Pular para o conteúdo
  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica
Blog dos Cocais

Blog dos Cocais

O Blog da Região dos Cocais

  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica

Calcinha Preta, Patchanka e Marcos Lorenzzo e agitaram sábado de Carnaval em Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 11/02/2024

A noite deste sábado (10), em Codó, foi marcada muita alegria e animação no 2º Carnaval de Todos. Com as apresentações de Patchanka, Paula Neres, Marcos Lorenzzo e Calcinha Preta, a festa se transformou em um verdadeiro mar de foliões, mostrando o sucesso absoluto do evento.

Desde cedo, os foliões se aglomeraram nas ruas da cidade, ansiosos para curtir as atrações da noite. O som contagiante de Patchanka animou o público, que não poupou energia na dança e nas comemorações. Logo em seguida, Calcinha Preta subiu ao palco e levou os fãs ao delírio com seus sucessos, transformando a noite em um verdadeiro espetáculo musical.

Com um clima de festa contagiante, a multidão de foliões lotou as ruas de Codó, mostrando a força e a animação do Carnaval na cidade. A segurança e a organização do evento também foram destaques, garantindo que todos pudessem aproveitar a folia com tranquilidade e diversão.

O 2º Carnaval de Todos em Codó prova mais uma vez ser uma das maiores e mais animadas festas do interior do Maranhão. Com Patchanka, Paula Neres, Marcos Lorenzzo e Calcinha Preta arrastando uma multidão de foliões.

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó

Deixe um comentário em Calcinha Preta, Patchanka e Marcos Lorenzzo e agitaram sábado de Carnaval em Codó

Chiquinho do SAAE assume comando do PSDB de Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 09/02/202409/02/2024

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) , em Codó, tem um novo comando. O ex-vereador Chiquinho do SAAE assumiu como novo presidente do diretório municipal da sigla, enquanto a primeira-dama Irene Neres assume como vice-presidente. A nomeação, ocorrida sem a realização de um evento público, marca um ponto de virada importante para o PSDB no município.

A eleição de Chiquinho do SAAE e Irene Neres ocorre após uma série de articulações políticas, que envolveram o apoio do grupo liderado pelo prefeito Dr. Zé Francisco. Essa transição de liderança foi parte de uma estratégia delineada durante uma reunião em São Luís (MA), no último dia 11 de janeiro, que contou com o presidente estadual do PSDB, o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Sebastião Madeira, e o próprio prefeito.

A escolha de Chiquinho do SAAE, que já exerceu o cargo de vereador e atualmente é diretor do SAAE demonstra uma busca por lideranças com experiência e reconhecimento em Codó. Enquanto isso, a inclusão da primeira-dama Irene Neres na vice-presidência ressalta a importância de diferentes vozes e perspectivas na condução do partido.

Dr. Zé Francisco fortalece sua base e aumenta suas chances de ser candidato a reeleição nas eleições deste ano pela nova sigla. A sua candidatura seria um reforço para o PSDB, que busca aumentar sua representatividade no Maranhão.

 

 

Fonte  Blog do Sampaio

Deixe um comentário em Chiquinho do SAAE assume comando do PSDB de Codó

Partido da Mulher Brasileira realiza ação educativa sobre doenças sexualmente transmissíveis

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 09/02/2024

Membros do Partido da Mulher Brasileira (PMB) realizaram uma ação com informações para cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis, na manhã desta sexta-feira (9), no centro da cidade de Codó.

Homens e mulheres do PMB distribuíram camisinhas e panfletos esclarecendo os foliões codoenses os cuidados que devem ser tomados durante a festa de momo.

A ação aconteceu próximo ao Banco do Brasil, no período de 8h30 às 10h30.

Deixe um comentário em Partido da Mulher Brasileira realiza ação educativa sobre doenças sexualmente transmissíveis

Declaração de Biné Figueiredo no programa Confidencial tem mais de 11 mil visualizações

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 09/02/202409/02/2024

CONFIDENCIAL PODCAST estreiou sábado (3) no YouTube em um bate-bapo com o ex-prefeito de Codó, Biné Figueiredo. E já mostra que a população aprovou o estilo do programa apresentado pelo Jornalista Marcelo Rocha.

Biné Figueiredo falou sobre política, sua vida pessoa, a possibilidade de disputar novamente a cadeira da prefeitura. Ele fez comentários sobre o prefeito codoense, Zé Francisco, o empresário Chiquinho Oliveira e Zito Rolim.

Além do programa que exibido no YouTube, são publicados trechos da entrevista nas redes sociais. Em um desses trechos selecionados, em que Biné Figueiredo comenta sobre possibilidade de retornar aliança com Zé Francisco, até às 8h20 desta sexta-feira (9), tinha mais de 11.300 visualizações.

O programa CONFIDENCIAL PODCAST você assiste através do link https://youtube.com/@confidencialpodcast?si=nGwwhVwn25c0QDvW .

