Campanhas educativas e preventivas, a conscientização para o uso de capacete e outros assuntos relacionados aos persistentes problemas no trânsito de Codó estiveram na pauta dos vereadores durante a 8ª Sessão da Câmara Municipal.
“Um importante debate na Câmara, sobre o uso do capacete, um projeto trazido a tribuna da Casa, pelo vereador Araújo, sobre as questões das motos, com os chamados cadrões, precisamos procurar saber se essas motos estão realmente adaptadas conforme o Imetro libera, para que a gente possa ter a tranquilidade do nosso povo de Codó, dos nossos jovens, dos nossos autistas. E o uso do capacete, que além de ser importante para a saúde do condutor ou do passageiro, vale lembrar que também pode salvar a vida”, pontuou o vereador Valber Cabral.
Na oportunidade, foi aprovado o Projeto de Lei número 03/2025, de autoria do Legislativo, que dispõe sobre a proibição de ruídos excessivos emitidos por escapamentos de motocicletas e outros veículos similares.
“Hoje aprovamos um Projeto de Lei, onde vamos tentar, de todas as formas, coibir o uso das motos com excesso de ruídos, que perturbam a tranquilidade dos codoenses. Um número bem pequeno de pessoas utiliza as motos para, de maneira absurda, fazer com que seus veículos tenham uma barulheira sem fim, prejudicando os idosos, prejudicando os hospitais, prejudicando as pessoas que têm algum problema, como os autistas, e não podemos permitir que isso aconteça. Já basta as pessoas não quererem usar o capacete, que é uma lei federal. E quem tem moto tem que usar capacete”, afirmou vereador Araújo Neto.
Para o presidente da Câmara, vereador Roberto Cobel, os debates e aprovação da Lei são avanços para mudar a realidade do trânsito de Codó. “Esse barulho dessas descargas inadequadas atrapalha quem está dormindo, incomoda crianças, idosos, enfermos. O uso de capacete é preservar a vida, é segurança pro próprio motoqueiro. Precisa que a população entenda isso. Isso é para o bem de todos que usam moto e capacete. Quantas pessoas já perderam a vida por falta de uso de um capacete?”, concluiu o presidente.
Fonte: Blog do Acélio