A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura, realizará nesta segunda-feira (12), a Festa dos Pretos.
O evento é uma celebração em alusão à abolição da escravatura, que foi oficializada em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel. Essa lei decretou o fim da escravidão em todo o território brasileiro, libertando cerca de 700 mil escravos.
A abolição da escravidão foi o resultado de um longo processo de luta e resistência, que contou com a participação de abolicionistas, escravos e outros grupos sociais. A Lei Áurea foi um marco na história do Brasil, representando o fim formal da escravidão, mas a situação da população negra após a abolição foi complexa, com a persistência de desigualdades sociais e econômicas.
A Festa dos Pretos celebra a cultura, a ancestralidade e a força do povo negro. Serão realizados dois dias de programação cultural com música, dança, tambor de crioula, radiola
de Reggae, roda de Samba e diversas tradições Afro-Brasileiras.
A festa de abertura da programação será realizada nesta segunda-feira (12), na Casa do Folclore Izabel Cafeteira, localizada na Rua Fernando Carvalho S/N, em frente ao Centro Operário, bairro Centro.



Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó
