Por Mundico Guima
Galo cantando
Meninos, eu vi muitos políticos acordando cedo nesta terça-feira, 30 de julho, e pegando estrada rumo a São Luís. Eles são apoiadores do ex-prefeito Biné Figueiredo para disputar a prefeitura de Codó. Vereadores, ex-secretários municipais, ex-vereadores, pré-candidatos a vereador, presidente de partidos políticos querem ouvir do Palácio dos Leões se podem acreditar no projeto.
Achou o vice
Até o fechamento da coluna, o prefeito de Codó Zé Francisco tinha fechado o nome do vice-prefeito da sua chapa. O presidente do PSB de Codó, jornalista Marcelo Coelho, aceitou o convite. No último sábado (27) a noite, Marcelo Coelho recebeu a visita de Zé Francisco na sua casa. A conversa foi demorada. Ao final fecharam o acordo: Zé Francisco Prefeito e Marcelo Coelho Vice-prefeito.
Vai de vereador
O nome do médico e ex-vereador Claudio Paz estava muito cotado para ser o vice de Zé Francisco. Porém, meninos eu vi o médico determinando sua equipe preparar o material gráfico para que possa disputar uma das vagas da Câmara Municipal de Codó.
Traição total
Meninos, eu vi que um município da região dos Cocais está tendo uma pandemia de traição. Essa doença é calada e perigosa. O aproveitador fica sugando tudo que pode do prefeito e depois sai limpando a boca e “grunindo” que foi muito maltratado. Como é que você é judiado e não sai logo. Iscariotes fez muitos discípulos.
A moeda
Meninos, eu vi um pré-candidato a vereador mudando de apoio ao pré-candidato a prefeito. Mesmo sendo expulso da legenda por infidelidade partidária, ele acredita que os novos amigos lhe garantem a candidatura. Vale lembrar que há uma grande mágoa do presidente estadual do partido dele. É que um deputado lhe prometeu que a candidatura do pai pela sigla. Isso não aconteceu.
A cara
O presidente do partido do ex-pré-candidato a vereador expulso já disse, em várias mesas de whisk, que não vai mudar a decisão do seu partido na cidade as margens do rio Itapecuru. O “Filho da Prosperidade” não vai concorrer para vereador. No mínimo, ele vai apoiar um ex-patrão.
A coroa
Outro detalhe é que o partido do ex-pré-candidato a vereador chegou nas mãos do advogado que quer ser prefeito através do homem de Tebas. Meninos, eu vi que é muita familiaridade. O filho do presidente estadual do Podemos é casado com a filho do homem de Tebas. Ou seja, se o pai pedir para a filha conversar com o marido, para conversar com o pai e deixar a decisão do advogado valer, o ex-pré-candidato a vereador vai continuar expulso. Reticências e ponto final.
Festival de Convenções
Meninos, eu vi que os municípios da região dos Cocais vão ter um final de semana de convenções. E esta festa cívica promete muitas surpresas. No entanto, o que vai despertar mais espanto serão as ações de alguns candidatos a vereador após tiverem seus nomes registrados oficialmente no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Liberal até onde?
Meninos, eu vi que um partido político de uma cidade dos Cocais está deixando os afiliados, apoiadores e pré-candidatos a vereador zonzos, zonzos. A região para definir que rumo tomar foi marcada diversas vezes e nada foi definido. Vai ter mais uma reunião dos partidários. Uma sugestão é colocar as sugestões de qual rumo o partido deva tomar em folhas de papel e fazer um sorteio.
Pergunta do dia
O ex-prefeito Biné Figueiredo pode ou não pode ser disputar a Prefeitura de Codó?