Em seu discurso na tribuna da Câmara Municipal de Codó, durante a 5ª Sessão Ordinária do ano, a vereadora Leda Torres dedicou seu tempo para falar de questões relacionadas a saúde, a segurança e a garantia dos direitos das mulheres. A edil iniciou destacando as homenagens e atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher realizadas em Codó.
“Sabemos que em março comemoramos não só o Dia Internacional, mas também o mês das mulheres. Por isso dedico minhas homenagens as nossas mães, filhas, esposas, as donas de casa, quebradeiras de coco, domésticas, professoras, médicas, enfermeiras, políticas! Enfim, para todas as mulheres que ocupam todas as profissões e setores da nossa sociedade. Tive a grande satisfação de participar das ações na Campanha de Prevenção do Câncer do Colo do Útero: o Mês Lilás, onde continuamos apoiando esta causa e preconizando a importância dos cuidados com a saúde das nossas mulheres”, comentou.
Violência contra a mulher e feminicídios
A parlamentar também fez questão de registrar seu repúdio e indignação sobre o caso da influenciadora Adriana Rosa de Oliveira, mãe de 27 anos, que foi brutalmente assassinada no último sábado, dia15, na cidade de Santa Luzia do Maranhão. Leda Torres também pontuou sobre a triste realidades dos altos números de feminicídios e da escalada da violência contra as mulheres no Brasil e no estado do Maranhão.
“Esta é uma triste realidade que as mulheres sofrem todos os dias no Brasil. Segundo estudo, a cada 24 horas, ao menos 13 mulheres foram vítimas de violência em 2024. Em nove Estados, ao todo foram registradas 4.181 mulheres vitimadas, representando um aumento de 12,4% em relação a 2023. No maranhão, em 2024, houve um aumento de 36% de feminicídios em comparação ao ano anterior. 68 mulheres foram mortas em todo Estado. Tivemos um aumento alarmante de 87,1% nas violências contra mulheres. A cada 54 horas é registrado um caso de violência contra a mulher no Estado do Maranhão”, explicou a vereadora.
Políticas públicas para proteção e garantias de direitos da mulher
Sempre atenta, compromissada e diligente na luta contra a violência e pela garantia dos direitos das mulheres, a vereadora Leda Torres lembrou e cobrou aos seus pares sobre os projetos levados por ela à Câmara, como o da Procuradoria Especial da mulher na Câmara Municipal de Codó, apresentada no ano de 2022, e o da implantação da Casa da Mulher Maranhense, e da Patrulha Maria da Penha. Todos com objetivo de ampliar os espaços das mulheres e no combate à violência de gênero.
“Há quase dois anos apresentei um projeto nesta casa, sobre a Procuradoria da Mulher, aqui na Câmara. E por motivos que desconheço foi pedido vista, foi para discussão, mas continua engavetado. E também continuamos na luta pela Casa da Mulher Maranhense. Em 2022 estivemos em São Luís, buscando apoio para esses projetos, com a amiga e secretária de Estado da Mulher, Célia Salazar, com a Secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Costa. E a nossa luta continua”, concluiu a parlamentar.
Fonte: Ascom