Na última semana o sistema FAEMA/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais (SINCODÓ), capacitou e formou mais uma turma. Desta vez o curso ministrado foi sobre Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo, com duração de 40 horas. Os participantes do curso foram orientados sobre a importância do Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo para o fortalecimento econômico e social da população e como estratégia de crescimento profissional.
Além de abordar as legislações específicas do Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo, o curso tratou de temas como Cidadania, Desenvolvimento social e Econômico Rural, Empreendedorismo e Noções de Gestão. Todo o conteúdo do curso é direcionado para a força das associações e das cooperativas que investem em capacitações, para que a população possa ter acesso as informações necessárias para o desenvolvimento socioeconômico.
De acordo com a coordenação do curso, através de atitudes proativas de pessoas que se unem em prol de um mesmo objetivo, no caso das Associações e Cooperativas, pequenos grupos se fortalecem e juntos alcançam o sonhado crescimento. “O curso Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo Rural tem como objetivo reconhecer o histórico e a importância deste tema para o desenvolvimento social econômico no meio rural, bem como, estimular a cooperação como elemento de transformação sociocultural no agronegócio”, disse o mobilizador dos Cursos do FAEMA/SENAR/SINCODO, Elias Araújo.
“Muito importante a solicitação do curso de Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo, fica evidente que para o sucesso de qualquer atividade em grupos, ter conhecimento das três modalidades é muito importante. A participação e o interesse dos envolvidos em querer aprender foi muito importante para o sucesso do curso”, concluiu Iedo Barros, presidente do SINCODÓ.
Fonte: Ascom