Codó: Caminhada marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Na manhã desta terça-feira (02), o município de Codó se uniu à campanha mundial de conscientização do autismo com uma série de atividades. A caminhada “Valorize as Capacidades, Respeite os Limites” reuniu centenas de pessoas, incluindo autoridades como o prefeito Dr. Zé Francisco, alunos de escolas públicas, membros de instituições de apoio e, claro, pessoas com autismo e seus familiares.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as Secretarias de Educação e Assistência Social, além de entidades como a APAE Codó, Pestalozzi e Lala Ramos. O objetivo foi promover a inclusão social e o respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de divulgar os serviços disponíveis para este público.

O Prefeito Dr. Zé Francisco prestigiou o evento e destacou a importância da mobilização da sociedade para a causa. “O autismo não define uma pessoa, mas sim faz parte dela. É preciso que todos entendam as necessidades e os desafios das pessoas com TEA para que possamos construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, visa conscientizar a sociedade sobre o transtorno e seus impactos na vida das pessoas. O autismo é um transtorno do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação e o comportamento, podendo se manifestar de diversas formas e com diferentes graus de severidade.

Sinais de alerta

Alguns sinais que podem indicar autismo em crianças pequenas incluem:
* Atraso no desenvolvimento da linguagem;
* Dificuldade em interagir com outras crianças;
* Comportamentos repetitivos;
* Sensibilidade a sons, luzes ou texturas;
* Dificuldade em compreender expressões faciais e linguagem corporal.
Se você notar qualquer um desses sinais em seu filho, é importante buscar orientação profissional para um diagnóstico precoce e tratamento adequado.

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó

Deixe um comentário