Deixe um comentário em Declaração de Biné Figueiredo no programa Confidencial tem mais de 11 mil visualizações

PSB pode compor projeto de frente ampla nas próximas eleições em Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 08/02/2024

O presidente da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru e pré-candidato a prefeito de Codó, Yuri Corrêa, está trabalhando e articulando a formação de uma grande frente ampla para viabilizar uma pré-candidatura alternativa para as próximas eleições municipais.

A frente ampla conta com apoio dos pré-candidatos Nonato Sampaio, Amarildo Filho, Reinaldo Bezerra e Arlindo Salazar, além de ex-vereadores e demais lideranças.

Diante do projeto, Marcelo Coelho, presidente do PSB em Codó, esteve no município e conversou com Yuri Corrêa, a respeito de abrir diálogo para que o PSB possa compor esse projeto alternativo.

Na conversa estiveram presentes Yuri Corrêa, Iedo Barros e Nonato Sampaio. E para a próxima semana, já está agendada uma conversa mais abrangente com outras lideranças que serão convidadas para uma reunião e discutir o projeto desta pré-candidatura alternativa com a presença do PSB no projeto.

 

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário em PSB pode compor projeto de frente ampla nas próximas eleições em Codó

Ministério Público intervém em Seletivo de Nina Rodrigues

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 08/02/202408/02/2024

A Prefeitura de Nina Rodrigues resolveu realizar um Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de servidores para a Secretaria Municipal Educação. Nada de mais, uma vez que, isso também ocorreu nos anos anteriores. Mas o que ocorre é que a gestão acabou tropeçando feio na lei e teve que prestar contas ao Ministério Público, depois de gerar fortes suspeitas junto à opinião pública.

Dentre as inúmeras lambanças, duas coisas chamaram mais à atenção da sociedade e do Ministério Público. A primeira é uma grosseria que causa arrepio e desconfiança até no mais inocente dos cidadãos, é que as inscrições para o Seletivo foram realizadas sem que a Lei Municipal e o respectivo edital tenham sido devidamente publicados no Diário Oficial do Município, numa ilegalidade flagrante. A segunda lambança é de deixar qualquer um de olhos bem arregalados, pois a gestão não realizou o devido processo licitatório para contratação de empresa especializada para realização do Seletivo no que tange a elaboração do edital, das provas objetivas etc…

Por isso ninguém sabe quem vai executar essas tarefas, se é a própria Secretaria de Educação, cuja titular é também pré-candidata a vice-prefeita. Por conta disso, o Seletivo tem sido o assunto mais comentado nas redes sociais desde o último final de semana. A repercussão foi tamanha que chamou à atenção do Ministério Público, que convocou a secretária de Educação, Sâmara Corrêa, para dar explicações, determinando que as ilegalidades fossem corrigidas. Pelo menos o edital foi publicado com as devidas correções, sendo o prazo de inscrições prorrogado por mais 3 dias. Mas, infelizmente, ainda existem dúvidas e, sobretudo, muitas desconfianças, lamentavelmente.

Deixe um comentário em Ministério Público intervém em Seletivo de Nina Rodrigues

Entidade cobra repasse de recursos da prefeitura; Secretário Jorge Pitombeira vai resolver problema

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 08/02/2024

O Instituto Resgatando Para Cristo (IRC) exerce relevante papel na recuperação de dependentes químicos em Codó, mas sempre fez, ao longo de mais de 16 anos de sua história, com sede no bairro São Benedito, Vila Fomento, muito mais do que isso. Acolhe idosos, pessoas em situação de rua e todo tipo de calamidade pessoal que chega ao seu conhecimento.

Em dezembro do ano passado, a comunicação ligada ao governo municipal anunciou a celebração de um convênio entre a Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Zé Francisco, e a direção do IRC.

Pelo convênio, a prefeitura de Codó iria repassar, a partir daquele mês, a quantia de R$ 3.000,00 (três mil reais) para ajudar nas despesas mensais do Instituto. No entanto, o jornalista Acélio Trindade recebeu gravações de áudio

denunciando o que o gestor municipal só pagou o mês de dezembro do ano passado.

Como a promessa do convênio era boa e o prefeito parecia muito firme no que assinara em dezembro, o Instituto sentiu-se seguro em acolher mais pessoas, inclusive idosos. Com isso, as despesas com comida, água e luz aumentaram.

O BLOG DOS COCAIS manteve contato com o secretário municipal de Assistência Social, Jorge Pitombeira, para tratar sobre o assunto. Pitombeira informou estar, nesta quinta-feira (8), em São Luis e logo que chegar em Codó irá checar informações sobre a parceria com o IRC e procurar resolver esse problema o mais breve possível.

 

 

Informações do Blog do Acélio

Deixe um comentário em Entidade cobra repasse de recursos da prefeitura; Secretário Jorge Pitombeira vai resolver problema

Ministério Público quer informações sobre os gastos com o carnaval 2024 de Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 08/02/202408/02/2024

A Promotora de Justiça, Valéria Chaib, da 1ª promotoria de Justiça da Comarca de Codó, entregou à imprensa local a mesma recomendação que fizera direcionada ao prefeito Dr. José Francisco Lima Neres pra que ele observe critérios de razoabilidade e proporcionalidade quando for usar recursos públicos para bancar o carnaval 2024 “além do devido planejamento e transparência dessas contratações”.

