinária, vacinação antirrábica e castração, a ser realizada no “Dezembro Verde”, na cidade de Codó. E pela Indicação Nº522/2023, o vereador solicita ao Exmo. secretário de Estado da Educação do Maranhão, a realização de uma pequena reforma no CE- Complexo Renê Bayma, no município de Codó-MA.

“Nossa proposta em relação aos professores da EJA não passarem pelo seletivo, é no sentido de garantir o direito à educação de jovens e adultos o mais próximo possível de suas casas, vínculo entre aluno e professor e que os alunos não abandonem os cursos, dando assim oportunidade de aprendizado para todos aqueles que precisam. Solicitamos também a realização da Ação Cuidar de Todos “Saúde Animal”, que é uma ação de consultas veterinárias, vacinas, castração etc… que vai beneficiar a saúde dos animais. E também a nossa Indicação de uma pequena reforma no Complexo Renê Bayma, uma escola com um número bem expressivo de alunos e que precisa dessa reforma, o que vai ajudar na sua estrutura física, é importante essa reforma pra tornar um espaço agradável e propício para uma educação de qualidade”, disse o vereador.

O edil na oportunidade, falou sobre o trabalho da Câmara Municipal ao longo do ano de 2023, e pela honra de fazer parte da Mesa Diretora. “A Câmara amadureceu e tem, através de um trabalho sério e compromissado, seja na bancada de oposição, seja na bancada de situação, buscado levar soluções para a cidade de Codó. Quero dizer da alegria de poder fazer parte, juntamente com vocês, deste mandato, e a honra de fazer parte da Mesa Diretora, agradecer por tudo aquilo que conseguimos construir ao longo de 2023”, comentou.

Ao longo do discurso, o parlamentar ressaltou sobre a Feira Literária Codoense (FLIC), que é um Projeto de Lei de sua autoria, que hoje é uma política pública, que incentiva alunos, professores e a população em geral a leitura e a escrita. “A Feira Literária de Codó, a FLIC, é uma política consolidada em nível de município, e que busca, através da educação, incentivar a leitura escrita dos nossos alunos, através dos nossos professores e das nossas escolas. Isso só foi possível, porque nesta Casa, através de um Projeto de Lei de minha autoria, nós aprovamos essa política pública que hoje se torna política de Estado e concretizada. Isso também é possível porque há o entendimento e a sensibilidade do prefeito Dr. José Francisco para que, de fato, aquilo que está estabelecido em Lei, no papel, se torne na prática concretizada”, argumentou o parlamentar.

Concluindo seu discurso o vereador agradeceu a Pedro Neres que de uma forma humana e generosa doou o valor que faltava para a realização da cirurgia do pequeno Jacó. “Eu gostaria de fazer um registro. Vocês acompanharam, há alguns dias atrás, um pedido que eu fiz a esta Casa, da criança Jacó, uma criança pequena, todo mundo se mobilizou, e o Pedro Neres, esse jovem que de uma forma generosa doou o valor que faltava para a realização da cirurgia do pequeno Jacó, marcada para amanhã. Quero desejar a todos os amigos, a população de Codó, a Câmara Municipal, os funcionários, a minha equipe de gabinete, aos nossos amigos familiares. Um Feliz Natal e que o ano de 2024 seja um ano de muitas conquistas e muitas vitórias, mas acima de tudo de saúde para que possamos vencer as batalhas que virão. Deus abençoe”, finalizou o vereador Pastor Max.

 

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário em Vereador faz Indicações para a Educação e destaca abertura da FLIC 2024

Em discurso, vereadora Leda Torres faz agradecimentos pelo Ano Legislativo

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 20/12/202327/12/2023

Fechando o Ano Legislativo, com proposituras apresentadas e discutidas, a vereadora Leda Torres na 42ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, na última terça-feira (19), avaliou o período como bastante produtivo e agradeceu à população codoense pela confiança, além de desejar votos de Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz e prosperidade. Confira abaixo o discurso da vereadora Leda Torres:

A parlamentar utilizou a tribuna da Câmara para realizar agradecimentos e pela sensação de dever cumprido. “Mais um ano chega ao fim, e com ele a sensação de dever cumprido, eu só tenho gratidão dentro do meu coração por tudo que vivi em 2023. Um ano cheio de provações e de muito trabalho em prol da população codoense. Primeiramente agradeço ao meu Deus por todas as lutas, pois sem elas não haveriam vitórias, agradeço também por Ele me permitir acordar todos os dias disposta a buscar e acreditar que eu posso tudo naquele que me fortalece e por todas as bênçãos alcançadas. Agradeço a Deus pela minha saúde, pela saúde das minhas filhas, da minha mãe, da minha família, dos meus amigos, dos meus colegas vereadores, pela vida da minha equipe e de todos aqueles que aqui estão!”, iniciou.

