O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão desta quinta-feira (29), e se pronunciou em defesa dos professores da rede pública municipal de Codó, denunciando irregularidades em seletivo realizado no ano de 2023 pela Prefeitura do Município.
“Hoje, o que me traz aqui a esta tribuna, amigos, é para tratar sobre uma irregularidade e um absurdo que têm ocorrido no seletivo da educação na cidade de Codó. Quero destacar alguns pontos e alguns erros. Afirmo que recebi todas essas informações da classe dos professores do Município prejudicados pela irregularidade no processo, que nada tem de transparência”, iniciou Francisco Nagib.
“São vários pontos irregulares. Professores fizeram várias denúncias e apontaram vários erros, como por exemplo, que não foi feito o check-in, assim, os candidatos inscritos não receberam nada que comprovasse a entrega de documentos. Segundo erro é a falta de transparência no resultado, pois não saiu a lista nominal dos candidatos, apenas o número de inscrição, o que dificulta a identificação da posição de cada candidato. Após a lotação aprovada, não houve publicação da lista de excedentes, abrindo margem para a contratação arbitrária. O que é isso? Aqui tem um exemplo de um professor que ficou em posição 69 e assumiu uma vaga, mas a professora Ellen, que toda a população de Codó já sabe do caso, passou em 9º, mas não foi chamada, ou seja, a Prefeitura chamou uma pessoa do final da lista”, denunciou Nagib.
O deputado disse, ainda, que recebeu denúncia de que a contratação não segue a ordem de classificação e que há pessoas assumindo vagas sem a formação adequada, como, por exemplo, aptos em Pedagogia, que só podem assumir turmas de 1º ao 5º ano, sendo lotados em turmas do 6º ao 9º ano.
“Outra irregularidade apontada pelos professores é que o edital disponibilizou 80 vagas, mesmo já tendo sido declarado pela Semecti que em 2023 foram chamados 1.271 seletivados, no entanto, já lotaram mais de 300, e no caso são os indicados politicamente e não pela qualificação. Além disso, não está sendo realizado concurso público pela Prefeitura. Registro aqui essa denúncia séria. Precisamos fazer justiça e fazer com que aqueles professores que estudaram, se capacitaram e se prepararam, possam dar aula e contribuir com um ensino de qualidade e melhorar o Ideb do nosso município”, afirmou Francisco Nagib, solicitando apuração das denúncias de irregularidades no seletivo à Comissão de Educação, Desporto Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa e ao Ministério Público.
Nagib disse que quando foi prefeito de Codó, atuou fortemente para melhorar a educação municipal.
“Eu tenho orgulho em dizer que obedeci ao aumento do piso determinado por lei, concedi 12.84% de reajuste ao salário dos professores, conseguimos concluir cinco creches do FNDE, entregamos sete Escolas Dignas em povoados isolados, onde a população se achava esquecida. Compramos mais de 20 ônibus para transportar as crianças, principalmente da zona rural; construímos o Liceu Codoense; fizemos o maior programa de alfabetização, que é o Alfabetiza Codó, que deu o mérito e orgulho à nossa gestão. Conseguimos avançar no ranking do IDEB, saindo da 172ª posição para a 55ª, um grande salto na educação codoense”, afirmou Francisco Nagib, ao citar avanços na educação de Codó durante sua gestão.
Fonte: Ascom/ALEMA


Sob a direção do prefeito Dr. Zé Francisco, a iniciativa visa melhorar e beneficiar os catadores de forma regular, fornecendo um auxílio mensal que se tornou essencial como uma fonte de renda adicional. Um testemunho foi compartilhado por uma catadora, destacando a importância desse auxílio em momentos de necessidade, reconhecendo o prefeito como um dos únicos que genuinamente se preocupa com sua classe.
Secretária Nicole Veras reforçou o compromisso do prefeito em transformar esse auxílio em legislação municipal, garantindo assim sua continuidade por muitos anos. O projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores, demonstrando o empenho da gestão em fortalecer os direitos e a dignidade dos catadores.

Nesta quarta-feira (28), o ex-prefeito gravou um vídeo e publicou nas redes sociais. No Instagram, em menos de 24 horas, mais de 800 pessoas curtiram a fala de Biné Figueiredo. Foram feito, até o momento da publicação dessa matéria, 129 comentários. Apenas 8 demonstraram ser contrários ao lançamento da pré-candidatura de Biné Figueiredo.
“A diferença é que preservando cada candidato, nós escolhemos por acordo junto a empresa que fez o processo seletivo, que os nomes desses candidatos não fossem divulgados, porque isso é uma questão pessoal de cada um. Se eu tenho o meu número de inscrição então cabe a mim acompanhar a ordem que eu passei, seu um fui aprovada, se fui classificada, se eu fui eliminada. E assim, fazer o acompanhamento conforme as convocações”, disse a secretária municipal de Educação.
foi informado que deixa a presidência do partido pelo deputado estadual Francisco Nagib. Antônio Luz afirma que sai da legenda e em breve será líder de outra sigla partidária.