Pular para o conteúdo
  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica
Blog dos Cocais

Blog dos Cocais

O Blog da Região dos Cocais

  • Início
  • Sobre Nós
  • Editorias
    • Geral
    • Politica

Prefeitura inicia obras do novo aterro sanitário de Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 04/03/202404/03/2024

Nesta terça-feira (5), a prefeitura de Codó vai iniciar a construção do novo aterro sanitário da cidade. A área que irá receber os resíduos sólidos fica no Km 12 da rodovia MA-026. A solenidade do lançamento da pedra fundamental da obra está marcada para as 9 da manhã.

O prefeito Zé Francisco atende uma antiga reivindicação dos moradores do bairro Codó Novo, onde existia o antigo aterro sanitário. Essa obra irá desenvolver benefícios na saúde pública e no meio ambiente.

Segundo o prefeito, o local do novo aterro sanitário está licenciado e com condições exigidas pelo governo federal para receber e tratar os resíduos sólidos produzidos pela população codoense.

A prefeitura publicou cards nas redes sociais convidando os codoenses para a solenidade.

 

 

Deixe um comentário em Prefeitura inicia obras do novo aterro sanitário de Codó

Vereador Leonel Filho e secretário Jorge Pitombeira discutem no CRAS do Codó Novo

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 04/03/202404/03/2024

O vereador de Codó Leonel Filho e o secretário municipal de Assistência Social Jorge Pitombeira tiveram uma discussão, na manhã desta segunda-feira (4), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Codó Novo. O vereador Leonel Filho tem realizado um trabalho de fiscalização nas escolas municipais e iniciou visitas nos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS.

No encontro, no CRAS do Codó Novo, o secretário e o parlamentar tiveram uma discussão pacifica. Jorge Pitombeira colocou para o representante da Câmara de Codó que a fiscalização era um direito de Leonel Filho, mas lembrou que a população precisa do vereador para ajudar.

“A população está querendo vocês (vereadores) trabalhando de verdade aqui. Não é um faz de conta. Aqui está tudo ok. Todo mundo trabalhando, atendendo ao povo”, disse Pitombeira para Leonel Filho.

O vereador informou que estava registrando problemas de infraestrutura dos prédios dos CRAS. “São três anos de governo. Estou pedindo a reforma. Eu não estou aqui para discutir. Estou só aqui para pedir a reforma das areas dos CRAS e da infraestrutura do município”, falou o vereador Leonel Araújo.

Jorge Pitombeira questionou a ausência do vereador de oposição quando foi disttribuído cestas verdes para a população. O secretário de Assistência Social de Codó lembrou também que não há mais filas para atendimento da população noo CadÚnico, como ocorria no governo municipal de Francisco Nagib.

Araújo afirmou que as filas continuam.

No sábado (2), durante entrevista no CONFIDENCIAL PODCAST, exibido no You Tube, o secretário Jorge Pitombeira fez um desafio para os vereadores de oposição ao Governo Zé Francisco para um debate. O deputado estadual Francisco Nagib também foi convidado por Pitombeira.

A entrevista do CONFIDENCIAL PODCAST pode ser acessada CLICANDO AQUI.

 

1 comentário em Vereador Leonel Filho e secretário Jorge Pitombeira discutem no CRAS do Codó Novo

TSE confirma fraude à Cota de Gênero em municípios brasileiros; Caxias é um deles

FacebookXWhatsApp
por Natália Melo em 04/03/202404/03/2024

Na sessão virtual de julgamento encerrada nesta semana, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu fraude à cota de gênero praticada nas Eleições 2020 em 14 municípios de seis estados do país: Caxias, Lago do Junco e Miranda do Norte, no Maranhão; Jaguaré, Guarapari e Mimoso do Sul, no Espírito Santo; Abaetetuba, São Caetano de Odivelas e Igarapé-Miri, no Pará; Goiânia e Hidrolândia, em Goiás; Bonito e Condado, em Pernambuco; e Catas Altas da Noruega, em Minas Gerais.

Os crimes eleitorais foram cometidos por diversos partidos políticos, que lançaram candidaturas femininas fictícias para concorrer ao cargo de vereador. Julgados na sessão eletrônica realizada de 23 a 29 de fevereiro, os recursos foram relatados pelos ministros Nunes Marques, Floriano de Azevedo Marques e Ramos Tavares.

Ao reconhecer a prática de fraude à cota de gênero, o Colegiado confirmou, por unanimidade, a cassação dos registros e dos diplomas de todas as candidatas e candidatos a vereador vinculados ao Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) das agremiações nos respectivos municípios, bem como a anulação dos votos recebidos pelas legendas, com os devidos recálculos dos quocientes eleitoral e partidário.