No documento existem 12 recomendações ao prefeito que vão desde o alerta para que o gestor observe leis federais, analise a legalidade de cada contratação e tem também recomendação para que ele veja se o município de Codó tem nota de aprovação suficiente junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), trata-se de uma avaliação anual da corte que determina a efetividade da gestão em saúde e educação – quem tem efetividade abaixo de 50% enfrenta uma série de restrições recomendadas pelo próprio tribunal por meio de portaria, entre elas a não realização de festas como o carnaval.

A promotora espera que o prefeito observe o procedimento legal de todas as contrações do carnaval, orienta que nenhuma despesa seja feita sem o devido crédito já assegurado e previsto em lei municipal (exemplo, Lei Orçamentária Anual).

Recomenda que Zé Francisco promova a devida publicidade das contratações artísticas e dos demais serviços e fornecimentos relativos às festividades carnavalescas, que na página oficial da prefeitura (Portal Municipal da Transparência, estejam os registros de quaisquer repasses ou transferências de dinheiro destinado ao custeio do carnaval 2024.

Ao final, Dra. Valéria Chaib Amorim de Carvalho, dá 5 dias para Zé Francisco, o prefeito, enviar à promotoria resposta se pretende ou não acatar todas as 12 recomendações e também, dentro do mesmo prazo, envie o calendário de todas as festividades realizadas pelo Município que importem em despesas, assim como todos os processos de contratação, de forma que ela possa fazer um prévio acompanhamento e eficiente dos gastos do carnaval.

O documento é de 02 de fevereiro de 2024. O governo de Zé Francisco ainda não se manifestou a respeito junto à imprensa.

 

 

 

Fonte: Blog do Acélio

Deixe um comentário em Ministério Público quer informações sobre os gastos com o carnaval 2024 de Codó

Pedro Neres não aceita assumir vaga de deputado estadual

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 07/02/2024

O médico Pedro Neres não quis assumir a vaga de deputado estadual maranhense. Ele publicou nas redes sociais um vídeo justificando o fato de não aceitar assumir o cargo parlamentar.

Segundo ele, hoje não é o momento para assumir essa vaga devido o trabalho que tem desenvolvido em Codó. Neres citou o programa Escritura na Mão, que é comandado por ele, onde distribui as escrituras de imóveis para famílias codoenses. Lembrou também do trabalho de médico. E falou sobre o trabalho que está realizando para ajudar o pai, prefeito Zé Francisco, a conseguir a reeleição.

Pedro Neres afirmou que quatro meses, a duração que iria ficar na Assembleia Legislativa, era pouco tempo para apresentar os seus projetos e requerimentos para o beneficio de Codó.

“A gente vê o sonho do povo de Codó de realmente ter um deputado que defenda as causas codoenses, que defenda os sonhos do codoense. Com certeza, com Deus no comando, vai chegar o nosso momento. Vai chegar a nossa vez”, finalizou Pedro Neres.

 

Deixe um comentário em Pedro Neres não aceita assumir vaga de deputado estadual

TCU condena Zito Rolim e pode deixá-lo fora das eleições para prefeito de Codó; veja o processo

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 07/02/202408/02/2024

O ex-prefeito de Codó, Zito Rolim, foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por ter utilizado indevidamente recursos públicos, caracterizando desvio de finalidade na aplicação dos recursos transferidos pelo governo federal, através da conta dos programas Proteção Social Básica – PSB e Proteção Social Especial – PSE, no ano de 2009.
Esses recursos eram vinculados ao Fundo Nacional de Assistência SociaL – FNAS, do Sistema Único de Assistência Social.

Essa condenação poderá deixar Zito Rolim impossibilitado de registrar candidatura nas eleições municipais deste ano, assim como já ocorreu com os ex-prefeitos Biné Figueiredo e Ricardo Archer.

Os técnicos do TCU constataram que o ex-prefeito de Codó havia feito uma despesa no valor de R$ 157.608,74 (cento e cinquenta e sete mil, seiscentos e oito reais e setenta e quatro centavos), que não foi devidamente comprovado os gastos. Porém, com as atualizações o Governo Federal solicitou a devolução do valor de R$ 401.562,41 (quatrocentos e um mil, quinhentos e sessenta e dois reais e quarenta e um centavos).

As despesas feitas pelo ex-prefeito Zito Rolim ocorreram para a festa de debutantes do ProJovem em 2009.

Outros processos foram avaliados pelos técnicos do TCU referentes a gestão de Zito Rolim. Um deles é referente a recursos do Fundo Nacional de Saúde. Nesse processo a cobrança do TCU foi levada também para o então secretário de Finanças, Ataliba Lima Santana.

 

Confira abaixo o processo do TCU.

Clique aqu TCU ZITO

5 comentários em TCU condena Zito Rolim e pode deixá-lo fora das eleições para prefeito de Codó; veja o processo

Paginação de posts

Página 1 … Página 115 Página 116 Página 117 … Página 147
Copyright © 2026 Blog dos Cocais. Todos os Direitos Reservados.