Entre os dias 14 e 18 de outubro, o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), promoveu em Codó o curso de Aproveitamento Integral de Produtos de Origem Vegetal, com destaque para o Babaçu. O evento, que foi realizado na Associação das Quebradeiras de Coco do bairro Nova Jerusalém, reuniu pequenos empreendedores e produtores rurais da região, e buscou capacitar os participantes no uso sustentável e econômico de um dos recursos mais abundantes no Maranhão.
O curso, com carga horária de 40 horas, teve como principal objetivo ensinar técnicas para o aproveitamento integral do babaçu, uma palmeira nativa do nordeste brasileiro, cujos frutos e derivados são utilizados em diversos setores, como na alimentação, cosméticos, e produção de óleo e carvão vegetal. Através de palestras teóricas e oficinas práticas, os participantes aprenderam a transformar os resíduos do babaçu em produtos de valor agregado, incentivando o uso completo da matéria-prima, sem desperdício.
“Esse foi o terceiro curso do SINCODO e FAEMA/SENAR com a Associação das Quebradeiras de Coco do bairro Nova Jerusalém. O curso serviu para aperfeiçoar e conhecer novas técnicas da produção diversificada do coco Babaçu. Percebeu-se o interesse muito grande das associadas, bastante novidades, em especial as produções vindas da extração do mesocarpo que iam desde a empadas, coxinhas, brigadeiros…um sucesso”, explicou o mobilizador do Sincodó/FAEMA/SENAR, Elias Araújo
“Ótimo, maravilhoso, um aprendizado muito útil, pra gente que não sabia a importância completa do Babaçu. A gente só tinha o conhecimento do azeite. Não sabíamos tirar o óleo, tirar o mesocarpo, e pra gente foi um importante aprendizado saber sobre essas outras especialidades que foram feitas. Tivemos ótimos professores”, comentou a aluna Maria da Conceição.
A iniciativa destaca-se por ser uma oportunidade de valorização dos recursos naturais locais, além de fomentar o conhecimento técnico que auxilia no aumento da competitividade dos produtores no mercado regional. Esse tipo de capacitação reforça a importância do setor rural e das parcerias para o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do Maranhão.
“Estamos muito felizes com mais um resultado de sucesso de nossos cursos, que visam promover o desenvolvimento econômico local e a sustentabilidade ambiental. O babaçu é uma fonte de renda fundamental para muitas comunidades do interior do Maranhão, e o curso oferecido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, em parceria com a FAEMA/SENAR, veio fortalecer esse potencial, capacitando os produtores para diversificar suas atividades e gerar novos mercados”, concluiu o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros.
Fonte: Ascom