Na ocasião, a parlamentar relatou sobre os momentos abençoados, de provações e dificuldades ao longo do ano, além dos sonhos e realizações. “O Ano de 2023 foi um ano abençoado, tivemos muitas provações, mas, com muita Fé em Deus, vencemos todas elas, as dificuldades nos fazem mais fortes. É por isso que vale a pena continuar acreditando em nossos sonhos, acreditar que tudo aquilo que sonhamos pode sim, se realizar”, expressou.

Ao longo do discurso, a vereadora agradeceu à toda população de Codó por todo carinho e acolhimento. “Amigos, quero fazer um agradecimento especial, agradecer ao povo da minha amada Codó, esse povo batalhador, esforçado e digno, que acorda todo santo dia bem cedo para trabalhar e dar o melhor para sua família, agradecer esse povo que me acolhe tão bem quando chego visitando suas casas, que me recebem com tanto carinho, amor e alegria. Obrigada do fundo do meu coração, todo meu amor, admiração e respeito por todos vocês!”, agradeceu a vereadora.

A parlamentar finalizou com uma bela mensagem de fim de ano, desejando um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de paz amor, saúde e prosperidade. “Neste final de Ano, quero desejo que todos os seus sonhos se tornem realidade e que o amor do senhor Jesus faça morada no coração de cada um de vocês. Desejo um Natal abençoado e cheio de paz! E que o Ano Novo que se aproxima, seja repleto de paz, amor, saúde e muita prosperidade. Que 2024 seja um ano abençoado, cheio de muito trabalho e vitórias. Quero que saibam que a vereadora Leda Torres estará sempre a serviço da população codoense, sempre à disposição de todos, ajudando no crescimento da nossa cidade. Muito obrigada a todos vocês!”, concluiu a vereadora Leda Torres.

 

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário em Em discurso, vereadora Leda Torres faz agradecimentos pelo Ano Legislativo

Lançada 7ª Feira Literária e Semana Municipal de Ciência e Tecnologia em Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 20/12/202320/12/2023

Na última terça-feira, 19, a prefeitura de Codó, por meio da secretaria de Educação, deu início a 7ª Feira Literária e Semana Municipal de Ciência e Tecnologia na praça de São Sebastião, inaugurando uma vibrante celebração que integrou literatura, identidades, tecnologia e sustentabilidade.

O renomado palestrante Renato Casa Grande destacou-se na programação, compartilhando insights valiosos sobre temas contemporâneos.Neste ano, o homenageado foi o saudoso Wildelano José de Sousa Lima, que brilhou intensamente durante a noite. Sua notável contribuição foi reconhecida e celebrada, não apenas pelos projetos sociais desenvolvidos em Codó, mas também pela inspiração proporcionada aos amantes da música e da cultura.

A secretária de Educação, Maria do Carmo, destacou o papel fundamental da educação na integração dessas iniciativas, reforçando o compromisso do município em fortalecer a educação, a literatura e a inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável de Codó.

Na ocasião, o prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, expressou seu entusiasmo pela 7ª Feira Literária e a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, ressaltando a importância de eventos que promovem o conhecimento, educação e o desenvolvimento da cultura na cidade.

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura Codó

Deixe um comentário em Lançada 7ª Feira Literária e Semana Municipal de Ciência e Tecnologia em Codó

Programa Mutirão Rua Nova anuncia investimento em Bloquetes para Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 18/12/202327/12/2023

Nesta segunda-feira (18), o prefeito de Codó, Zé Francisco, marcou presença no lançamento da primeira etapa do Programa Mutirão Rua Nova, realizado hoje na capital maranhense, São Luís. O evento reuniu autoridades e gestores municipais para discutir iniciativas voltadas à melhoria da infraestrutura urbana.

Ao ser abordado sobre essa conquista para Codó, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou a importância desse suporte para o município. “Os bloquetes não apeas melhorarão a mobilidade, mas também contribuirão para a qualidade de vida dos cidadãos. Estamos empenhados em fortalecer a infraestrutura urbana de Codó e proporcionar um ambiente mais adequado para todos”, afirmou o secretário.

Dr. Zé Francisco não apenas participou ativamente das discussões sobre o programa, mas também trouxe uma excelente notícia para os codoenses. Durante o evento, o prefeito anunciou a conquista de mais um benefício para a cidade: um significativo investimento em bloquetes para pavimentação das ruas locais.

Deixe um comentário em Programa Mutirão Rua Nova anuncia investimento em Bloquetes para Codó

Paginação de posts

Página 1 … Página 124 Página 125 Página 126 … Página 147
Copyright © 2026 Blog dos Cocais. Todos os Direitos Reservados.