O parágrafo 3º do artigo 10 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), estabelece que cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições para a Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal, assembleias legislativas e câmaras de vereadores.

 

 

 

Fonte: TSE

Deixe um comentário em TSE confirma fraude à Cota de Gênero em municípios brasileiros; Caxias é um deles

PM presa por matar jovem transferida para presídio em São Luís

FacebookXWhatsApp
por Natália Melo em 04/03/202404/03/2024

A policial militar Sabrinna Silva, que está presa acusada de matar um jovem em Governador Edison Lobão, durante uma perseguição policial, foi transferida nesse sábado (2), de Imperatriz para o presídio do quartel do Comando Geral da Polícia Militar em São Luís.

A informação da transferência da policial foi confirmada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).

Sabrinna foi presa na quarta-feira (28), por uma equipe da Delegacia Regional de Imperatriz, em cumprimento a um mandado de prisão temporária. A PM responde pela morte do jovem Marcos Vinicius, de 20 anos de idade, que foi morto com um tiro nas costas no dia 25 de fevereiro.

O jovem estava dando “grau” (empinando) em uma moto, quando foi perseguido pela policial e morto na frente da própria casa, na presença da mãe dele.

Desde o dia da morte de Marcos Vinicius, a policial Sabrinna estava afastada das funções. Além do processo criminal, a PM também é alvo de um processo administrativo por parte da Polícia Militar do Maranhão, que apura a sua conduta na morte do jovem.

 

 

Fonte: Central de Notícias

Deixe um comentário em PM presa por matar jovem transferida para presídio em São Luís

Meninos, eu vi vazamento de pesquisa e cidade com pavio acesso

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 03/03/202404/03/2024

Formula 37>20>18

Meninos, eu vi nas mãos de um prefeito da região dos Cocais o resultado de uma pesquisa eleitoral que coloca um adversário na frente com 37% das intenções de voto. Ele com 20% e outro adversário, muito amigo do que está na frente, com 18%. O prefeito tem que saber guardar melhor os resultados das pesquisas.

Velhinho de volta

Naquela cidade as margens do rio Itapecuru surge um nome de um pré-candidato a prefeito que deve sacudir o clima nas disputas da eleição deste ano. Já foi realizada um pesquisa eleitoral com o nome do ex-prefeito e os resultados são impressionantes.

Encarnado de raiva

E teve aquele secretário municipaL que participou de um bate-pApo em um podcast e deu raiva em alguNs vereadores. Teve um nobre eDil de raça que chegou a colocaR que o “babacA desse fala num podCast que 100 pessoas vão ver e nós falamos numa rádio e numa TV que no mínimo 50 mil pessoas assistem e ouvEm”.

WhatsApp edil

Meninos, eu vi que a conversa dos vereadores ocorreu pelo celular. Antes mesmo de ouvirem as declarações finais do secretário social estão querendo convocar o ruivinho. Já falam até em CPI.

Menos é mais?

Meninos, não deu para entender a preocupação do vereador com o podcast que tem 100 pessoas que assistem. Em granjas de porcos, os criadores se preocupam com a quantidade de ração consumida pelos animais. 50 mil pessoas é maior do que 100, ou não?

Dente a mostra

Meninos, eu vi pessoas de um partido político sorrindo à toa. Em uma cidade dos Cocais, um ex-prefeito tinha um prazo de até o dia 15 de março decidir se queria ser socialista ou não. Semana passada, o partido recebeu a resposta.

Céu de brigadeiro?

Tem uma cidade da região dos Cocais que está com barril de pólvora com o pavio aceso. A explosão pode acontecer a qualquer momento. Entraram na justiça para reivindicar mais de 33 hectares e ficaram contente com 6. No cartório tem tudo.

Sem ponte

Meninos, eu vi em município da região dos Cocais moradores de um povoado chateados com um vereador. O parlamentar não gostou da comunidade ter conseguido a recuperação de uma ponte que viabilizava o acesso a localidade. Os eleitores, ou melhor, os moradores, pediram divórcio com o parlamentar.

Mudanças

Começa a troca de comando dos partidos políticos nos municípios das regiões dos Cocais. Se dorme presidente da sigla partidária e acorda-se sendo convidado para deixar a legenda. tem pré-candidato a prefeito que não sabe nem mais o que fazer com tanto partido que tem nas mãos.

Deixe um comentário em Meninos, eu vi vazamento de pesquisa e cidade com pavio acesso

PSD e NOVO fecham aliança com pré-candidatura alternativa para prefeito de Codó

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 03/03/202403/03/2024

O pré-candidato a prefeito de Codó, advogado Yuri Corrêa, conseguiu o apoio de dois partidos políticos nas disputa eleitoral deste ano. O PSD e o Novo fecharam aliança com Corrêa. O pré-candidato ainda não decidiu em qual deles irá se filiar.

