Meninos, eu vi vereadores querendo “bichim” e Landrace pedindo perdão

Por Mundico Guima

Sabaticamente

Meninos, eu vi que a coluna por mim assinada ficou muito tempo sem ser atualizada. Peço desculpas ao pequenez número de leitores. Estava em período sabático. Precisava descansar, reconectar comigo mesmo e revitalizar a mente.

“Bichim” oficial

Meninos, eu vi que 15 vereadores e um suplente de um município as margens do rio Itapecuru, na última eleição para governador, apoiaram e pediram votos para o candidato e hoje governador Carlos Brandão. Com a vitória, eles procuraram saber do “agrado” que iriam ter. Pediram muitas vantagens. Mensalmente, um parente consanguíneo do governador dava mil reais para cada parlamentar.

“Bichim” atrasou

O “faz me rir” do governo atrasou dois meses. Os vereadores ameaçaram rebelião total. Foram chamados para um canto, conversaram com o parente de sangue do governador e ficaram calados.

“Bichim” continua?

A preocupação dos vereadores reeleitos agora é se o homem careca vai continuar dando mil reais em 2025. Tem vereador que iniciou conversa com os representantes do governo. Eles não querem perder as dez notas de cem reais.

Curiosidade

Prezados webleitores, estou querem saber por que somente agora os vereadores de Codó querem afastar o prefeito Zé Francisco do cargo? Tenho algumas perguntas a fazer.

Primeira pergunta

Por que os vereadores do município de Codó não tomaram a decisão de afastar o prefeito Zé Francisco do cargo bem antes. O próprio presidente da Câmara, vereador Antonio Luz, declarou que a juíza da 1° Vara da Comarca de Codó Dra. Elaile Silva Carvalho, encaminhou nove pedidos de afastamento de Zé Francisco do Cargo?

Segunda pergunta

Se haviam inúmeras irregularidades apresentadas pela Justiça por que os vereadores de Codó não colocaram os pedidos em votação para o afastamento de Zé Francisco da cadeira de prefeito de Codó?

Terceira pergunta

Os documentos apresentados pela juíza da 1ª Vara da Comarca de Codó Dra. Elaile Silva Carvalho eram difíceis de serem interpretados? Se foi isso, a assessoria jurídica do Legislativo codoense não teve capacidade de esclarecer as questões?

Quarta pergunta

Qual representante da Câmara Municipal de Codó pode responder essas perguntas?

Olho de Águia

Meninos, eu vi funcionários da prefeitura de uma cidade da região dos Cocoais reclamando de atraso nos salários. No hospital público e nas Unidades Básicas de Saúde (UBBs) a população reclamava de problema no atendimento médico, falta de medicamentos e material para os profissionais trabalharem. Os vereadores não viram isso.

Venda no olho

Os vereadores não viram também a escuridão das ruas, o lixo espalhado na cidade, a falta de merenda nas escolas, inexistência de transporte escolar e a falta de respeito com o cidadão. Agora, faltando cerca de 20 dias acham que afastando o prefeito resolvem a situação critica do município. É brincadeira!

Bestseller

Editora nacional lança no primeiro semestre de 2025 livro que promete ser bem vendido. A obra mostra como um prefeito administra o município com sucesso. O livro mostra gestão de um prefeito da região dos Cocais. O detalhe é que orienta o leitor a fazer tudo ao contrário do que o gestor municipal fez no período de 2021 a 2024. O nome do livro é “faça como o Zeza, ao contrário”.

Guilhotina

Meninos, eu vi que está marcada para segunda-feira (9) sessão na Câmara de Codó para votar a proposta de afastamento do prefeito Zé Francisco. Todos querem saber qual vai ser o capítulo final dessa novela mexicana. A guilhotina está amolada ou não corta nem uma folha de papel?

Óinc manso

Meninos, eu vi o Landrace parar de grunhir. O barrão foi pedir a benção. Tirou até foto. Ele notou que os grunhidos não resolveriam nada. Recolheu a sua insignificância.

Xará Perde novamente

Meninos, eu vi que o Raimundo Filho mesmo perdendo a maioria dos processos que inventa levar para a Justiça não se toca. O viciado em Fenobarbital tanto apanha como batem nele no Fórum da cidade.

Parabéns

Nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, o meu colega jornalista Marcelo Rocha comemorou o aniversário. Ele ganhou de presente o nascimento do primeiro neto e foi presenteado também pelo Ministério Público e o Poder Judiciário maranhenses.

Frase da Coluna

“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.”

                                                                                              Nicolau Maquiavel

 

Deixe um comentário