15 de agosto é Dia D em combate à Leishmaniose

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ações em alusão à Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose. A data foi criada pelo Governo Federal, a partir da Lei nº 12.604/2012, e é celebrada anualmente na semana em que se inclui o dia 10 de agosto.

A Leishmaniose é uma das seis doenças tropicais de maior relevância mundial e ocupa o segundo lugar, depois da malária, entre as infecções por protozoários que acometem os seres humanos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A doença é transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar o animal, introduz o protozoário Leishmania chagasi. O cão doméstico pode ser hospedeiro do parasita. A doença pode ser cutânea (caracterizada por feridas na pele) ou visceral (que ataca vários órgãos internos). Tem evolução crônica e, se não tratada, pode levar à morte em até 90% dos casos.

O objetivo da campanha é realizar ações preventivas para evitar a proliferação do vetor transmissor da doença, promovendo estratégias para sensibilizar a população por meio de palestras educativas sobre os riscos da doença e a responsabilidade individual de cada cidadão na eliminação dos focos do vetor.

Em Codó, foram contabilizados 10 casos em 2020, 3 casos em 2021, 3 casos em 2022 e 9 casos em 2023. Diante do quantitativo de casos de Leishmaniose Visceral humana registrado, a Secretaria Municipal de Saúde planejou ações efetivas de controle da doença, principalmente nos bairros com maior incidência, visando a prevenção e detecção precoce, bem como a eliminação de possíveis focos.

As atividades da Semana Nacional de Combate à Leishmaniose consistirão em:
• Orientações à comunidade em geral, através de palestras educativas a serem realizadas nas associações de bairros, escolas e Universidades.
• Visitas domiciliares, nos bairros de maior incidência do vetor.
• Dia “D” de combate as leishmanioses. A ação será realizada no dia 15 de agosto, de 07h às 13h, na Capela de São João (Residencial da Trizidela ao lado da UBS Pedro Celestino). Na ocasião serão realizadas as seguintes ações: Vacinação antirrábica; Teste rápido para leishmaniose canina; Consulta com médico veterinário; Orientações sobre os cuidados adequados com cães domésticos e Exposição de exemplares de espécimes de vetores.

 

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó

Deixe um comentário