No PSD, o trabalho de costura para essa aliança foi realizado pelo ex-deputado estadual César Pires. Ele faz parte da executiva do partido no estado maranhense. O ex-vereador de Codó e pré-candidato a prefeito, Nonato Sampaio, vai assumir a presidência do PSD no município codoense.

O PSD foi o partido pelo qual o atual prefeito de Codó, Zé Francisco, foi eleito. O prefeito codoense pousou no ninho tucano do PSDB.

O NOVO é outra sigla partidária que decidiu acompanhar a pré-candidatura de Yuri Corrêa para a prefeitura de Codó. Na semana passada, o advogado esteve em Imperatriz se reunindo com membros do diretório nacional e com o presidente estadual do NOVO, Leonardo Arruda. Lá, Yuri Corrêa conseguiu firmar a parceria política. Em Codó o partido é presidido pelo Irmão Vida.

Deixe um comentário em PSD e NOVO fecham aliança com pré-candidatura alternativa para prefeito de Codó

Coleta do lixo hospitalar de Caxias é realizado por empresa especializada

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 03/03/2024

Em Caxias, o descarte de lixo hospitalar é feito através de uma empresa especializada em coleta de lixo infectante. O processo acontece semanalmente em toda Rede de Saúde. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Caxias é uma das unidades que contam com esse serviço.

O diretor da unidade, Antônio Braúna, falou sobre o processo. “É uma empresa privada, que foi licitada, e coleta esse lixo, que são os materiais usados nos nossos usuários. Os materiais são descartados dentro de descartex, depois são lacrados e jogados dentro de bombonas de 200 litros. Essa empresa vem, coleta e leva para o seu destino certo. As bombonas são rosqueadas e lacradas, não tem como escapar nenhuma seringa ou gaze, ou qualquer outro utensílio infectante”, frisou.

A enfermeira da comissão de Controle de Infecção Hospitalar da UPA Caxias, Dayanne Vitória, explicou sobre o processo de descarte. “Na nossa unidade são disponibilizadas duas lixeiras em cada setor, uma para lixo comum e lixo infectante, onde ao atingir a meta é feita coleta pelo serviço de limpeza da unidade e armazenado em local apropriado, até ser realizada a coleta pela empresa terceirizada”, finalizou.

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Caxias

Deixe um comentário em Coleta do lixo hospitalar de Caxias é realizado por empresa especializada

Vereador Antônio Luz tem novo partido e não quer acordo com Deputado Nagib

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 03/03/2024

O vereador Antônio Luz, presidente da Câmara de Codó, está se programando para assumir o comando de novo partido nesta terça-feira (5). Luz perdeu a presidência do diretório municipal do Solidariedade na semana passada. O deputado estadual Francisco Nagib, recebeu o Solidariedade e indicou o empresário e pré-candidato a vereador, Roberto Cobel, para assumir a legenda. Antônio Luz foi informado da saída do comando do Solidariedade pelo próprio Francisco Nagib.

O presidente da Câmara de Codó manteve contato com o secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, que é sobrinho do governador Carlos Brandão, e com o presidente estadual do MDB, Marcus Brandão, irmão do governador, na semana passada informando do seu afastamento do Solidariedade. Antônio Luz tem uma relação bem próxima com a família Brandão.

Nesta sexta-feira (1), o vereador codoense foi informado por Orleans Brandão que nesta semana terá o comando de outro partido. A legenda já existe em Codó. Luz foi comunicado que ele é aliado do grupo político do governador Carlos Brandão. “É um ponto de equilíbrio do governo em Codó”, foi comunicado Antônio Luz.

RELAÇÃO ANTÔNIO LUZ COM DEPUTADO NAGIB

Segundo o presidente da Câmara de Codó, o deputado Francisco Nagib enviou um representante para conversar com ele. A informação era que Luz poderia ficar no Solidariedade mas ligado ao grupo político do parlamentar estadual. O vereador Antônio Luz disse que tinha interesse zero de ficar no Solidariedade e nem necessidade. “Não vou ficar em partido condicionado a ele (Nagib)”, declarou Antônio Luz.

2 comentários em Vereador Antônio Luz tem novo partido e não quer acordo com Deputado Nagib

Idosa é presa em Bacabal após erro do judiciário de Rondônia

FacebookXWhatsApp
por Natália Melo em 03/03/202403/03/2024

Uma idosa de 77 anos, identificada como Francisca Alves Feitosa dos Santos foi presa por engano em Bacabal, após ter seus dados cadastrados no lugar dos dados de um homem identificado como Diego Alves. A aposentada na última terça-feira (27), foi presa por tráfico de drogas cometido em Rondônia em 2020. O erro aconteceu, após dados pessoais da idosa, terem sido cadastrados no sistema nacional de mandados de prisão, no lugar dos dados de Diego Alves, que era quem de fato estava direcionado o mandado de prisão.

“Eu vinha chegando da roça […], aí quando cheguei, eles disseram “bora, bora, você está presa”, disse a idosa em uma entrevista a Tv Mirante. Dona Francisca passou 24h na prisão, sentada em uma cadeira, sem alimentação na delegacia regional e na manhã de quarta-feira (28), foi encaminhada ao presídio da cidade e de lá seria transferida para São Luís.

Após uma análise do processo na audiência de custódia, a justiça percebeu o erro e foi constatado o equívoco que fez Francisca Alves ser presa no lugar de Diego Alves, que é condenado em Porto VELHO por tráfico de drogas.

“No momento de cadastrar o mandado de prisão, ao invés de cadastrar o senhor Diego Alves, cadastraram o nome de dona Francisca, o que ocasionou tudo isso”, explicou o advogado Danilo Pereira de Carvalho.

Após detectado o erro, a promotora de justiça Laura Amélia Barbosa pediu a juíza de Bacabal para não homologar o cumprimento da prisão. “O juízo de lá respondeu já com um despacho, determinando a soltura e afirmando que houve um erro material, e determinou a expedição de um contramandado”, afirmou a juíza.

Então a justiça de Rondônia além de reconhecer o erro, emitiu alvará de soltura, além de uma certidão ‘nada consta’ para dona Francisca.

“Minha mãe nunca andou nessa cidade, a gente não sabia desse mandado de prisão de 2020, e ela é uma pessoa analfabeta, não sabe ler, não sabe escrever”, relatou o filho da aposentada, Francivam Feitosa.

Dona Francisca e os filhos ainda não sabem o motivo desse cadastramento de dados no sistema nacional de mandados de prisão, já que nunca saiu da cidade de Bacabal.

O equívoco causou danos morais, prejuízos emocionais já que a idosa enfrenta um momento de luto pela perda de uma sobrinha de 45 anos, que ao saber da prisão da tia, teve um infarto e morreu no hospital.

Deixe um comentário em Idosa é presa em Bacabal após erro do judiciário de Rondônia

Novo Batalhão da Polícia Militar para Timon solicitado pelo deputado Rafael

FacebookXWhatsApp
por Marcelo Rocha em 02/03/202403/03/2024

Na sessão desta quinta-feira (29), o deputado Rafael (PSB) confirmou o envio de uma Indicação ao governo do Estado, solicitando a criação de mais um Batalhão de Polícia Militar em Timon. Com uma demanda crescente na área de Segurança Pública, visto a amplitude da cidade e por fazer parte da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, Timon necessita urgente de um novo Batalhão.

Segundo o deputado, Timon tem características distintas se comparada a outras cidades do Maranhão. É uma área de divisa entre dois estados e, por causa do grande fluxo diário de pessoas e veículos, se torna vulnerável para ações criminosas. Durante seus mandatos, Rafael tem investido trabalho e recursos para melhorar a qualidade de vida dos timonenses. Na Segurança Pública, o deputado confirmou, ainda durante seu pronunciamento, o envio de viaturas, motos e aumento, sempre que possível, do efetivo policial para o município.

O novo Batalhão, solicitado pelo deputado Rafael, visa atender, prioritariamente, os bairros Cidade Nova, Parque Alvorada, Vila do BEC, Joia, Sucessão e entorno. Na Indicação, o deputado Rafael justifica a solicitação com a necessidade de “intensificar e fortalecer a presença do policiamento ostensivo, melhorando a capilarização do serviço de Segurança Pública, respeitando a demanda por regiões e o planejamento do estado”.

Operação Força Total

Ainda nesta quinta-feira, por solicitação também do deputado Rafael, acontecerá em Timon a Operação Força Total, que terá o apoio das Forças Estaduais de Segurança Pública (FEISP), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Choque e do 11º Batalhão de Polícia Militar de Timon.

 

 

 

 

Fonte: Ascom/ALEMA

Deixe um comentário em Novo Batalhão da Polícia Militar para Timon solicitado pelo deputado Rafael

Paginação de posts

Página 1 … Página 108 Página 109 Página 110 … Página 147
Copyright © 2026 Blog dos Cocais. Todos os Direitos Reservados.