Professores iniciam mestrado na UFMA

A educação de Codó celebrou, nesta segunda-feira (24), um marco importante para a valorização e a qualificação dos profissionais da rede pública municipal. Foi realizada a Aula Inaugural da Turma Especial do Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (PPEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ofertado por meio de uma parceria entre a instituição e a Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI).

A cerimônia ocorreu no auditório do Centro de Ciências da UFMA/Codó e reuniu autoridades, gestores e educadores. Estiveram presentes o prefeito Chiquinho FC (PT), o secretário municipal de Educação Ricardo Torres, o deputado estadual Francisco Nagib (PSB), o diretor do Centro de Ciências de Codó, Prof. Dr. Arlane Vieira, além de coordenadores, diretores e os professores da rede municipal aprovados no processo seletivo.

Coordenado pelos professores Dra. Cristiane Dias e Dr. José Carlos Aragão, o programa tem como objetivo fortalecer a formação continuada dos docentes da educação básica, promovendo a qualificação profissional alinhada às políticas públicas de valorização e avanço pedagógico. A turma especial tem duração de 24 meses e oferta 30 vagas, sendo 27 destinadas a professores efetivos e 3 a docentes contratados, ampliando o acesso à formação stricto sensu dentro da rede municipal.

Durante o evento, o prefeito Chiquinho FC ressaltou a importância do investimento na formação docente para o avanço da educação local.

“Estamos investindo nos nossos professores para que possamos melhorar a educação do nosso município. Este convênio da UFMA com a Prefeitura significa que estamos no caminho certo, garantindo condições para que nossos professores avancem na formação acadêmica, ampliem seus conhecimentos e contribuam ainda mais para a qualidade do ensino em Codó.”

O secretário de Educação, Ricardo Torres, destacou o impacto histórico da iniciativa, especialmente no que se refere à ampliação do número de mestres na rede municipal.

“Esse investimento da gestão com o magistério representa um marco histórico na educação de Codó. Em 15 anos, tivemos apenas 26 mestres no quadro efetivo. Através dessa iniciativa do prefeito Chiquinho FC, nós vamos dobrar esse quantitativo com a formação de 27 novos mestres, além da oportunidade de formação para professores contratados, que foi uma inovação da gestão como forma de valorização do professor do quadro temporário.”

Com essa ação, a Prefeitura de Codó reforça seu compromisso com o desenvolvimento profissional dos educadores e com o fortalecimento da qualidade do ensino no município. O início do mestrado representa um passo significativo rumo a uma educação mais qualificada, valorizada e alinhada às necessidades da comunidade escolar.

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó

Deixe um comentário