SINCODÓ e FAEMA/SENAR realiza curso de produção de embutidos e defumados

A cidade de Coemdó tem se destacado como um importante polo de capacitação para produtores rurais e trabalhadores ligados ao agronegócio, graças à uma importante parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ). Na última quinta-feira (31) foi realizado o inédito e tão aguardado Curso de Transformação de Produtos de Origem Animal – Embutidos e Defumados, voltado para capacitar produtores e trabalhadores rurais interessados em agregar valor aos seus produtos.

O curso, realizado pelo Sistema FAEMA/SENAR e SINCODÓ, em parceria com o Rotary Clube do município, foi uma grande oportunidade para os participantes ampliarem suas habilidades e adquirirem técnicas específicas para a produção de embutidos e defumados, como linguiças, salames, cortes de suíno, bovino, frango, pescado, entre outros derivados. Ministrado por instrutores especializados do SENAR, o treinamento abordou desde as práticas de higiene e manipulação dos produtos até as técnicas de defumação e tempero, proporcionando uma formação completa e qualificada.

“O curso de Transformação de Produtos de Origem Animal, Embutidos e defumados é inédito em Codó e é mais uma conquista para os produtores e trabalhadores do nosso município. Que aprenderam as técnicas para agregar mais valor aos seus produtos, contando com ótimos instrutores, matérias e estrutura para preparar vários tipos de cortes defumados e grande variedade de embutidos. Mais uma iniciativa que vem a somar em nosso extenso programa de cursos. Parabéns a todos”, disse Elias Araújo, mobilizador de cursos FAEMA/SENAR em Codó.

“Essa importante parceria com o Faema/Senar e Sincodó já é antiga e sempre produziu muito aprendizado e oportunidades de negócios e crescimento para produtores e trabalhadores do campo. Este curso, inédito em Codó, está sendo um dos melhores que já realizamos aqui, pois temos uma equipe muito capacitada e alunos com desempenho muito bom, muito proveitoso, determinados a aprender e empreender” comentou Gorete Silva, presidente do Rotary Clube de Codó.

Além do aprendizado técnico, os participantes tiveram a chance de desenvolver competências que permitem aumentar o valor agregado dos produtos, possibilitando a venda direta para consumidores e mercados locais. Dessa forma, a iniciativa não apenas fortalece a produção rural de Codó, mas também contribui para a economia local, estimulando a produção artesanal e incentivando novos empreendedores no setor. Ao fim do curso, foi realizado um menu degustação, um almoço de confraternização e um sorteio de produtos, com as iguarias produzidas pelos próprios alunos.
“Foi um curso com cargo-horária de 32 horas e maravilhoso de ministrar, onde abordamos tanto o processamento de embutidos como de produtos defumados. Na linha dos embutidos foi produzido linguiças tipo calabresa, toscana, salames e embutidos onde os alunos puderam brincar com suas criatividades. Assim surgiu a linguiça tipo Codó. E nos defumados, foram feitos bacon, lombo canadense, costela suína defumada, peixe defumado, frango defumado, dentre outras receitas. Produtos que irão agora oferecer aos seus clientes”, explicou a instrutora Tayane Duarte

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Iedo Barros, o Sistema FAEMA/SENAR e o SINCODÓ seguem comprometidos em oferecer capacitações que impulsionem o desenvolvimento rural e a geração de renda, colaborando para o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização dos produtos regionais. “Este foi um curso inédito, do qual eu tive a satisfação de participar também como aluno. Cursos como esse são essenciais para que os produtores codoenses possam conquistar novos mercados e aprimorar a qualidade de seus produtos, sempre com foco na sustentabilidade e na inovação. Com essa iniciativa, Codó reafirma sua posição como um centro de excelência na formação de produtores rurais, levando conhecimento e oportunidades de crescimento para a população local”, concluiu o presidente.

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário